As línguas de sinais são produzidas por movimentos das mãos, do corpo e expressões faciais em um espaço a frente do corpo, chamado de espaço de sinalização. A percepção (recepção) da sinalização ocorre pela visão, razão pela qual as línguas de sinais são chamadas de:
Nas línguas orais, existem as estruturas mínimas denominadas de palavras e nas línguas de sinais também existem os itens lexicais, que recebem o nome de:
A alternativa que melhor apresenta o conceito de ouvintismo é a:
A lei nº 10.436/02 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras em seu artigo 1º afirma que:
O Transtorno do Espectro Autista é um novo transtorno do DSM-5 que engloba o Transtorno Autista (autismo), o Transtorno de Asperger, o Transtorno Desintegrativo da Infância, o Transtorno de Rett e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação do DSM-IV. Ele é caracterizado por déficits em dois domínios centrais, na:
A problemática encontrada na educação de surdos brasileira são as diferentes ideologias escolares: escola especial, escola inclusiva e escola regular. A primeira adota o Português como língua principal, apesar da Língua de Sinais ser utilizada, a falta de conhecimento e limitação por parte do professor torna a escola fraca do ponto de vista Bilíngue. As escolas inclusivas em que o modelo do aluno surdo são professores e intérpretes sem qualificação profissional, fazem do processo educativo algo sem credibilidade. E por último, a escola regular que tem na Língua Portuguesa a única forma de:
Para a garantia do direito à Educação Básica e, especificamente, à Educação Profissional , preconizado no inciso IV, alínea a, do artigo 3° da Lei n° 12.764/2012, os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular, assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da Educação Especial, dentre os quais: o Atendimento Educacional Especializado complementar e o:
Analise as afirmativas abaixo a respeito das salas de recursos multifuncionais:
I) As salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular.
II) As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços da escola onde se realiza o atendimento educacional especializado para os alunos com necessidades educacionais especiais, por meio de desenvolvimento de estratégias de aprendizagem centradas em um novo fazer pedagógico que favoreçam a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar.
III) AS Salas de Recursos Multifuncionais são espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Atende os alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE no contra turno escolar. A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e de especialização.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA que condiz com um princípio fundamental do intérprete de Libras baseado no Código de Ética do Intérprete de Libras:
Estudos mais recentes sobre o autismo ampliam a sua definição e os seus níveis de manifestações. Trabalhos realizados por M. Rutter e D. Cohen nos finais dos anos 60 traduzem o autismo como um transtorno do desenvolvimento. Com base nesses estudos, entende-se como Transtorno Global do Desenvolvimento não apenas o autismo, mas diferentes transtornos que afetam as funções do desenvolvimento das pessoas. A saber: I. Autismo; II. Síndrome de Rett; III. Transtorno ou Síndrome de Asperger; IV. Transtorno Desintegrativo da Infância; V. Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação A esse respeito são considerados Transtorno Global do Desenvolvimento:
Assinale a alternativa incorreta. O financiamento da matrícula no AEE é condicionado à matrícula no ensino regular da rede pública, conforme registro no Censo Escolar/MEC/INEP do ano anterior, sendo contemplada:
A educação especial, de acordo com a LDBEN, n° 9394/96, em seu artigo 58, é uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Para garantir a inclusão, de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012), várias ações são necessárias, entre elas: atendimento educacional especializado, articulação ao atendimento das necessidades educacionais, orientações às escolas, formações e parcerias intersetoriais. Em relação à educação especial, relacione as co-lunas indicando a seguir a sequência correta:
A sequência correta é:
O processo de aquisição de linguagem das crianças surdas envolve alguns estágios, que são: ( ) Período Pré-linguístico. ( ) Estágio de um Sinal. ( ) Estágio das Primeiras Combinações. ( ) Estágio de Múltiplas Combinações. Classifique V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
No Brasil, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação _____________________, estamos considerando o direito do educando à ________________________. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a ______________________________."