Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.
Nem todo chefe pode ser considerado um líder, assim como nem todo líder pode ser visto como um chefe.
Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.
A liderança não está associada a estímulos e incentivos que possam provocar motivação nas pessoas para a realização da missão e dos objetivos organizacionais, visto que tal função é uma atribuição da chefia dos indivíduos.
Para Spector (2007) a motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Sobre motivação, é correto afirmar:
A estratégia para a administração dos conflitos na empresa, que pode ser adotada por cada uma das partes litigantes, e se caracteriza pela recusa em assumir um papel ativo nos procedimentos de resolução das divergências, é denominada
Teóricos contemporâneos da Administração admitem que o conflito dentro da empresa nem sempre é ruim, pois os conflitos podem
Sobre o conceito de "Clima Organizacional" é INCORRETO afirmar:
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos.
Os quatro pilares fundamentais da gestão de processo de negócio (business process management) são: valores, crenças, liderança e cultura.
Uma das conhecidas teorias sobre liderança, desenvolvida por Robert House, é a Teoria Caminho-meta ou Caminhoobjetivo. A principal ideia dessa teoria é de que o líder será aceito pelos liderados quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. House destacou quatro comportamentos de liderança, entre os quais NÃO se inclui:
A pessoa que exerce influência sobre outra pessoa ajudando-a a desenvolver-se em sua carreira, ser competente, melhorar seu desempenho, sistematizar suas ideias, construir caráter sólido, exercer liderança, comprometer-se com a empresa, estabelecer relações interpessoais duradouras, ser ética e expandir sua visão de mundo com o propósito organizacional de provocar mudanças em seu pessoal é chamada de
Na avaliação de desempenho de pessoal, as decisões do avaliador sobre o desempenho de seus subordinados decorrem muitas vezes de interpretação. Na maioria de suas decisões, os avaliadores estão razoavelmente cientes dos conceitos que utilizam para interpretação dos fatos. Uma interpretação errada pode causar consequências desagradáveis para a Organização e, principalmente, para o funcionário. Além, do risco que o mau avaliador traz para o sistema, há outros problemas que não podem ser esquecidos. Um deles é _________________________________ , que consiste em inferir qualidade positivas ou negativas a partir de uma outra que seja considerada bem representativa. Por exemplo, julgar que um funcionário tem bom desempenho apenas por ser assíduo; se é assíduo e tem bom desempenho então deve ter boa relação interpessoal e assim por diante.
Qual das opções completa corretamente a frase?
A respeito do conceito de “motivação” seguem cinco afirmações que deverão ser identificadas como verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. A motivação é um processo endógeno nos indivíduos.
II. Toda liderança é transacional, isto é, sempre há um processo de troca entre líder e liderado.
III. Acredita-se que a motivação pode ter conteúdos (causas) diversos, como o ganho material, o reconhecimento social e a realização pessoal.
IV. Não há indícios de ligação entre a motivação e as necessidades humanas.
V. Segundo a teoria de Herzberg, a atuação de um líder pode afetar apenas os fatores motivacionais, mas não os fatores higiênicos.
A alternativa que apresenta a sequência correta sobre as afirmações é
Classifica-se como o equilíbrio das ações e atitudes de um indivíduo. Por meio dele(a), aprende-se a manter o autocontrole, identificando com ponderação e justiça as diversas situações ocorridas no seu dia a dia. Trata-se da( o):
A respeito da Gestão de Conflitos nas organizações,considere:
I. Há três condições básicas para que ocorra o conflito: a dependência mútua, a indeterminação de poder e a divergência.
II. O conflito pode gerar um aumento das percepções negativas de membros de um grupo em relação a outros grupos, o que gera um incremento na comunicação intergrupal.
III. Disputas, entre departamentos de uma mesma empresa, pela alocação de recursos, são uma fonte comum de conflitos.
IV. Conflitos intergrupais podem suscitar aumento da coesão do grupo.
V. Na tentativa de se administrar interesses divergentes, a barganha e a negociação mediada, entre as partes em litígio, têm pouca importância.
Está correto o que consta APENAS em
Característica que NÃO faz parte de um processo de negociação:
Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E),
julgue os itens que se seguem.
Os processos de TD&E caracterizam as ações organizacionais que utilizam a tecnologia instrucional para a promoção do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes nas organizações.