A AI é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos. Com base nesse conceito é necessário que a escola crie:
No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.
A habilidade de compreensão do outro é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
Chiavenato (1999) chama de instrutor e aprendiz a relação que se dá no treinamento, uma vez que este faz parte do desenvolvimento das pessoas. Para o instrutor, são apresentadas algumas qualidades pessoais, EXCETO:
O ato de avaliar está presente em todos os momentos da vida humana. No entanto, a avaliação só encontra sentido no processo amplo da educação quando é pensada, planejada e executada, com o objetivo de auxiliar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a aprender mais e melhor, a reorientar seus caminhos, suas formas de estudar e de lidar como os conhecimentos.
Em relação ao processo de avaliação, analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) O processo de avaliação da aprendizagem tem de refletir não apenas o exame dos conteúdos trabalhados, mas aspectos mais abrangentes, ligados à formação do cidadão.
( ) A avaliação se transforma em dinâmica que orienta a prática, percorrendo como fio condutor e propulsor dos momentos de interação entre os envolvidos no ato de ensinar.
( ) A avaliação implica a existência de um processo anterior e de um produto, um resultado que, dialeticamente, encaminha a pessoa para novos procedimentos.
( ) A avaliação do bom profissional independe das condições e dos critérios específicos que transcendem o próprio julgamento da pessoa envolvida.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A aprendizagem é um processo pelo qual o indivíduo adquire conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, por meio do estudo, do ensino ou da experiência, podendo ocorrer por métodos formais e informais, durante a execução do próprio trabalho, em contato com outras pessoas de forma geral. Esse processo é muito importante tanto para o funcionário quanto para a organização. Os programas de treinamento, alinhados às estratégias da empresa, constitui uma etapa importante para que a aprendizagem ocorra de forma eficiente e eficaz, tendo como principal objetivo proporcionar o aprendizado e a conquista da qualidade dentro da organização.
São vantagens do treinamento e desenvolvimento para as organizações, EXCETO:
O conhecimento geral da aprendizagem adquire características determinadas, segundo as diferenças tipológicas de cada um dos diversos tipos de conteúdo.
A opção que apresenta corretamente as tipologias dos conteúdos de aprendizagem que servem para identificar com mais precisão as intenções educativas é:
Julgue o item seguinte, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica.
A avaliação somativa é pontual, tem caráter institucional e permite classificar o processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação em sala de aula é considerada como um processo sistemático de acompanhamento da evolução:
1) social.
2) afetiva.
3) cognitiva.
4) psicomotora.
Está(ão) correta(s), apenas:
O critério estruturante do instrumento de avaliação que discute tanto a sua efetivação quanto se o instrumento utilizado está coerente com o planejamento é denominado de:
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item, com relação ao uso da resolução de problemas nas atividades avaliativas.
Trata-se de um método rápido, que abrange uma parte substancial do conteúdo a ser avaliado em relativamente pouco tempo.
Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.
Uma das maneiras de superar a cultura do vale nota existente entre os alunos é valorizar o processo de aprendizagem, sem enfoque apenas no resultado quantitativo.
Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.
A adoção de recursos didáticos pelo professor de maneira espontânea e algumas vezes até improvisada é essencial para melhorar a abordagem do conteúdo pelo público-alvo, o que garante a eficiência desse método no processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem sinaliza a necessidade do professor oferecer oportunidades para a criança, por meio de diferentes situações, linguagens e, principalmente, das intervenções que realiza durante os processos experiência dos pelo estudante. Sobre a avaliação é INCORRETO afirmar:
Jussara Hoffmann afirma que a avaliação mediadora é uma proposta distinta das propostas tradicionais que são desenvolvidas na relação entre professor e aluno, já que através da interação e do diálogo entre os mesmos cria um ambiente benéfico para o aprendizado, assim muitos aspectos antes considerados negativos, agora são considerados fundamentais para o aprendizado como, por exemplo:
“Neste ciclo, os alunos devem ser estimulados a aperfeiçoar seus procedimentos de cálculo aritmético, seja ele exato ou aproximado, mental ou escrito, desenvolvido a partir de procedimentos não-convencionais ou convencionais, com ou sem uso de calculadoras. Certamente, eles ainda não têm domínio total de algumas técnicas operatórias, como da multiplicação e da divisão envolvendo números naturais, compostos de várias ordens, ou aquelas com números decimais, e isso precisa ser trabalhado sistematicamente. O importante é superar a mera memorização de regras e de algoritmos (divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima, inverte a segunda e multiplica) e os procedimentos mecânicos que limitam, de forma desastrosa, o ensino tradicional do cálculo." (Caderno de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais)
As funções citadas acima são correspondentes ao ciclo: