Com base no texto a seguir e considerando a negociação como uma das possibilidades de resolução dos conflitos nas organizações, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. A repartição dos recursos financeiros entre os diferentes centros de ensino de uma universidade federal é discutida e negociada em uma reunião com os diretores de cada centro. Nessa reunião, cada diretor expõe suas demandas e, com base nisso, a administração central decide a repartição dos recursos, que são repassados anualmente pelo governo federal. ( )A repartição mencionada no texto envolve uma negociação distributiva. ( )A repartição mencionada no texto envolve uma negociação integrativa. ( )A negociação mencionada no texto é do tipo ganha-ganha. ( )Em uma negociação desse tipo, é comum que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas.
Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item
Um líder de estilo democrático comporta‐se de forma atuante, definindo objetivos e orientando as decisões a serem tomadas.
A tomada de decisão é a função de política pública em que se decide tomar um curso de ação (ou não ação) para tratar de um problema de políticas. Cientistas de políticas públicas usam uma variedade de modelos para capturar a dinâmica da tomada de decisão de políticas públicas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisão, ou processo decisório, é a sequência de etapas que vai de uma situação até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. O processo decisório compreende a aplicação de diferentes modelos de tomada de decisão. Em relação a esses modelos, analise as proposições abaixo.
1) O modelo racional é o mais sistematizado e estruturado entre todos, pois pressupõe regras e procedimentos pré-definidos, que devem ser seguidos para que se possa atingir um bom resultado.
2) O modelo processual elucida as fases e os ciclos que subsidiam as atividades decisórias, aparentemente complexas e dinâmicas.
3) No modelo anárquico, tanto os objetivos quanto os procedimentos são ambíguos. Não há clareza em relação aos problemas e às decisões.
4) O modelo político foi inicialmente desenvolvido por Allison (1971), que afirma que a decisão está intimamente relacionada ao poder que cada indivíduo possui e como essa rede de relacionamento se desenha no âmbito organizacional.
Estão corretas:
No que se refere ao processo decisório, julgue o item
Dependendo da natureza da situação, o administrador deve usar tipos de decisões gerenciais diferentes. As decisões não programadas correspondem às soluções gerais para resolver situações desestruturadas e muito frequentes.
Uma organização está considerando, em suas estratégias, a construção de uma nova unidade de produção. As previsões são de 40% de aumento da demanda pelos produtos da empresa, de 30% de manutenção do nível de demanda e de 20% de redução da demanda. Para auxiliar o processo decisório, foi desenhada a árvore de decisão apresentada abaixo. Os resultados projetados (lucros líquidos ou prejuízos) são os apontados na figura a seguir.

Considere que as opções são apenas as apontadas na árvore de decisão. A organização quer tomar a decisão pelo critério do maior valor esperado.
Por esse critério, a melhor decisão a tomar e o valor esperado dela são, respectivamente:
Direção é liderar, coordenar, comandar e dirigir pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a área de estudos que tem sido usada na administração para analisar o ambiente externo e é utilizada no processo decisório em vários campos do conhecimento.
No que se refere ao processo decisório, julgue o item
Durante o desenvolvimento de alternativas, no processo decisório, a “tempestade de ideias”, do inglês brainstorming, não se constitui como uma ferramenta viável para estimular a criatividade.
A Matriz GUT, desenvolvida a partir dos estudos de Kepner e Tregoe, especialistas na resolução de questões organizacionais,
O processo decisório organizacional é influenciado pelas características individuais dos decisores, que têm diferentes estilos de decisão.
Administradores que privilegiam decisões técnicas e racionais, com base em dados objetivos e muitas informações, considerando múltiplas alternativas e buscando soluções complexas para os problemas, são decisores de estilo:
A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item
De acordo com o princípio da tomada de decisão com base em evidência, as decisões com base empírica são mais propensas a produzir resultados desejados.
A ferramenta de gestão que serve para definir, com clareza, determinado problema e que se embasa nas respostas às perguntas “o quê?”, “por quê?”, “quem?”, “onde?”, “quando?”, “como?” e “quanto?” denomina-se
Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. A classificação do processo decisório segundo o estímulo abrange as categorias pessoais, grupais e organizacionais.
Uma grande organização tem passado por dificuldades financeiras, e, aparentemente, três de suas fábricas precisam ser fechadas e 3.000 empregados demitidos. A diretora de produção tem estudado alternativas de ação e desenvolveu dois planos, que apresentou à diretoria da empresa, da seguinte forma:
“Plano A: Este plano salvará uma das três fábricas e 1.000 empregos. Plano B: Este plano tem 1/3 de probabilidade de salvar todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 2/3 de probabilidade de não salvar nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano A.
Preocupada com a situação e buscando uma decisão consistente sobre que plano apresentar à presidência para avaliação, a diretora solicitou outra reunião e apresentou novamente os planos à diretoria. Dessa vez, a diretora apresentou os planos da seguinte forma:
“Plano A: Este plano resultará na perda de duas das três fábricas e 2.000 empregos.
Plano B: Este plano tem 2/3 de probabilidade de resultar na perda de todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 1/3 de probabilidade de não perder nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano B.
A situação ilustra a armadilha psicológica de decisão conhecida como:
A tomada de decisão constitui o núcleo da responsabilidade administrativa. Pode-se dizer que o processo decisório