Trata–se de uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização, de um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra:
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica “um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”.
No que diz respeito ao planejamento estratégico de gestão de pessoas, o conceito de "missão" adotado pelas empresas atualmente tem como objetivo:
No sistema de Educação Corporativa, o desenvolvimento de competência se dá através do:
Segundo Chiavenato, as três eras ao longo do século XX (industrialização Clássica, Neoclássica e a era da Informação) trouxeram diferentes abordagens sobre como lidar com as pessoas dentro das organizações. A respeito das três eras citadas acima, analise as afirmativas. I. Os departamentos de recursos humanos exerciam tarefas operacionais e burocráticas. Cuidavam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais, com variadas doses de centralização e monopólio dessas atividades.
II. As equipes de gestão com pessoas proporcionam consultorias internas, para que possam assumir atividades estratégicas de orientação global, visando ao futuro e ao destino da organização e seus membros.
III. Os departamentos de pessoal eram órgãos destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego: admissão através de contrato individual, anotações em carteira de trabalho, contagem das horas trabalhadas para efeito de pagamento, aplicação de advertências e medidas disciplinares pelo não cumprimento do contrato, contagem de férias etc.
Cronologicamente, a sequência correta das informações acima e as suas respectivas eras encontram-se em:
Educação Corporativa pode ser definida como uma
prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão
do conhecimento, tendo como orientação a estratégia
de longo prazo de uma organização. As estratégias que
ocorrem na Educação Corporativa podem ocorrer por
meio da:
I. Educação Presencial.
II. Educação a Distância.
III. Educação Semipresencial.
Das afirmações acima:
Considere as seguintes informações sobre dois eventos de educação corporativa A e B:
A:ação de capacitação, promovida pela empresa, voltada para a aquisição de conhecimentos, com vistas a melhoria de desempenho no trabalho atual dos empregados;
B: aprendizagem voltada para o crescimento individual, sem relação com um trabalho específico, com vistas a promover aprendizagem nos empregados para o alcance de objetivos organizacionais,
Analisando-se a descrição de cada um desses eventos, conclui-se que:
As competências podem ser classificadas de acordo com os objetivos educacionais. A seguir são apresentadas três taxonomias, denominadas A, B e C. Taxonomia A - percepção, posicionamento, execução acompanhada, mecanização e completo domínio de movimentos. Taxonomia B - conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Taxonomia C – aquiescência/receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. As taxonomias A, B e C correspondem, respectivamente, aos objetivos educacionais dos seguintes domínios:
A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas cujos objetivos são:
I. desenvolver competências nos colaboradores da organização.
II. promover a gestão de conhecimento da organização.
III. desenvolver e qualificar os profissionais da organização.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
João Marcos é pedagogo e atua na área de educação corporativa de uma organização que está preocupada com a melhoria contínua e com a qualidade de seus processos. O responsável pelo departamento de gestão de pessoas pediu a ele para preparar um treinamento para trinta funcionários que seriam contratados no mês seguinte. Para atender à norma ABNT NBR ISO 10015:2001 Gestão da Qualidade - Diretrizes para treinamento, João Marcos deve contemplar em seu trabalho o monitoramento das seguintes etapas:
Administrar as pessoas é prática e tema que está sendo discutido amplamente, nas muitas esferas dos ambientes organizacionais. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:
Existem basicamente três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade (Luckesi), que se revelam em três tendências filosófico-políticas para compreender a prática educacional. São elas: redentora, reprodutora e transformadora. A transposição dessas ideias para um sistema de educação corporativa parece útil para os responsáveis pela concepção de programas educacionais, pois permite identificar com clareza como deverão ser trabalhados os aspectos relativos à cultura empresarial. Uma estratégica de reprodução é fundamental em ações e programas educacionais dirigidos para
Um fator indicativo de resultados de um módulo de treinamento é:
A Educação Corporativa tem sido apresentada pelas empresas como uma alternativa para aumentar a geração de valor em seus produtos e serviços. Possibilita a vantagem competitiva, na medida em que melhora significativamente a performance e o alto desempenho. Tem papel importante na gestão do conhecimento organizacional.
Em relação à educação corporativa, conclui-se que
As ações de educação corporativa são atividades complexas que exigem um cuidadoso processo de planejamento instrucional. Obedecer à correta sequência dessas etapas no planejamento dos eventos de treinamento e desenvolvimento é de fundamental importância, uma vez que cada uma delas serve de insumo para a próxima. A seguir foram listadas, em ordem aleatória, as seis etapas de um processo de planejamento instrucional. A - criação/escolha dos procedimentos B - estabelecimento da sequência dos objetivos C - redação dos objetivos D - escolha das modalidades E - definição dos critérios de avaliação F - testagem do desenho A sequência correta dessas etapas é: