Quando é ministrada a atividade denominada “desafio dos lenços”, o(a)s aluno(a)s são estimulados a jogar lenços para o alto e pegá-los antes que caiam no chão. A complexidade vai sendo aumentada com exigências como, antes de o lenço cair, bater uma palma, dar uma volta, se agachar, entre outras. Ligado a uma modalidade circense, o malabarismo, o desafio dos lenços é uma atividade adequada para o ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental porque:
A aptidão física relacionada à saúde é formada pelos seguintes componentes:
De acordo com Gallahue, há uma variedade de esquemas para se classificar as habilidades de movimento. Com base em seus aspectos temporais, o movimento também pode ser classificado como discreto, em série ou contínuo. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
As zonas de percepção do esforço na escala de Borg (6-20) e de frequência cardíaca que caracterizam um exercício aeróbio moderado para essa gestante estão, respectivamente, entre
Afirma-se: I- No que compete ao campo da promoção da atividade física, apesar de suas ações visarem modificar o com-portamento de base populacional, pouco progresso tem sido documentado. pois II- Em geral, os esforços, no campo da promoção da atividade física, concentram-se nos comportamentos indi-viduais. Isto posto, é correto afirmar que:
O aquecimento é o exercício feito antes do exercício principal. É um ato de preparação tanto físico como mental, preparando com segurança o corpo para o aumento da demanda de exercício de forma gradual. Com relação ao aquecimento, assinale a alternativa incorreta.
Um programa de ginástica laboral (GL) se caracteriza por um conjunto de exercícios físicos e ações educativas realizadas no local de trabalho, visando prevenir e/ou minimizar as doenças ocupacionais (LER/DORT) e, assim, melhorar as condições de saúde do trabalhador na instituição. Dentro das cinco classificações estruturantes da GL, a ginástica compensatória tem como objetivo principal:
O método de ginástica de grande aceitação na atualidade, criado em 1920 por Joseph Hubertus Pilates, se caracteriza por modelo de condicionamento físico e mental, constituído através de um conjunto de exercícios que atuam visando trabalhar o corpo de forma global. Seu objetivo principal é
Por Cultura de Movimento, Melo e Dias (2010), compreende-se a conceituação integral de objetivações culturais, no qual o movimento humano não se restringe ao deslocamento do corpo no espaço, mas é também visto como:
O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
De acordo com o Coletivo de Autores (1993), o conteúdo “ginástica” permite ao aluno:
O professor de educação física deve ter quase os
mesmos conhecimentos que o higienista, não bastando ser
um pedagogo, mas sendo mister que seja um médico, não
bastando que a sua competência se estenda aos mais sólidos
conhecimentos didáticos, mas importando vitalmente que a
sua propedêutica abranja noções seguras de higiene e
anatomofisiologia porque na sua fórmula precisa a educação
física é higiene e higiene é medicina.
C. L. Soares. Raízes europeias e Brasil.
Campinas: Autores Associados, 1998.
Acerca da compreensão do pensamento médico-higienista no
início do século XX, da formação do professor de educação
física e da entrada da educação física na escola brasileira,
julgue os itens a seguir.
É possível perceber que, para Azevedo, ao se referir à
Tissé, a formação do professor de educação física deve
basear-se em um referencial teórico oriundo das ciências
biológicas.
A intervenção do professor de educação física na escola precisa preservar a diversidade cultural brasileira expressa de maneira distinta de acordo com as regiões do País.
Leia o texto a seguir
Para estes autores, as consequências da EEP são: