A cultura de uma organização está representada pelos padrões de comportamento, hábitos, tradições e relacionamentos compartilhados entre seus membros. Existem vários elementos que compõem a cultura organizacional, condicionando e, de certa forma, direcionando o desempenho das pessoas. Um desses elementos e sua respectiva descrição estão apresentados em:
Quanto aos elementos formadores da cultura organizacional,
assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta uma definição de comportamento de cidadania organizacional.
Ritos, rituais e cerimônias fazem parte da cultura de uma organização, sendo atividades que têm consequências práticas expressivas e visíveis, tornando a cultura mais presente, de forma concreta, na vida das pessoas.
A cultura organizacional representa as normas informais e não
escritas que orientam o comportamento dos membros de uma
organização no dia a dia e suas ações para o alcance dos objetivos
organizacionais.
A esse respeito, analise o fragmento a seguir.
“Toda cultura tem três diferentes níveis de apresentação: _____,
_____ compartilhados e _____ básicas.”
Assinale a opção que completa corretamente o fragmento acima.
Uma empresa do setor elétrico foi constituída por seu sócio-fundador em 1954 que, no ano passado, se retirou da empresa e deixou como seu substituto o neto, que é formado em Administração de Empresas. Porém, antes de se retirar da organização, solicitou a um consultor que fizesse um levantamento das características de sua empresa. Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:
A respeito da cultura organizacional, é correto afirmar que se
trata
O tema “clima organizacional” tem ocupado, nas últimas
décadas, espaço crescente na gestão de pessoas.
Estudar a cultura organizacional, garantir a motivação e
satisfação dos empregados e buscar um ambiente de
trabalho equilibrado têm sido, por parte dos gestores,
preocupação constante. Sobre esse assunto, analise as
assertivas abaixo.
I. Clima organizacional refere–se às percepções
comuns que os funcionários de uma organização
têm com relação à empresa e ao ambiente de
trabalho.
II. Um dos aspectos que se pode perceber em um
clima organizacional insatisfatório é o alto índice de
rotatividade dos funcionários.
III. Uma das dimensões do clima organizacional é a
estrutura organizacional que, ao favorecer a
liberdade de ação, prejudica o clima, pois retira do
ambiente as regras, regulamentos e a autoridade tão
relevantes para impor os limites de respeito
interpessoal.
IV. Um dos fatores que contribui para um clima positivo
é a equidade, ou seja, os funcionários percebem que
os superiores são justos na sua relação com a
estrutura social.
É correto o que se afirma em
No que se refere à estrutura, tipos de departamentalização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
Promover a adaptação da organização, nos seus ambientes interno e externo, é uma das funções da cultura organizacional
No que se refere à estrutura, tipos de departamentalização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
A organização do trabalho e dos funcionários em áreas de especialização distintas facilita a cooperação interdepartamental, na medida que induz a colaboração entre especialistas e a coordenação de seus esforços para melhor desempenho.
Com referência à função organização, julgue os itens subsecutivos.
Na cultura organizacional, os valores compreendem as crenças, os preconceitos, a ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento, interno ou externo.
A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.
Tradicionalmente, o processo de criação da cultura organizacional ocorre de três maneiras: os fundadores contratam e mantêm empregados que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles; ou doutrinam e socializam esses empregados de acordo com sua forma de pensar e de sentir; ou, então, estimulam os empregados a se identificar com eles e a internalizar seus valores, convicções e premissas.
Uma organização de aprendizagem tem a capacidade de criar, adquirir e transmitir conhecimento. Ela modifca o seu comportamento em resposta aos novos conhecimentos adquiridos. Sobre o tema cultura organizacional e aprendizagem nas empresas, assinale a alternativa correta.
Considere as asserções abaixo.
A noção de cultura organizacional refere-se ao modo como os componentes de uma organização devem se relacionar entre si e com o ambiente externo;
PORQUE
a cultura organizacional compõe um conjunto de normas externamente impostas, que é utilizado pelos diversos atores empresariais como norteador de seus modos de perceber, pensar e agir dentro da empresa e em suas interações com o mundo externo.
É correto afirmar que
Com relação à gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.
A gestão da qualidade nas organizações implica mudanças culturais, estratégicas e técnicas importantes na organização, independentemente da participação ativa de seus colaboradores e dos gestores envolvidos.