Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 325 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Um sistema educacional inclusivo não está relacionado somente a matrícula de estudantes com necessidades especiais, requer todo um trabalho especifico e adaptações que supram as carências física e intelectuais da criança e como avaliar a aprendizagem dos alunos sem que essa prática se torne instrumento de exclusão e de fracasso. A avaliação inclusiva deve ser:

A Educação Especial ganha evidência na segunda metade do século XX, trazendo um enfoque médico e clínico destinado a crianças com "deficiência" mental criado por:

Em consonância com o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, e a Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014 (PNE de 2014–2024), sobre o ensino de língua portuguesa para os alunos surdos, é correto afirmar que:

Na França, o abade _______, fundador da primeira escola para surdos no mundo, privilegiava a Língua de Sinais Francesa (LSF), que havia aprendido com os Surdos nas ruas de Paris. Assinale a alternativa que completa de maneira adequada à assertiva anterior.

O órgão responsável pelo atendimento pedagógico nos hospitais e nos domicílios de Goiânia é vinculado à

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares devem ocorrer a partir de estratégias que assegurem:

Strobel afirma que a cultura surda é composta de artefatos culturais próprios. Esses artefatos são bem distintos e talvez possam explicar, pelo menos em parte, o poder dessa cultura a qual constitui o sujeito surdo em seus discursos e práticas de resistência, pois tem sido sempre minoritária e sofrido toda sorte de influência da cultura hegemônica da audição. A autora apresenta oito artefatos culturais que podem caracterizar a cultura surda. Marque a alternativa que corresponde para o artefato- experiência visual:

Segundo Ferreira-Brito, a Libras têm sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Marque a alternativa para os parâmetros principais ou maiores.

Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades dos alunos em situação de deficiência, em seu processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas:

O Atendimento Educacional Especializado para a deficiência mental, em sua prática busca, entre outros, trabalhar a ampliação da capacidade de abstração do aluno, o que não significa apenas desenvolver a memória, a atenção, as noções de espaço, tempo, causalidade, raciocínio lógico em si mesmas (SEESP/SEED/MEC- Brasília/DF). Nem tão pouco tem a ver com a desvalorização da ação direta sobre os objetos de conhecimento, pois a ação é o primeiro nível de toda a:

No nível morfológico, as marcações não manuais estão relacionadas a grau. A marcação de grau apresenta um padrão de expressões faciais quanto a:

Assinale a alternativa correta que indica quais são as principais funções das expressões não manuais na língua brasileira de sinais?

Segundo a Resolução nº 04 de 2009 sobre o Atendimento Educacional Especializado, são recursos de acessibilidade na educação todos aqueles que:

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

“No Brasil, a regulamentação mais recente que norteia a organização do sistema educacional é o Plano Nacional de educação. Esse documento, entre outras metas e propostas inclusivas, estabelece a nova função da Educação especial como modalidade de ensino que ___________________________ todos os segmentos da escolarização (da Educação Infantil ao ensino superior); realiza o atendimento educacional especializado (AEE);________________________ os serviços e recursos próprios do AEE e orienta os alunos e seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino ___________________________."

Pensando na inclusão educacional e na acessibilidade aos meios de ensino, é necessário que as tecnologias assistivas sejam:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282