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Quais são as áreas de atividades para o desenvolvimento de RH nas empresas?

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações, os departamentos de educação corporativa

devem ter autonomia e atuar de forma independente dos

departamentos de gestão de pessoas.

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

Os sistemas de educação corporativa, os quais articulam

competências organizacionais e humanas de forma sistemática,

estratégica e contínua, têm a finalidade de incentivar o

desenvolvimento dos colaboradores.

Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a

andragogia, julgue os itens a seguir.

Para o sucesso da educação corporativa, é essencial que a

organização priorize as características individuais dos

colaboradores, utilize recursos que estimulem a

responsabilidade e a motivação para aprender bem como

invista em conteúdos que estejam relacionados às atividades

diárias dos colaboradores.

Os principais mecanismos e instrumentos de gestão estratégica de pessoas são, exceto:

Sueli era a coordenadora de uma equipe responsável pela área de educação corporativa. Ela recebeu uma demanda da diretoria para definir as competências específicas do setor de produção da empresa. Sueli decidiu, então, preparar uma oficina de trabalho para a sua equipe na qual apresentaria alguns princípios para desenvolver uma lista de competências. Considerando o estágio atual dos conhecimentos na área, Sueli deveria incluir em sua lista o seguinte princípio:

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

Soluções voltadas para situações de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a partir do uso de métodos ativos apresentam uma estrutura comum, que adota a seguinte sequência: ( 1) Contextualização e Mobilização; (2 ) Atividade de Aprendizagem; ( 3) Organização da Atividade de Aprendizagem; ( 4) Coordenação e Acompanhamento; ( 5) Análise e Avaliação da Atividade de Aprendizagem; ( 6) Outras Referências; e ( 7) Síntese e Generalização. A etapa que propõe o envolvimento dos participantes no enfrentamento de um desafio, na resolução de um problema, na realização de uma pesquisa, no desenvolvimento de um projeto, na participação em um jogo ou dramatização é denominada:

O Diretor de Recursos Humanos de uma grande empresa solicitou à equipe de pedagogos da casa que elaborassem um projeto de educação corporativa que permitisse aos funcionários trilhar caminhos de aprendizagem e obter contínuo desenvolvimento profissional. Os pedagogos consideraram um conjunto de princípios como pilares de sustentação do referido projeto, dentre eles a adequação à missão e aos objetivos organizacionais.
Para atender a tal princípio, os pedagogos estabeleceram como prioridade:

Na prática das organizações, muitos profissionais atuam na área de recursos humanos das empresas, com destaque para administradores, psicólogos e pedagogos. Cada um desses profissionais pode dar um conjunto de contribuições distintas e que devem ser sinérgicas entre si. Contudo, o profissional responsável pela pedagogia corporativa e pelas práticas dela derivadas deve ser o pedagogo empresarial, que é a categoria ocupacional que domina os processos educacionais e pedagógicos. Esse profissional atribui grande relevância ao planejamento instrucional porque sabe que:

A educação corporativa configura todas as ações realizadas para identificar, modelar, difundir e aperfeiçoar as competências essenciais, técnicas e funcionais de uma organização com foco na gestão da capacitação para o alcance estratégico dos objetivos organizacionais. Assinale a alternativa que indica o objetivo dessa estratégia.

No que se refere à educação coorporativa, assinale a alternativa correta.

Acerca da educação corporativa, assinale a alternativa correta.

As recentes mudanças que ocorrem no mundo moderno provocam diversas alterações nas empresas. Uma das mais significativas alterações sobre alguns "entendimentos" que se tinha e que atualmente se tem, no que diz respeito à Área de Recursos Humanos, é:

Trata–se de uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização, de um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra:

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