Pode-se afirmar sobre a avaliação escolar numa perspectiva progressista, EXCETO:
Leia com atenção:
I. O conceito de aprender a aprender continua, na essência, sendo o mesmo proposto pela Escola Nova, nos anos 1920.
II. Uma situação-problema se define sempre em relação ao aprendiz.
III. O professor que pretenda qualificar-se melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma postura investigativa.
Em consonância com o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, está correto o que se afirma em:
No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, assinale a alternativa correta:
“A escrita é, ates de mais nada, um aprendizado motor".
Com base na afirmação acima, análise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O controle da velocidade e a manutenção de sua constância serão obtidos por exercícios em séries crescentes e decrescentes. O trabalho conhecido como “controle tônico" assume igualmente uma enorme relevância.
II – O ritmo do traçado e sua orientação da esquerda para a direita serão melhorados pelos exercícios gráficos baseados nas formas da pré-escrita.
III – Antes que a criança aprenda a ler, ou seja, antes de sua entrada no curso preparatório, o trabalho psicomotor terá como objetivo lhe proporcionar uma motricidade espontânea, coordenada e rítmica, que será o melhor aval para evitar os problemas de disgrafia.
“O processo de aprendizagem não responde necessariamente ao processo de ensino, como tantos imaginam. Isto é, não há um processo único de ensino-aprendizagem, como muitas vezes se fomenta, mas, sim, dois processos distintos: o de aprendizagem, desenvolvido pelo aluno, e o de ensino, desenvolvido pelo professor" (Weisz e Sanchez).
Ao se analisar a lição acima, pode-se afirmar o seguinte:
Conforme o entendimento de LUCKESI, Cipriano assinale a alternativa CORRETA.
A avaliação da aprendizagem compreende um processo continuo, avaliação do aproveitamento escolar, praticada como atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos visa, EXCETO:
Sobre a palavra autonomia na educação é CORRETO afirmar que:
Sobre a linguagem e a alfabetização no ensino fundamental é correto dizer que:
Sobre alfabetização e letramento escolha a opção que melhor preencha os espaços:
Ser alfabetizado corresponde ao saber ______________, ao fato de ter aprendido o funcionamento do _______________. Desse modo, a pessoa ____________, consegue registrar graficamente com combinação de letras e ____________. Já a pessoa ____________ vive a condição ou estado de quem, além de saber ___________, faz uso da leitura e da escrita, envolvendo-se nas ______________ da leitura e da escrita.
Segundo Zabala, para facilitar a aprendizagem dos alunos, há necessidade de relações interativas. Deduz-se com isso uma série de funções dos professores, a partir do próprio planejamento. Podem ser caracterizadas, entre tantas funções, as ações descritas nos itens a seguir: a) Planejar a ação docente de uma maneira suficientemente flexível, para permitir a adaptação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino aprendizagem. b) Contar com as contribuições e conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização. c) Ajudar os alunos a encontrar sentido no que estão fazendo, para que conheçam o que têm que fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo. d) Oferecer ajudas adequadas no processo de construção do aluno, para os progressos que experimenta e para enfrentar os obstáculos com os quais se depara. Diante disso, assinale a alternativa correta.
A aprendizagem escolar é uma atividade planejada, intencional e dirigida, e não algo casual e espontâneo. Aprendizagem e ensino formam uma unidade, mas não são atividades que se confundem uma com a outra. A atividade cognoscitiva do aluno é a base e o fundamento do ensino, e este dá a direção e perspectiva àquela atividade por meio dos conteúdos, problemas, métodos, procedimentos organizados pelo professor em situações didáticas específicas.
Considerando o disposto acima, analise as afirmações a seguir, indicando-as como certas (C) ou erradas (E). Após, marque a alternativa que apresenta a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) Todo conhecimento se baseia nos dados da realidade, que são o seu conteúdo, mas a apreensão dos dados da realidade requer ações mentais.
( ) A ideia de progressividade no desenvolvimento escolar não se aplica à organização das aulas.
( ) Na aprendizagem escolar há influência de fatores afetivos e sociais.
A abordagem do ensino por competências demanda, aos professores, exigências tais como: I. Trabalhar regularmente por problemas. II. Dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar. III. Implementar e explicitar um novo contrato didático. Conforme a proposição acima:
O método de ensino propicia a descoberta das relações entre os conteúdos que os alunos estudam, estabelecendo relações entre:
Na aprendizagem de certo conceito ou procedimento, é fundamental haver um contexto significativo para os alunos, não necessariamente do cotidiano, mas também de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática. No entanto, é necessário que eles desenvolvam: