No que se refere à língua brasileira de sinais (LIBRAS), assinale a alternativa correta:
As crianças com deficiência visual geralmente adquirem seu conhecimento por meio de experiências que não incluem o uso da visão. Dessa forma, é preciso que lhes sejam oferecidas oportunidades para desenvolver os sentidos remanescentes como, por exemplo:
Assinale a alternativa que apresenta um direito assegurado por lei ao público-alvo da educação especial:
Acerca do conceito de necessidades educacionais, pode-se afirmar que:
A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a alternativa que apresenta a principal finalidade do ensino do português escrito ao aluno surdo:
Sobre o ensino em Libras e o ensino de Libras, momentos didático-pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado, marque a alternativa INCORRETA.
Em relação aos alunos com Deficiência Intelectual que têm perdas parciais ou totais dos sentidos de distância, ou seja, audição e visão, e fazem com que a informação do meio lhe venha entrecortada e algumas vezes sem nexo. Assim, há a necessidade de uma pessoa para mediar e trazer essas informações de maneira integral e coerente se torna imprescindível. Durante o processo de comunicação, o professor ou outro interlocutor tem a função de:
Uma das características dos alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) é o apego a rotinas e rituais. Assim, no decorrer dos primeiros dias, é fundamental que o professor tenha em mente que: I. O cotidiano escolar possui rituais que se repetem diariamente. A organização da entrada dos alunos, do deslocamento nos diversos espaços, das rotinas em sala de aula, do recreio, da organização da turma para a oferta da merenda, das aulas em espaços diferenciados na escola, da saída ao final das aulas e outros, são exemplos de rituais que se repetem e que favorecem a apropriação da experiência escolar para a criança com TGD. II. É importante, na tentativa de acolhimento dessa criança, não proporcionar a ela vivências que não farão parte da sua rotina no futuro. III. A inflexibilidade e o apego a rotinas poderão levar a criança a estabelecer rotinas inadequadas no interior da escola, que causarão dificuldades posteriores para os profissionais e para a própria criança quando forem reformuladas. Acerca dos itens acima, marque a alternativa correta.
A letra feia e ilegível, vista muitas vezes como resultado da falta de capricho, pode indicar um distúrbio de aprendizagem chamado disgrafia. A criança com disgrafia apresenta uma escrita desviante em relação à norma/padrão, isto é, uma “caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas”. Quando a criança não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, palavras e frases, ela apresenta:
Assinale a alternativa que representa a datilologia abaixo.
São atribuições do tradutor e intérprete conforme a LEI Nº 12.319/2010, que Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, EXCETO:
Assinale a alternativa que nomeia corretamente a conferencista norte-americana que, com menos de dois anos de idade, ficou surdocega devido a uma febre intensa, redigiu uma autobiografia (“A história de minha vida") e se formou em filosofia, tratando-se, hoje, de uma importante personagem da história dos surdos.
O sinal escrito em SignWriting precisa ser o mais claro possível. Alguns elementos precisam constituir um signo escrito (palavra). Quais são os parâmetros mais difíceis de registrar em SignWriting porque podem variar mais?
A profissão de Tradutor Intérprete surge a partir do momento em que dois grupos com línguas diferentes não se compreendem, necessitando então de alguém que faça parte dos dois mundos linguísticos para fazer a mediação, a tradução e interpretação para ambas as partes. É alguém dotado de um grande saber cognitivo-linguístico com pleno domínio das línguas a serem traduzidas, em seus aspectos:
É aquele que atua como profissional intérprete de Língua de Sinais nas instituições de ensino, sendo a área de interpretação mais requisitada atualmente. Tal papel diz respeito ao intérprete: