Sobre dicas de convivência com os surdos, assinale a alternativa correta:
I. Não se deve usar as frases “surdo mudo" ou surdo e mudo. Os termos corretos são surdos e audição dificultada ou incapacidade auditiva.
II. Não ignore uma pessoa surda que está que está presente em um grupo de ouvintes, inclua a pessoa o quanto possível na conversa.
III. Não cubra seu rosto com suas mãos ou objetos quando estiver conversando com o surdo.
IV. Não permita que outros interrompam quando você está conversando com o surdo. Quando a conversa com o surdo se dá através de um interprete, fale diretamente a pessoa surda e não para o intérprete.
Para representar em LIBRAS, sapado de salto, avião e pessoa obesa. Assinale a alternativa que apresenta a configuração de mão CORRETA:
Poesia na comunidade surda. A poesia em Libras contribui para o desenvolvimento da cultura surda sendo de suma importância o uso dessa expressão para o desenvolvimento da sua identidade. Marque a alternativa incorreta.
Entre a Libras e a Língua Portuguesa existem semelhanças e diferenças, a esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA:
No artigo intitulado Bilinguismo e educação bilíngue – discutindo conceitos, a autora afirma que existem várias formas de definição para o termo “bilinguismo" e que, para um estudioso chamado Mackey, para que essa definição se estabeleça é necessário considerar quatro questões:
I. Grau de proficiência.
II. Função e o uso das línguas.
III. Controle emocional.
IV. Interferência.
Está incorreto o que se afirma em:
Damázio (2007) menciona que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos surdos deve ser efetivado na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) nas escolas comuns num espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. A este respeito considera-se que
( ) A escola comum deve viabilizar a escolarização de alunos surdos em um turno e o Atendimento Educacional Especializado em outro, contemplando o ensino de Libras, o ensino em Libras e o ensino da Língua Portuguesa.
( ) O planejamento do Atendimento Educacional Especializado deve ser elaborado e desenvolvido conjuntamente por professores que ministram aulas de/em Libras, professores de classe comum e professores de Língua Portuguesa para alunos surdos.
( ) A organização didática do Atendimento Educacional Especializado implica o uso de imagens visuais e de referências que possam colaborar para o aprendizado da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa.
( ) O Atendimento Educacional Especializado para aprendizagem da Língua Portuguesa exige que o profissional conheça a organização e a estrutura dessa Língua, bem como metodologias de ensino de segunda língua.
Após marcar V Verdadeiro ou F Falso, identifica-se que a sequência correta é
O trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas comuns deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Dessa forma, o Atendimento Educacional deve ser realizado em três momentos didático-pedagógicos. Acerca desses momentos, julgue os itens a seguir: I. Em um momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares são explicados nessa língua por um professor, que deverá ser preferencialmente surdo II. Em um momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum, os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos. Esse trabalhado é realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras, obrigatoriamente surdo, de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra. III. Em um momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Esse trabalho é realizado todos os dias para os alunos com surdez, durante as aulas da turma comum, por um(a) professor(a) graduado(a) em Língua Portuguesa, obrigatoriamente.
O trabalho do professor de Atendimento Educacional Especializado voltado para o aluno com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desse aluno. Dessa forma, o professor do Atendimento Educacional Especializado deve propor atividades que:
Os alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla que tem baixa visão precisam do máximo de contraste possível entre os materiais que lê e o ambiente. Sobre as adequações visuais em relação iluminação é correto afirmar, exceto:
Leia a charge abaixo.
Estela, professora do 2º ano da Escola Municipal Frei Peixoto, observou que o aluno Luís apresentava um peso frustracional muito grande, convertendo-se em um sentimento de autodesvalorização devido ao insucesso na leitura e na escrita. Relatou o caso para o psicopedagogo que observou o seguinte: o aluno não gosta de ler, especialmente se é em voz alta, sua escrita é lenta e desordenada, apresenta problemas para associar os fonemas às letras e sílabas, inversão, diminuição ou acréscimo de letras às palavras.
O psicopedagogo constatou através dos sinais apresentados pelo aluno que tratava-se de um distúrbio de aprendizagem chamado:
Na Língua Brasileira de sinais quanto a distinção do singular e do plural, assinale a alternativa a qual através dela se faz essa marcação.
Sobre a identidade surda, marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente. ( ) Hoje, os surdos se reconhecem pela sua própria identidade e cultura. É uma comunidade organizada âmbito político e social, não vive isolada, pois tem contato com outras culturas, por tanto evolui e se desenvolvem como qualquer outra comunidade. A comunidade surda está inserida em diversas áreas da sociedade, desempenhado suas habilidades e exercendo seu papel como cidadão ( ) A Identidade Surda Híbrida compreende o grupo de pessoas que nasceram ouvintes ou, por causas diversas, tornaram-se Surdos. Alguns conhecem a Língua Portuguesa falada, devido ao fato de terem ficado Surdos após certa idade, transitam entre o uso da Língua de Sinais e a Língua Oral, convivem bem com as Identidades Surdas (Políticas) nas Associações e Comunidades Surdas e aceitam-se como Surdos e exigem intérpretes, legenda na TV, dentre outros recursos, que facilitem a comunicação. ( ) A Identidade Surda Flutuante abrange os Surdos que não frequentam a Comunidade Surda; não seguem a Cultura Surda e sim as representações dos ouvintes, que são o seu referencial; desconhecem ou rejeitam o intérprete da Língua de Sinais e, normalmente, costumam resistir ao uso da mesma; orgulham-se de saber falar corretamente e persistem em usar aparelhos auditivos, ouvindo ou não algum som. ( ) Os membros de Comunidades Surdas, despertam para a arte teatral e para a poesia; sendo que, por meio dessas, conseguem transmitir suas emoções, sentimentos e posições perante o mundo que os cerca.
No que se refere ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para altas habilidades/superdotação, assinale a alternativa correta:
Na concepção de educação inclusiva deve existir o seguinte:
No que se refere à tecnologia assistiva, analise os itens abaixo e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A tecnologia assistiva trata da resolução de dificuldades funcionais de pessoas com deficiência nas áreas de mobilidade, autocuidado, adequação postural, acesso ao conhecimento, produção de escritas, dentre outras.
II – É preciso ter atenção às características do estudante e ao planejamento de aula do professor para descrever a utilização adequada de recursos pedagógicos de acessibilidade na escola.
III – No contexto escolar, há atividades que exigem competências como leitura, escrita, produção gráfica, manifestação oral, exploração de ambientes e materiais. A dificuldade do estudante com deficiência não impede ou limita de participar da turma.