Um sistema educacional inclusivo não está relacionado somente a matrícula de estudantes com necessidades especiais, requer todo um trabalho especifico e adaptações que supram as carências física e intelectuais da criança e como avaliar a aprendizagem dos alunos sem que essa prática se torne instrumento de exclusão e de fracasso. A avaliação inclusiva deve ser:
A Educação Especial ganha evidência na segunda metade do século XX, trazendo um enfoque médico e clínico destinado a crianças com "deficiência" mental criado por:
Em consonância com o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, e a Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014 (PNE de 2014–2024), sobre o ensino de língua portuguesa para os alunos surdos, é correto afirmar que:
Na França, o abade _______, fundador da primeira escola para surdos no mundo, privilegiava a Língua de Sinais Francesa (LSF), que havia aprendido com os Surdos nas ruas de Paris. Assinale a alternativa que completa de maneira adequada à assertiva anterior.
O órgão responsável pelo atendimento pedagógico nos hospitais e nos domicílios de Goiânia é vinculado à
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares devem ocorrer a partir de estratégias que assegurem:
Strobel afirma que a cultura surda é composta de artefatos culturais próprios. Esses artefatos são bem distintos e talvez possam explicar, pelo menos em parte, o poder dessa cultura a qual constitui o sujeito surdo em seus discursos e práticas de resistência, pois tem sido sempre minoritária e sofrido toda sorte de influência da cultura hegemônica da audição. A autora apresenta oito artefatos culturais que podem caracterizar a cultura surda. Marque a alternativa que corresponde para o artefato- experiência visual:
Segundo Ferreira-Brito, a Libras têm sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Marque a alternativa para os parâmetros principais ou maiores.
Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades dos alunos em situação de deficiência, em seu processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas:
O Atendimento Educacional Especializado para a deficiência mental, em sua prática busca, entre outros, trabalhar a ampliação da capacidade de abstração do aluno, o que não significa apenas desenvolver a memória, a atenção, as noções de espaço, tempo, causalidade, raciocínio lógico em si mesmas (SEESP/SEED/MEC- Brasília/DF). Nem tão pouco tem a ver com a desvalorização da ação direta sobre os objetos de conhecimento, pois a ação é o primeiro nível de toda a:
No nível morfológico, as marcações não manuais estão relacionadas a grau. A marcação de grau apresenta um padrão de expressões faciais quanto a:
Assinale a alternativa correta que indica quais são as principais funções das expressões não manuais na língua brasileira de sinais?
Segundo a Resolução nº 04 de 2009 sobre o Atendimento Educacional Especializado, são recursos de acessibilidade na educação todos aqueles que:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“No Brasil, a regulamentação mais recente que norteia a organização do sistema educacional é o Plano Nacional de educação. Esse documento, entre outras metas e propostas inclusivas, estabelece a nova função da Educação especial como modalidade de ensino que ___________________________ todos os segmentos da escolarização (da Educação Infantil ao ensino superior); realiza o atendimento educacional especializado (AEE);________________________ os serviços e recursos próprios do AEE e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino ___________________________."
Pensando na inclusão educacional e na acessibilidade aos meios de ensino, é necessário que as tecnologias assistivas sejam: