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Folha de respostas:

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Com relação à responsabilidade social, considere as seguintes afirmativas:

1.O conceito diz respeito ao compromisso das empresas com o impacto econômico, social e ambiental resultante direta

ou indiretamente de suas atividades.

2.A coletividade abrangida pelo conceito de responsabilidade social compreende tanto o público interno (funcionários,

acionistas etc.) quanto o externo (parceiros, comunidade e meio ambiente, entre outros).

3.A participação voluntária é um aspecto central do conceito de responsabilidade social.

Assinale a alternativa correta.

Comportamento organizacional é um

Conhecer uma organização é conhecer a sua cultura. A missão, os valores sociais, a filosofia, o comportamento das pessoas, entre outros, são aspectos que fazem parte da cultura de uma organização. Cada organização possui características únicas que moldam suas interações sociais e profissionais, ou seja, cada uma tem a sua própria cultura. São considerados aspectos formais da cultura organizacional, EXCETO:

Cada organização, assim como cada pessoa, possui um conjunto de crenças, de hábitos, de valores ou de atitudes que influenciam diretamente as suas ações cotidianas e moldam a sua forma de agir ou de se relacionar. Nas empresas, a cultura organizacional é expressa pela maneira como são feitos seus negócios, como clientes e funcionários são tratados, ou ainda, o grau de autonomia ou liberdade que os funcionários possuem em suas respectivas unidades. Toda cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis. Relacione adequadamente os três níveis da cultura organizacional dos seus respectivos componentes. 1- Artefatos.
2- Valores compartilhados.
3- Pressuposições básicas.
( ) Constitui o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções e sentimentos.
( ) São relevantes e importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Compreendem as filosofias, as estratégias e os objetivos.
( ) É o mais superficial, visível e perceptível. São coisas concretas que cada um vê, ouve ou sente.
São produtos, serviços e padrões de comportamento.
A sequência está correta em

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue o item.

As barreiras semânticas à comunicação são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita.

Os fluxos de comunicação nas organizações podem ser classificados em comunicação vertical (ascendente e descendente) e em comunicação lateral ou horizontal conforme a estrutura da organização e a tecnologia utilizada. Com relação a esse assunto, julgue o item .

A sobrecarga de informações constitui-se uma das barreiras para a comunicação eficaz, pois as pessoas têm uma capacidade finita de processar informações.

Ao decidir mudar um modelo de gestão de uma organização, o gestor precisar estar ciente de que a adaptação simultânea da cultura organizacional será um fator fundamental para o sucesso dessa empreitada.

Com base nisso, caso um gestor decida implementar um modelo de gestão por processos em organização, espera-se que determinadas características da cultura organizacional sejam visadas, como

A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:

Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:

1.Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.

2.Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.

3.Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.

4.Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.

Assinale a alternativa correta.

Cultura e clima organizacional são identificados sob diferentes aspectos pelos doutrinadores, sempre com ênfase na importância de ambos nas organizações. Um desses aspectos são os denominados “artefatos observáveis”, que dizem respeito

Um diretor de uma empresa declarou que a maior parte do seu tempo é dedicada à identificação e ao desenvolvimento de novos projetos de negócio.

O diretor desempenha, destacadamente, um papel:

Profissionais com Postura Proativa sempre são bem vindos em qualquer organização. Postura Profissional Proativa pode ser conceituada como “fazer algo sem que ninguém peça que seja feito”. Marque a alternativa que apresenta uma atitude de Proatividade do colaborador.

Cada organização tem a sua cultura própria. É o que denominamos cultura organizacional. Cada organização cultiva e mantém a sua própria cultura. É por essa razão que algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades próprias. Para Schein (1985), toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação. É CORRETO afirmar que esses níveis são

O estudo sistemático da burocracia, desenvolvido por Max Weber, delimitou o que seria o tipo ideal de burocracia. Weber apresentou uma forma idealizada em que apenas transpareciam as virtudes do sistema, e não previu nem isolou as consequências imprevistas da burocracia. Essas características imprevistas foram denominadas de ‘disfunções da burocracia’, que ocorrem quando:

De acordo com Robbins (2014), considerando a cultura organizacional em sua perspectiva integradora, do ponto de vista dos membros da organização, deve-se esperar que os indivíduos com

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