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Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.

Os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações são considerados, pelas teorias de conteúdo, elementos essenciais da motivação, que a caracterizam como processo complexo e dinâmico.

Julgue os itens a seguir, relativos à evolução da administração e ao processo administrativo.

Um gerente que adota um estilo de liderança liberal enfatiza as tarefas e a forma de obtenção dos resultados por intermédio de sua equipe.

Uma empresa do setor elétrico foi constituída por seu sócio-fundador em 1954 que, no ano passado, se retirou da empresa e deixou como seu substituto o neto, que é formado em Administração de Empresas. Porém, antes de se retirar da organização, solicitou a um consultor que fizesse um levantamento das características de sua empresa. Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:

Algumas teorias tentam explicar o conteúdo da motivação, dentre elas a Teoria das Necessidades, ou Teoria de Maslow.

Sobre essa teoria, assinale a alternativa incorreta.

A teoria da motivação apresentada por Maslow indica necessidades humanas que estão organizadas e dispostas em uma hierarquia de importância e de influenciação.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente as necessidades, na ordem em que devem ser satisfeitas.

No que se refere à estrutura, tipos de departamentalização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

A organização do trabalho e dos funcionários em áreas de especialização distintas facilita a cooperação interdepartamental, na medida que induz a colaboração entre especialistas e a coordenação de seus esforços para melhor desempenho.

Considere:


O clima organizacional favorável não pode aumentar a eficiência produtiva de uma empresa


PORQUE


o clima é afetado por fatores internos e externos que ocorrem no contexto socioeconômico e político como também, na vida particular dos funcionários.


Diante das afirmações acima,

Uma organização de aprendizagem tem a capacidade de criar, adquirir e transmitir conhecimento. Ela modifca o seu comportamento em resposta aos novos conhecimentos adquiridos. Sobre o tema cultura organizacional e aprendizagem nas empresas, assinale a alternativa correta.

Considere as asserções abaixo.


A noção de cultura organizacional refere-se ao modo como os componentes de uma organização devem se relacionar entre si e com o ambiente externo;


PORQUE


a cultura organizacional compõe um conjunto de normas externamente impostas, que é utilizado pelos diversos atores empresariais como norteador de seus modos de perceber, pensar e agir dentro da empresa e em suas interações com o mundo externo.


É correto afirmar que

Em alguns tipos de conflitos, as pessoas necessitam de coerência e senso lógico para atingir uma sensação de bem-estar e harmonia umas com as outras. Quando um conflito se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas, denomina-se conflito

O indivíduo, o grupo, a organização e a comunidade são sistemas dinâmicos e vivos de adaptação, ajustamento e reorganização, como condição básica de sua sobrevivência em um ambiente de mudança.

(Chiavenato, 2009).

Considerando o conceito apresentado, NÃO corresponde a um tipo de mudança nas organizações:

Marque a alternativa que NÃO indica uma das origens da Teoria Comportamental da Administração:

Com relação à gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

A gestão da qualidade nas organizações implica mudanças culturais, estratégicas e técnicas importantes na organização, independentemente da participação ativa de seus colaboradores e dos gestores envolvidos.

No que se refere à estrutura, tipos de departamentalização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

Considerando os níveis de manifestação da cultura organizacional, os rituais encontram-se em nível mais profundo que os valores e representam certos gestos, palavras, cerimônias sociais e figuras facilmente reconhecidos pelos membros da organização.

"Os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com certos preceitos que consideram legítimos e dos quais deriva o comando."

O fragmento acima apresenta o conceito de

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