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Não compete ao professor do Atendimento Educacional Especializado:

Assinale a alternativa que apresenta uma deficiência sensorial:

A presença de alunos e alunas com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência junto aos demais colegas, nem na negação dos serviços especializados àqueles que deles necessitam, mas significa uma reorganização do sistema educacional. Referida concepção indica a revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais, uma vez que define:

A deficiência significativa intelectual caracteriza-se por:

No entendimento de Rosângela Machado (Educação Especial na Escola Inclusiva: políticas, paradigmas e práticas), se a concepção educacional é inclusiva, é preciso haver:

A respeito do conceito de escrita de sinais e sua incorporação à educação bilíngue do surdo, é correto afirmar que:

A respeito da formação dos tradutores e intérpretes de Libras, conforme o seu âmbito de atuação, segundo a Lei Brasileira de Inclusão, é correto afirmar que:

A visualidade na pedagogia surda é um aspecto crucial, uma vez que considera a experiência visual, possibilitando a construção dos significados dos conteúdos no processo de aprendizagem. A esse respeito, é correto afirmar que:

Diante de diversas situações e contextos, o intérprete de Libras poderá optar pela interpretação consecutiva ou simultânea. Qual alternativa se refere apenas às características de uma interpretação consecutiva?

Em termos de perfil, para atuar na classe hospitalar ou no atendimento educacional domiciliar, conforme o documento do Ministério da Educação do Brasil (MEC) de 2002, denominado “Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações”, o professor deverá ter

Os transtornos globais do desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. São considerados TGD EXCETO:

Segundo Quadros e Karnopp (2004), os verbos em Libras, bem como na American Sign Language (ASL), estão basicamente divididos em três classes: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Considerando essa afirmação, assinale a opção que indica verbos com concordância em Libras.

As primeiras descrições do autismo foram realizados na década de 40. Os aspectos então priorizados para estudos e os pontos de vista a partir dos quais o quadro foi descrito e compreendido influenciaram as abordagens práticas de ajuda e tratamento. A descrição realizada por Leo Kanner em 1943 define o autismo como:

Com base nas Diretrizes para Educação Especial na Rede Municipal de Ensino da Serra – ES, o professor de sala regular, em sua área de atuação, deve mediar os processos de construção do conhecimento, por meio de um ambiente agradável e sem discriminação, com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa tanto do ponto de vista educativo, quanto do ponto de vista social. São atribuições desse profissional, exceto:

Considerando a necessidade de organização do atendimento ofertado aos estudantes público-alvo da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação da Serra tem como atribuições:

I- Proporcionar, gradativamente, a eliminação, redução ou superação de barreiras na promoção da acessibilidade nas escolas municipais, de acordo com o Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas/MEC;

II- Adquirir recursos materiais que visem proporcionar mobilidade, independência e bem-estar para os estudantes que apresentam algum tipo de deficiência ou transtorno global do desenvolvimento, nas escolas regulares, nas escolas referências e nas salas de recursos multifuncionais;

III- Definir com as Secretarias do município e demais Secretarias de Educação, as estratégias específicas de cooperação entre as mesmas para gestão do cuidado com os estudantes identificados.

Dos itens acima:

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