Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 579 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo Felipe e Monteiro (2007), em Libras há 64 configurações de mãos. Estas podem ser definidas como a forma que a mão assume na produção dos sinais que “’podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas realizadas pela mão dominante (mão direita para os destros) ou pelas duas mãos do emissor”. Assinale a opção que corresponde aos sinais realizados com a mesma configuração de mãos apresentada a seguir:

“[...] refere-se à avaliação da aprendizagem ou do desempenho de alunos (ou de profissionais) e à avaliação de currículos. Concentra-se no processo ensino-aprendizagem e nos fatores que interferem em seu desenvolvimento". (Progestão: como desenvolver a avaliação institucional da escola?, p. 20).

Qual é o tipo de avaliação que a definição se refere?

O uso de métodos avaliativos é importante ao longo do processo de aprendizagem, porém alguns métodos são mais eficientes, melhores e mais indicados aos períodos iniciais de ensino. Pensando assim, é correto afirmar que a avaliação somativa na educação infantil é:

Enquanto parte do fio-condutor formador e eficiente para o trabalho pedagógico, a linguagem, enquanto eixo da aprendizagem na educação infantil, implica que sejam necessárias certas abordagens para o desenvolvimento de tais capacidades exigidas, ou seja:

Analise as alternativas e assinale a resposta incorreta em relação aos autores e suas concepções e teorias:

Julgue as seguintes afirmativas sobre o relacionamento do inspetor com os alunos:

I. Deve-se tratar os educandos com respeito e dentro das normas estabelecidas na escola.

II. O inspetor deve ser responsável e definir e monitorar as fronteiras entre as relações de trabalho e amizade com os educandos.

III. As necessidades e interesses dos educandos devem ser devidamente conhecidas e respeitadas em todos os aspectos característicos de sua faixa etária.

IV. Não deve ser utilizada nenhuma forma de punição corporal sobre o educando.

São CORRETAS:

“A aprendizagem da Arte é obrigatória pela Lei de Diretrizes e Bases - LDB – no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no entanto, essa obrigatoriedade não é suficiente para garantir a existência da Arte no currículo. Somente a ação do professor pode torná-la essencial para favorecer o crescimento individual e o comportamento dos cidadãos. Ao Poder Público cabe propiciar meios para que os professores desenvolvam a capacidade de compreender, e conceber a Arte. A falta de um aprofundamento dos professores de Ensino Fundamental e Médio pode retardar a Nova Arte. A Arte-Educação tem sua missão de favorecer o conhecimento das diversas formas de Arte." (BARBOSA, Ana Mae. Inquietação e mudanças no ensino da arte).

A Arte-Educação mudou nos seguintes aspectos:

I. Maior compromisso com a cultura e com a história.

II. Ênfase, especificamente, na leitura de obras.

III. Influir positivamente no desenvolvimento cultural dos estudantes pelo ensino-aprendizagem da Arte.

Segundo a autora, as alternativas incorretas são:

Leia a tirinha abaixo e responda.

A concepção de avaliação abordada na tirinha é baseada:

A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Dentro desse processo defina avaliação formativa:

A avaliação é meio de aprendizagem que tem como função auxiliar e orientar o professor sobre as capacidades e competências na compreensão dos saberes escolares. Os resultados destas avaliações devem possibilitar ao professor:

A função da avaliação que se refere a seu papel no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar é a:

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos: DSM-5 / American Psychiatric Association, a deficiência intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios:

O processo de significação se dá da Língua de Sinais para a Língua Portuguesa escrita ao invés de ser da Língua Portuguesa oral para a Língua Portuguesa escrita. Certamente, nos dois casos são necessários ajustes às diferenças e às peculiaridades estruturais de cada uma dessas modalidades (oral x escrita e gestual x escrita). Entretanto, no caso dos surdos, essas diferenças se acentuam, pois não se restringem apenas à modalidade da língua e, sim, à própria língua. Conceituam e comunicam-se em uma língua, mas irão se alfabetizar em outra, diferentes uma da outra:

A melhor maneira de incluir as crianças no grupo é fazendo com que elas sintam-se acolhidas na turma e/ou grupos de atividades desenvolvidas na sala de aula. Embora cada criança seja única, é importante que todas aprendam a respeitar a sua própria singularidade e também a do outro. Uma educação inclusiva deve caminhar por entre princípios:

Conforme Schirmer et ai..," é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e, consequentemente, promover vida independente e inclusão". Trata-se da:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282