Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação _____________________, estamos considerando o direito do educando à ________________________. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a ______________________________."
O plano do Atendimento Educacional Especializado – AEE, segundo a Resolução 04/09, deverá:
Em casos de Atendimento Educacional Especializado em ambiente hospitalar ou domiciliar:
O Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue - Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, destaca que a escolarização do surdo precisa ser revista na sua política de base, defendendo uma Educação Bilíngue de Surdos.
Com referência às metas da educação bilíngue em que há necessidade do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, assinale a afirmativa correta.
Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se:
Marques e Oliveira (2008) argumentam, à luz dos estudos fenomenológicos, que a constituição do ser intérprete na relação com a comunidade surda envolve mais do que a aquisição da língua de sinais e o domínio da ação de interpretar. A constituição do ser intérprete precisa considerar a experiência de
A fidelidade é um dos fundamentos que todo tradutor e intérprete de línguas deve discutir e entender. De acordo com Arrojo (1986) e Ronái (1987), a prática da fidelidade entre o texto de partida e o texto de chegada é impossível e irreal, pois
As demandas de atuação dos intérpretes de língua de sinais (ILS) se concentram em dois grandes âmbitos: na interpretação comunitária e na interpretação de conferência. Segundo Rodrigues (2012), configura-se interpretação comunitária aquela que se dá na esfera pública, com o intuito de facilitar a comunicação dos não falantes da língua oficial do país, e seu consequente acesso aos provedores de serviços. O intérprete comunitário atua em
As pesquisadoras Flávia Medeiros A. Machado e Heloísa Pedroso de M. Feltes (2015) afirmam ser um equívoco pensar que a substituição das palavras da língua portuguesa por sinais manuais em Libras é o suficiente para o desempenho do tradutor e intérprete de línguas de sinais e português (TILSP). Isso se deve ao fato de que os atos de traduzir e interpretar
Os autores José Ishac Brandão El Khouri, Bruno Gonçalves Carneiro e Aline da Cruz (2017) reconhecem a existência de mecanismos linguísticos para diferenciar as categorias dêiticas “próximo” e “distante” expressas pelos verbos indicadores na Libras. Para os pesquisadores, as noções de proximidade e de distanciamento dos referentes envolvidos no evento são manifestas
Na interpretação de direção Libras-Português, conhecida como interpretação “de voz", é importante diferenciar sinais nominais e sinais verbais. Segundo Hildomar J. Lima (2017), a categoria lexical “nomes" na Libras apresenta uma relevante característica semântica na constituição dos sinais-nomes, que é a
Sobre Cultura Surda, leia com atenção: Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. Essa é uma explicação presente no livro da autora:
A autora Strobel fala sobre os artefatos culturais, entre os quais explica: [...] que constitui os surdos como indivíduos que percebem o mundo através de seus olhos. Indique o artefato que corresponde a essa explicação:
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, “a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas." (MEC, 2005).
Assinale a alternativa que apresenta recursos do Atendimento Educacional Especializado.
Com relação ao trabalho pedagógico com os estudantes com surdez, é correto afirmar que: