Quadros e Pimenta (2008) afirmam que, muitas vezes, os substantivos e os verbos são confundidos, pois, quando ocorre o processo de derivação de substantivos em verbos apenas um parâmetro linguístico os diferencia. Qual é esse parâmetro?
Sobre o Decreto 5.626, de 2005, é correto afirmar, EXCETO:
O profissional tradutor-intérprete da Língua Brasileira de Sinais deve exercer sua função de forma ética para que, assim, os indivíduos Surdos desenvolvam a cidadania pelo ato interpretativo próprio. Complementando o argumento, Rosa (2003) diz que:
“Não cabe ao intérprete selecionar qual informação é importante para a comunidade surda, que deve e pode fazer isso por si própria. A supressão ou adição de informações é muito prejudicial à comunidade surda, pois fará com que esta continue à margem da sociedade, sem conhecer seus direitos e deveres". (p. 242).
A Lei nº 12.319/10 lista seis valores éticos inerentes à profissão do tradutor-intérprete, concluindo-se que o item III “pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir" concorda com o trecho destacado acima. De acordo com Quadros (2004), no ato da tradução/interpretação entende-se como fidelidade:
Silva (2001) ao analisar a escrita de estudantes Surdos e como se dá a construção de sentidos, no que cerne a interferência da sintaxe da Libras na Língua Portuguesa escrita, conclui que, na maioria das vezes, ocorre(m):
I. não correspondência direta entre itens lexicais das duas línguas;
II. falta de oportunidades para vivenciar exercícios que permitam que os surdos se apropriem da estrutura da Língua Portuguesa escrita, marcada por sujeito, verbo e objeto;
III. estruturas lexicais diferentes, visto na demanda de duas ou mais palavras em português que em libras podem vir expressas em apenas um sinal;
IV. limitações do código escrito que trazem dificuldades porque não recobrem a riqueza de elementos prosódicos da Libras.
Assinale somente as alternativas CORRETAS:
De acordo com Quadros (2004, p. 13), a história do profissional tradutor e intérprete de língua de sinais “se deu a partir de atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividade laboral na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania”. É correto afirmar o seguinte:
Acerca do Atendimento Educacional Especializado em Libras na Escola Comum, marque V para verdadeiro e F para falso: ( )O planejamento do Atendimento Educacional Especializado é elaborado e desenvolvido conjuntamente pelos professores que ministram aulas em Libras, professor de classe comum e professor de Língua Portuguesa para pessoas com surdez. ( )Esse atendimento se constitui como um dos momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos na escola comum. O atendimento ocorre diariamente, preferencialmente em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. ( )O professor deve focalizar a observação nos seguintes aspectos: sociabilidade, cognição, linguagem (oral, escrita, visoespacial), afetividade, motricidade, aptidões, interesses, habilidades e talentos. ( )O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua Portuguesa e da Libras. ( )Os professores devem selecionar e elaborar os recursos didáticos para o Atendimento Educacional Especializado em Libras e em Língua Portuguesa, respeitando as diferenças entre os alunos com surdez e os momentos didático -pedagógicos em que serão utilizados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento.
Os alunos com baixa visão necessitam de recursos de acessibilidade que amplie o campo de visão. Acerca destes recursos, marque verdadeiro ou falso 1- Auxílios ópticos são lentes ou recursos que possibilitam a ampliação de imagem e a visualização de objetos, favorecendo o uso da visão residual para longe e para perto. 2- Apenas a ampliação de um texto não é suficiente para assegurar um desempenho visual eficiente 3- Os auxílios não-ópticos referem-se às mudanças relacionadas ao ambiente, ao mobiliário, à iluminação e aos recursos para leitura e para escrita, como contrastes e ampliações, usados de modo complementar ou não aos auxílios ópticos, com a finalidade de melhorar o funcionamento visual. 4- Livros, jogos, baralhos, agendas, dial telefônico, entre outros objetos com tipos ampliados, podem ser confeccionados pelo professor ou adquiridos. 5- Mesa mais alta do que o convencional, pranchetas inclinadas ou mesmo uma pilha de livros podem ser usados para melhor aproximação e visualização do material, porque favorecem a postura inadequada para leitura e escrita.
No início do ano letivo, a professora Joana percebeu que todas as vezes que ia escrever no quadro, o aluno Pedro sentia-se incomodado com a iluminação da sala de aula, pedindo sempre para fechar as cortinas e apagar a luz. Logo detectou que o aluno trocava as palavras, perdia as linhas no texto, apresentava desconforto nos olhos e, quando indagado o porquê não gostava de ler, dizia que sentia tonturas e náuseas. A professora relatou ao Coordenador Pedagógico todas as observações que fez durante o primeiro mês de aula e a sua impotência e desânimo com o aluno Pedro. O Coordenador Pedagógico conhecedor das dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, logo identificou que tratava-se da:
No alfabeto manual a língua escrita serve de base para as palavras serem digitadas através das mãos. A datilologia é utilizada para soletrar nomes de pessoas, ruas, objetos ou palavras que não possuam sinais. Analise a imagem abaixo e assinale a alternativa correspondente.
A deficiência auditiva, também conhecida como hipoacusia ou surdez, caracteriza a perda ou redução, parcial ou total, da habilidade de detectar sons. Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente.
( )Deficiência auditiva leve - Em média o som mais suave gira em torno de 25a 40 dB (decibéis). Pessoas que sofrem de perda leve de audição tem certa dificuldade de manter um diálogo, especialmente em ambientes barulhentos.
( )Deficiência auditiva moderada - Em média o som mais suave experimentado por uma pessoa gira em torno de 40 a70 dB (decibéis). Pessoas que sofrem de perda de audição moderada têm dificuldade de manter um diálogo sem o uso de aparelho auditivo.
( )Deficiência auditiva severa - Em média o som mais suave experimentado por uma pessoa gira em torno de 70 a 95 dB (decibéis). Vítimas de perda auditiva profunda podem ser beneficiadas,consideravelmente, com o uso de aparelho auditivo. Essas pessoas contam, frequentemente, com ajuda de leitura labial , mesmo quando estão usando aparelho auditivo e algumas também fazem uso de língua de sinais ou linguagem gestual.
( )Deficiência auditiva profunda- Em média, os sons mais suaves escutados por pessoas com boa audição são os de 70 dB (decibéis) ou mais. Pessoas que sofrem de perda auditiva profunda têm dificuldade de ouvir e confiam, na maioria das vezes no uso de aparelho auditivo.
A formação profissional do tradutor e intérprete de Líbras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de, EXCETO:
Educação e saúde estabelecem uma relação a ser considerada, especialmente na Educação Infantil, pois as crianças pequenas são um grupo etário suscetível a vários riscos e doenças que podem ser prevenidos e controlados, garantindo assim a integridade infantil. A garantia do direito da criança a uma educação para a saúde considera a descrição da alternativa:
No processo de interpretação são destacadas algumas competências de um profissional tradutor-intérprete. Assinale a alternativa CORRETA sobre competência metodológica:
Como se sabe, a deficiência auditiva caracteriza-se pela perda total ou parcial da audição de forma congênita ou adquirida. No que se refere ao trabalho do professor junto a alunos com esse tipo de deficiência, assinale a alternativa que apresenta exclusivamente materiais pedagógicos adaptados:
Como se sabe, as salas multimeios são espaços nas escolas que oferecem serviços, estratégias e recursos com base na Tecnologia Assistiva, a fim de possibilitar a participação dos alunos nas atividades escolares. Sobre o tema, assinale a alternativa correta: