Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a
Teoria das Relações Humanas:
I. A experiência de Hawthorne realizada por
George Elton Mayo, na Western Electric
Company em Chicago, no período de 1927 à
1932 teve quatro fases.
II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o
melhor relacionamento entre o homem, o
trabalho e a empresa.
III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se
propagou a ideia de que os seres humanos,
enquanto operários, exerciam influência no
comportamento organizacional.
IV. A Teoria das Relações Humanas procurou
entender o comportamento do ambiente
organizacional. Assim, contribuindo para o
aumento da produtividade.
V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e
as empresas passaram a ser vistas como um
sistema organizacional.
A Teoria das Organizações muitas vezes se utiliza de
metáforas para auxiliar a compreensão das
organizações. Uma dessas metáforas explora a ideia
de que “as organizações são culturas”. Essa metáfora
deve ser interpretada como:
1) a organização busca melhorar sua capacidade de
inteligência, desenvolvendo habilidades para
realizar o processo de organização de maneira
que promova a ação flexível e criativa.
2) a organização e o planejamento de organizações
são realizados através de valores, crenças e
outros padrões de significados compartilhados que
orientam a vida organizacional.
3) a organização é vista como sistema de governo
baseado em vários princípios políticos que
legitimam diferentes tipos de regras.
4) a organização é compreendida a partir de suas
necessidades organizacionais e das relações com
o ambiente.
5) a organização é vista como lugar onde residem
ideias, valores, normas, rituais e crenças.
Estão corretas, apenas:
São disfunções da cultura organizacional, exceto:
Numa situação hipotética, vemos um grupo de pessoas em conversa informal, a certo ponto uma delas faz comentários sobre possíveis desvios de conduta de um conhecido do grupo, mas que não está presente, esses comentários são ofensivos. O comportamento da pessoa que fez os comentários pode ser considerado:
A cultura organizacional não é algo palpável que se possa tocar. Ela é percebida ou observada em si mesma, mas por meios de seus efeitos e consequências. Nesse sentido, lembra um iceberg. Na parte superior que está acima do nível da água estão aspectos visíveis e superficiais que se observam nas organizações e que são decorrentes de sua cultura. Na parte submersa estão os aspectos invisíveis e profundos, cuja observação ou percepção é mais difícil. Nessa parte estão as decorrências e aspectos psicológicos e sociológicos da cultura (CHIANENATO, 2005). Quando o autor menciona parte superior do iceberg, ele se refere a: I. estrutura organizacional; II. políticas e diretrizes de pessoal; III. padrões e influência do poder; IV. métodos e procedimentos do trabalho; V. percepções e atitudes das pessoas. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas
As sentenças abaixo discorrem sobre motivação.
Baseado no tema, analise estas sentenças, e assinale a
alternativa correta:
I.Pode-se dizer que a motivação para o trabalho é um
estado psicológico de disposição, interesse ou vontade
de perseguir, realizar uma meta, uma tarefa.
II.A pessoa motivada para o trabalho apresenta uma
disposição favorável ou positiva para a realização deste
trabalho.
III.A motivação para o trabalho é resultante de uma
complexa interação entre motivos externos e internos,
não sendo influenciada pelos estímulos vindos das
situações e nem do ambiente.
Estão corretas as afirmativas:
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
O desafio da diversidade na atualidade faz que os valores organizacionais da gestão estejam fundamentados em uma cultura integrada, na oferta contínua de oportunidades e na liderança orientada ao desenvolvimento humano nas organizações.
Um jovem acaba de ser contratado para o cargo de analista de
marketing em um banco. Para facilitar sua integração e
aprendizado, o jovem gostaria de conhecer melhor a cultura do
banco. Para isso, ele poderia observar:
Determinada empresa cresceu muito nos últimos anos através de aquisições de outras empresas no Brasil e no Exterior tornando–se a maior empresa mundial de proteína animal. Recentemente, tem divulgado internamente e externamente, via mídia nacional, os seus sete valores: atitude de dono, determinação, disciplina, disponibilidade, simplicidade, franqueza e humildade. Do ponto de vista da cultura organizacional, a divulgação
A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem
Os rituais culturais são importantes para a história da trajetória organizacional, por meio de ritos de renovação (melhoria da estrutura) ou de ritos de integração (boas relações e emoções) no trabalho.
Acerca das características das organizações formais modernas e da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes
A cultura organizacional é altamente subjetiva, razão por que, em regra, ela não é capaz de impedir a introdução de nova tecnologia na administração pública.
No que se refere a estrutura e cultura organizacional, assinale a
opção correta.

A prática de nepotismo, além de ser uma atitude antiética,
fere qual dos princípios explícitos da Administração Pública?
E qual é a restrição imposta por esse princípio?
Em relação a organizações e seus conceitos, julgue os itens subsequentes.
Por serem criadas e estruturadas mediante leis e decretos, estruturas organizacionais públicas são imunes à formação de organizações informais
Os autores que trabalham com inovação, desde Peter Drucker, descrevem–na como uma postura/filosofia que as empresas devem incorporar. NÃO pode ser considerada como uma postura para o verdadeiro sentido da inovação nos dias de hoje: