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[...] conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. [...] funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.


Trata-se de

A respeito da noção de “cultura organizacional” é INCORRETO afirmar:

A cultura organizacional desempenha diversas funções em uma organização, como:

I. retirar dos funcionários o sentido de identidade, uma vez que todos os membros da organização passarão a ter a mesma opinião sobre inúmeras questões técnicas, sociais, políticas e de interação entre as pessoas.
II. aumentar a autoridade formal e os sistemas de controle para garantir que todos os funcionários caminhem para uma mesma direção.
III. ajudar a manter a organização coesa; a cultura deve ser vista como uma “argamassa social”.
IV. ser o mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamento dos funcionários.

É correto o que está contido em

Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue

os itens que se seguem.

Uma forma de gerenciar mudanças nas organizações consiste em criar uma cultura de constante adaptação — reativa e proativa — às pressões e transformações sociais e ambientais nos contextos interno e externo.

Com relação aos aspectos relacionados à organização, julgue os itens seguintes.


O entendimento da cultura, embora importante, não é determinante para a administração das relações humanas, dos conflitos e da sobrevivência das organizações, haja vista que as relações sociais de uma empresa são reguladas por seu estatuto e seu regimento interno.

Com relação à estrutura, à estratégia e à cultura organizacional,

julgue os itens que se seguem.

Para garantia de uma maior agilidade nos contatos entre áreas técnicas especializadas distintas, a organização pública deve adotar uma estrutura organizacional lineal

A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.

Em uma empresa em que a cultura organizacional é difundida e os valores e as crenças são pontos de referência claros e compartilhados pelos colaboradores, estabelece-se um acordo tácito que evoca o lema “um por todos, todos por um”.

Tendo em vista as teorias administrativas, analise os itens abaixo acerca das organizações formais. I Por excelência são as burocracias. II Caracterizam-se por suas regras, regulamentos e estruturas hierárquicas. III Tentam regular o comportamento humano. IV Constituem um sistema preestabelecido de relações estruturais impessoais. Está CORRETO o que se afirma apenas em:

A estratégia de administração de uma entidade orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais é denominada Gestão da Qualidade. Ela é realizada por diversas etapas que incluem o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Dispõe-se de várias ferramentas, técnicas facilitadoras, normas e certificações que vêm auxiliar as entidades no sentido de conseguirem a qualidade, ou seja, a ausência cada vez maior de defeitos na elaboração de seus produtos ou execução de serviços. Uma dessas ferramentas consiste na educação, dando ênfase à prática imediata de hábitos saudáveis que permitem a integração de pensar, agir e sentir. Essa ferramenta é denominada:

Uma das definições para CULTURA ORGANIZACIONAL é: a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que é compartilhada por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e concordar para serem aceitos no serviço da organização. Sendo assim, toda cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis. Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas.

O clima organizacional representa um retrato da organização em determinado momento — sendo, pois, mutável — capaz de influenciar o comportamento e o desempenho dos indivíduos na organização.

A cultura organizacional pode ser tratada como uma variável. De acordo com Edgar Schein, a organização integra elementos formais e informais. Por elemento formal entende-se

A respeito dos conceitos de Cultura e Comportamento Organizacional, julgue as afirmativas em V para verdadeiras e em F para falsas e em seguida marque a opção que representa sua escolha. ( ) A abordagem da cultura organizacional foca o aspecto externo das organizações. As organizações, entendidas como culturas, são consideradas unidades sociais. ( ) A cultura se reflete no comportamento organizacional à medida que se estabelece como um conjunto de relações entre pessoas, ou grupos, que se sedimentam. ( ) Os valores, normas e modos de funcionamento compartilhados em organizações formais e informais caracterizam a cultura. ( ) Os líderes personificam os valores culturais, o modelo tangível para os funcionários seguirem, além de condensarem os problemas da organização. ( ) A cultura organizacional possui uma relação entre os valores e as crenças do grupo. As crenças sustentam os valores na medida em que aquilo que as pessoas assumem como verdadeiro influencia o que valorizam.

A globalização tem desencadeado mudanças significativas na “cultura” das organizações que, por sua vez, tentam se adequar às diferentes demandas tecnológicas e de mercado. Em relação ao conceito de cultura organizacional, analise.

I. A cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, valores e expectativas, uma forma de interação típica de determinada organização.

II. Cada organização é um sistema complexo com características próprias que delineiam a sua cultura.

III. A cultura organizacional influencia muito pouco o “clima” existente na organização.

Assinale

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