Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 324 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre as pesquisas realizadas por especialistas na educação dos surdos e sobre os avanços na linguística podemos afirmar, EXCETO:

O Atendimento Educacional Especializado é realizado, prioritariamente, nos seguintes espaços:

O termo desenvolvimento motor diz respeito à interação existente entre o pensamento consciente e inconsciente e os movimentos efetuados pelos músculos, com o auxílio do sistema nervoso. Dessa maneira, estudar o desenvolvimento motor implica em compreender as transformações contínuas que ocorrem por meio da interação dos indivíduos entre si e com o meio em que vivem. O desenvolvimento motor está relacionado às áreas cognitiva e afetiva do comportamento humano, sendo influenciado por muitos fatores. Sobre estas influencias, assinale o que for CORRETO.

As Unidades de Ensino da Rede Municipal da Serra que possuem estudantes público-alvo da Educação Especial e que participam do AEE, recebem recursos duplos do:

A inclusão no ambiente escolar de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA), bem como de alunos com outras necessidades especiais é assegurada constitucionalmente.

NÃO é correto afirmar que, a criança autista apresenta:

Os recursos e serviços de Tecnologia Assistiva constitui um direito adquirido pelo cidadão. Maria, professora da 3ª série da rede municipal, ao receber um aluno surdo em sua sala, buscou valorizar todos os sinais expressivos do aluno e para uma comunicação rápida e eficiente utilizou o seguinte recurso:

O recurso de comunicação alternativa e aumentativa utilizado pela professora é:

De acordo com Rosita Edler, em seu livro Educação Inclusiva com os Pingos nos Is, o que é Paideia?

Acerca das atribuições do cargo de Professor de Educação Especial, analise as alternativas e assinale a resposta incorreta:

Conforme Felipe e Monteiro (2007), as línguas podem ter formas diferentes para apresentar os numerais quando utilizados como cardinais, ordinais, quantidade, medida, idade, dias da semana ou mês, horas e valores monetários. Sobre as formas de utilização dos numerais em Libras, analise as assertivas a seguir: I. Na Libras, é errada a utilização de uma única configuração das mãos para determinados numerais que têm configurações específicas, dependendo do contexto em que são utilizados, por exemplo: o numeral cardinal 1 (um) é diferente da quantidade 1 (um). II. Os números 22, 33 e 44 são articulados com a mão apontando para a frente do emissor. III. Os números ordinais do PRIMEIRO até o QUARTO têm movimentos para cima e para baixo, enquanto os números cardinais CINQUENTA E CINCO e NOVENTA E NOVE têm movimentos para os lados. Assinale a alternativa que indica a(s) assertiva(s) correta(s):

Sobre a Educação Especial na Lei 9394/96 preencha os parênteses com V para verdadeiro e F para falso:

( ) Entende por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.

( ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

( ) A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a quatro anos, durante a educação infantil.

( ) Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

A alternativa com preenchimento CORRETO é

Sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE) leia as questões a seguir e, em seguida, responda o que se pede.

I- A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional.

II- O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.

III- Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência. Caso o professor não a tenha, esta deverá ser realizada em serviço.

IV- O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE e prever a sua organização apenas no caso de a escola receber alunos que precisem dessa modalidade de ensino.

V- Serão contabilizados duplamente, no âmbito do FUNDEB, de acordo com o Decreto nº 6.571/2008, os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público que tiverem matrícula concomitante no AEE.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Karin Strobel afirma a importância do conhecimento histórico para a compreensão de processos de constantes transformações, que vivenciamos ao longo do tempo. Destaca que o povo surdo é um grupo de sujeitos surdos que tem costumes, histórias e tradições em comuns, construindo a concepção de mundo por meio da visão.

Relacione as três grandes fases da história de surdos às suas respectivas características.

(1) Revelação Cultural

(2) Isolamento Cultural

(3) Despertar Cultural

( ) inicia-se uma nova fase para o renascimento na aceitação da Língua de Sinais e Cultura Surda, a partir dos anos 1960.

( ) fase em que os povos surdos não tinham problemas com a educação, pois a maioria dos sujeitos surdos dominava a arte da escrita.

( ) O Congresso de Milão proíbe o acesso à Língua de Sinais na Educação de Surdos.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Com relação às altas habilidades/superdotação, é correto afirmar que:

A autora e pesquisadora Ana Regina Campello (2014) discute a tradução e interpretação dos intérpretes surdos como uma nova modalidade de atuação profissional nessa área. A identidade profissional dos intérpretes surdos se constitui

Conforme afirma José Carlos F. Souza (2014), o intérprete ouvinte filho de pais surdos – o intérprete Coda – tem uma lógica diferente em relação ao intérprete ouvinte filho de pais ouvintes no que se refere ao trânsito entre os dois mundos. No primeiro caso, a identidade desse sujeito é constituída por uma visão de dentro para fora sobre a cultura surda. Os intérpretes codas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282