Julgue os itens a seguir, relacionados à administração da qualidade.
A realização de um brainstorming é a melhor estratégia para uma organização solucionar problemas de modo a garantir o desenvolvimento de uma atividade planejada.
Carlos foi recentemente admitido em um órgão público que presta atendimento diretamente ao cidadão. O órgão vem
recebendo um número crescente de reclamações relativas à falta de cortesia no atendimento ao público. A gerente do órgão quer planejar possíveis ações para melhoria da qualidade no serviço e incumbiu Carlos das seguintes tarefas: coletar dados sobre a ocorrência de eventos de falta de cortesia no atendimento; identificar se há correlação entre a falta de cortesia no
atendimento e o tempo dos funcionários no cargo.
Para a realização dessas tarefas, seriam adequadas as seguintes ferramentas da qualidade, respectivamente:
É um conjunto de estratégias e ações que visam a tomada de decisão assertiva dentro de uma empresa. Trata-se da habilidade de escolher o melhor caminho diante de um determinado contexto. É algo que parte já na identificação do problema.
O texto acima faz referência ao conceito de:
Sobre Tomada de decisão, analise as afirmativas abaixo.
I. Para planejar, é preciso tomar decisões sobre o futuro.
II. A tomada de decisões constitui o núcleo da responsabilidade administrativa.
III. Administrar significa tomar decisões, escolher opções, definir dentre várias alternativas o melhor curso de ação.
IV. Decidir é optar ou selecionar dentre várias alternativas de cursos de ação aquela que pareça – dentro da racionalidade adotada – a mais adequada para o alcance de determinados fins ou objetivos.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Herbert Simon, a organização pode ser entendida como um sistema de decisões, sendo a tomada de decisão uma das tarefas mais características do administrador. A literatura destaca, ainda, que as decisões podem ser tomadas tanto para solucionar problemas, como para aproveitar oportunidades.
Fixadas essas premissas gerais, emerge a conhecida categorização das decisões como “programadas” e “não programadas”, tomando por base
A categorização apresentada pela doutrina quanto aos tipos de decisão no âmbito das organizações, diferenciando as denominadas “programadas” daquelas ditas “não programadas”, considera como fator de diferenciação entre ambas
A fim de auxiliar o processo decisório, os gestores podem usar técnicas que os ajudem a tomar decisões, como as listadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com
No que se refere à função de direção, julgue o item.
A descentralização possui como desvantagem a diminuição da padronização e da uniformidade nas decisões.
A técnica utilizada no processo decisório que analisa a tendência para o impulsionamento da mudança da situação, em confronto com as que tendem a manter a situação, é a técnica denominada:
Relativos à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue:
O outsourcing substitui a antiga cultura baseada na desconfiança por uma nova cultura, que incentiva as pessoas a tomar decisões que eram tomadas pelos gerentes.
Uma importante ferramenta para auxiliar as organizações nos trabalhos de análise e melhoria de seus processos de negócio é a matriz GUT. Com relação ao emprego adequado da matriz GUT, é correto afirmar que
Acerca de gestão de projetos e solução de problemas, julgue o item a seguir
As organizações possuem contextos econômicos, financeiros e culturais diferenciados; por isso, é recomendável que organizações distintas tomem decisões diferenciadas para um mesmo fato econômico, de acordo com seu próprio objetivo.
A definição de administração tem passado por mudanças a partir das transformações ocorridas no meio no qual as organizações estão inseridas. O ato de administrar envolve um conjunto de ações e a utilização dos mais variados recursos organizacionais. Dessa forma, marque a opção que NÃO apresenta a definição CORRETA de Administração.
O processo de desenvolvimento de um novo produto é uma arte ou uma ciência. Pode-se dizer que os dois componentes estão presentes, com maior ou menor intensidade, dependendo do produto em particular. Entretanto existe uma metodologia específica que divide o processo criativo em etapas. De acordo com esse processo, marque a alternativa correta: