No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional,
apontam-se variáveis dependentes e independentes.
As variáveis dependentes são os fatores-chave
que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por
outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente,
enfatizam como variáveis dependentes
Julgue os itens seguintes, a respeito de gestão de pessoas.
A escassez de recursos no setor público tende a conferir
importância ao papel do líder na motivação do servidor.
Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.
Comportamentos assertivos no trabalho geram interações saudáveis entre as pessoas e criam um clima de satisfação e confiança, uma vez que, assim, as pessoas comunicam seus sentimentos e pensamentos sem que haja conflito ou retaliação.
Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.
Mudanças organizacionais frequentemente geram insegurança nas pessoas. Se as organizações comunicam constantemente seus objetivos e agem de modo transparente e coerente, os conflitos e medos tendem a ser minimizados.
O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo.
I - A Teoria da Equidade, de Victor Vroom, propõe que as pessoas se esforçam para alcançar resultados ou recompensas, que para elas são importantes.
II - A Teoria das Necessidades estabelece que as necessidades humanas dividem-se em dois grandes grupos: as necessidades básicas ou primárias e as necessidades adquiridas ou secundárias.
III - A Teoria dos Dois Fatores (higiênicos e motivacionais), de Frederick Herzberg, explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação.
IV - A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, afirma que uma necessidade satisfeita não pode ser mais usada como motivador primordial de comportamento humano.
V - Os Fatores Higiênicos, da Teoria dos Dois Fatores, incluem o exercício de responsabilidade no cargo, o reconhecimento pelo trabalho bem feito, o salário e as condições físicas e de segurança no trabalho.
Estão corretas as afirmativas
Públicos diferentes de uma empresa necessitam de atuações distintas da comunicação.
Elas precisam, no entanto, ter um ponto em comum, a que se dá o nome de comunicação
No processo de seleção de pessoal, a entrevista favorece a identificação dos melhores perfis de candidatos, por permitir o acesso a elementos importantes do comportamento no trabalho.
Essa ferramenta de seleção apresenta validade
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
Segundo os princípios da Teoria X de McGregor, na gestão de pessoas, o potencial humano é considerado algo de difícil realização nas organizações.
Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.
O fato de uma pessoa reconhecer que seu trabalho tem variedade, identidade e significado é suficiente para que ela tenha elevado potencial motivador para a realização da função, do cargo ou da atividade.
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de características do desenvolvimento organizacional.
Quanto à administração de recursos humanos ou gestão de pessoas, assinale a alternativa correta.
De acordo com a hierarquia de necessidades proposta por Maslow, uma pessoa que trabalha com empenho para conseguir de seu chefe imediato reconhecimento e autonomia é motivada por necessidades
Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.
As relações de reciprocidade entre pessoas e organizações ocorrem quando as pessoas tomam consciência de seus deveres para com as organizações e quando estas percebem suas obrigações para com as pessoas.
A cultura de uma organização está representada pelos padrões de comportamento, hábitos, tradições e relacionamentos compartilhados entre seus membros. Existem vários elementos que compõem a cultura organizacional, condicionando e, de certa forma, direcionando o desempenho das pessoas. Um desses elementos e sua respectiva descrição estão apresentados em:
Um líder que exerce influência sobre seus subordinados, motivando-os a realizar o trabalho em função de sua autoridade em puni-los ou recomendar-lhes punição, utiliza como base de poder a