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O tema “clima organizacional" tem ocupado, nas

últimas décadas, espaço crescente na gestão de

pessoas. Estudar a cultura organizacional, garantir a

motivação e satisfação dos empregados e buscar um

ambiente de trabalho equilibrado têm sido, por parte

dos gestores, preocupação constante. Sobre esse

assunto, analise as assertivas seguintes.

I. Clima organizacional refere-se às percepções

comuns que os funcionários de uma organização

têm com relação à empresa e ao ambiente de

trabalho.

II. Um dos aspectos que se pode perceber em um

clima organizacional insatisfatório é o alto índice

de rotatividade dos funcionários.

III. Uma das dimensões do clima organizacional é a

estrutura organizacional que, ao favorecer a

liberdade de ação, prejudica o clima, pois retira do

ambiente as regras, os regulamentos e a

autoridade tão relevantes para impor os limites de

respeito interpessoal.

IV. Um dos fatores que contribui para um clima

positivo é a equidade, ou seja, os funcionários

percebem que os superiores são justos na sua

relação com a estrutura social.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Com relação ao papel e ao impacto da cultura organizacional,

julgue os próximos itens.

A cultura organizacional dificulta a criação de um

comprometimento pessoal com algo maior que os interesses

individuais, o que fragiliza a estabilidade do sistema social.

Acerca das funções e do processo da administração, julgue os itens

de 58 a 64.

O controle social estabelecido com base em valores da cultura

organizacional é um mecanismo importante para que a conduta

e o comportamento das pessoas ocorram conforme o esperado

nas organizações.

Sobre Cultura Organizacional, é correto afirmar que

A cultura organizacional é impactada pelo foco estratégico das organizações, bem como pelo ambiente. Levando isso em consideração, analise o diagrama a seguir.


Em sentido horário, as categorias de cultura organizacional em relação aos fatores e eixos apresentados são, respectivamente,

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir

O líder que busca criar uma cultura favorável ao sucesso da organização e encontrar caminhos para a realização de metas demonstra comportamento orientado para a macroliderança e a visão de futuro.

“Toda empresa está sempre lutando com o problema sobre

como organizar. A reorganização é frequentemente

necessária para refletir uma nova estratégia, as condições de

mercado em mudança ou uma tecnologia inovadora."

DAFT, Richard L. Administração. Tradução: Robert Brian Taylor. São

Paulo: Thomson Learning, 2007

Empresas, sejam elas públicas ou privadas, são organizadas

de acordo com certos padrões e diretrizes. Considere,

hipoteticamente, que uma instituição possui uma linha

ininterrupta de autoridade que liga todas as pessoas dentro da

organização e mostra quem se reporta a quem. Essa linha é

conhecida como

No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta

por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso,

julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional.

A abordagem da cultura organizacional proposta por Geert

Hofstede faz analogia às camadas da cebola ao representar

os níveis em que a cultura se manifesta, de modo a descrever,

da camada mais externa para o interior, os símbolos, os heróis,

os rituais, os valores e, por fim, as práticas que permeiam todas

as camadas.

As características definidoras da identidade organizacional e dos comportamentos esperados das pessoas que atuam na organização são evidenciadas por meio

A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. É resultante de um aprendizado por condicionamento social. Ela é construída ao longo do tempo. Em termos empresariais, a cultura também é expressa na maneira como as coisas são feitas, como a empresa está estruturada, etc. Dessa forma, a cultura organizacional cria o(a)

Sendo objeto de destaque na gestão do setor público, a cultura organizacional costuma ser levada em consideração quando se trata dos esforços de explicar os fenômenos disfuncionais na administração pública. A cultura de uma organização pode ser definida, resumidamente, como o conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que a particularizam frente às demais. Sob o ponto de vista dos agentes ingressantes na organização, a cultura organizacional pode representar uma barreira em face da reação refratária dos mesmos, que explica

No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional.

Uma cultura organizacional focada na espiritualidade estimula práticas religiosas no ambiente de trabalho como forma de integrar valores pessoais e espirituais com valores profissionais.

Um dos principais elementos da cultura organizacional são os ritos. Um dos ritos que integram as pessoas nas organizações são os ritos de renovação, que visam renovar as estruturas sociais e aperfeiçoar o seu funcionamento

No que se refere ao processo administrativo, julgue os itens subsequentes.

Entre os elementos diretamente observáveis na cultura organizacional estão os valores e as crenças.

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