Uma equipe é um conjunto de participantes que deve ser
capaz de contribuir com capacidades e competências
diferentes, e que levem ao alcance dos objetivos. Sobre
o tema, analise as sentenças abaixo, atribua valores
verdadeiro (V ) ou falso (F ), e assinale a alternativa que
representa a seqüência correta:
( ) Equipes bem sucedidas devem, entre outros pontos,
apresentar algumas características, como: compromisso
com os objetivos, consenso na tomada de decisões,
comunicação eficaz.
( ) Equipes eficazes requerem uma definição clara da
filosofia e da missão da empresa, uma estrutura
organizacional flexível e participativa, sistemas
organizacionais adequados e políticas organizacionais
que permitam o comprometimento das pessoas, e o
treinamento das habilidades técnicas e interpessoais.
( )Cada membro da equipe é responsável somente pelo
seu trabalho. A responsabilidade do bom trabalho
da equipe, nunca inclui a co-responsabilidade sobre
o trabalho do colega, mesmo que isso interfira nos
resultados como um todo.
Nas últimas décadas, muitas instituições vêm dando importância
à pesquisa de clima organizacional, que dentre
os seus principais objetivos NÃO se enquadra:
*De acordo com os fundamentos da organização segundo Chiavenato, responda à questão.
É correto afirmar que
Considere os aspectos abordados na citação abaixo acerca da visão do indivíduo nas organizações.
Pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contexto e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.
(DAVEL e VERGARA, 2009, p.31).
Essa visão está associada ao conceito de gestão
A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. É resultante de um aprendizado por condicionamento social. Ela é construída ao longo do tempo. Em termos empresariais, a cultura também é expressa na maneira como as coisas são feitas, como a empresa está estruturada, etc. Dessa forma, a cultura organizacional cria o(a)
A cultura de uma organização está representada pelos padrões de comportamento, hábitos, tradições e relacionamentos compartilhados entre seus membros. Existem vários elementos que compõem a cultura organizacional, condicionando e, de certa forma, direcionando o desempenho das pessoas. Um desses elementos e sua respectiva descrição estão apresentados em:
Vários teóricos dedicaram-se ao estudo das organizações com ênfase no ambiente. Alguns estudaram as condições
sociais que afetam as taxas de surgimento, manutenção e desaparecimento de populações organizacionais. Marque a
alternativa que aponta um teórico expoente da ecologia das organizações.
Uma empresa do setor elétrico foi constituída por seu sócio-fundador em 1954 que, no ano passado, se retirou da empresa e deixou como seu substituto o neto, que é formado em Administração de Empresas. Porém, antes de se retirar da organização, solicitou a um consultor que fizesse um levantamento das características de sua empresa. Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:
Na qualidade de sistemas abertos, as organizações possuem
algumas características, como, por exemplo, a homeostasia.
Assinale a opção que apresenta a definição correta dessa
característica.
O conceito de competência emerge na literatura francesa na década de 1990, tendo como um dos principais autores Philippe Zarifian, que contribui para o enriquecimento da discussão conceitual e empírica sobre o tema, por meio de novos enfoques e perspectivas. Zarifian (1999) apud Fleury (2002) considera que uma organização possui competências que a diferenciam.
Considerando isso, relacione a primeira coluna, composta pelos tipos de competência organizacional, com a segunda, em que se apresentam as características de cada tipo de competência.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos.
Os quatro pilares fundamentais da gestão de processo de negócio (business process management) são: valores, crenças, liderança e cultura.
As ações desempenhadas pelas organizações causam
impactos não apenas aos acionistas e clientes, mas
também aos consumidores, funcionários, fornecedores,
reguladores, legisladores, ativistas, comunidades.
O Performance Prism foi desenvolvido dando-se
ênfase na importância dos stakeholders no ambiente
organizacional. Sobre o tema, leia as sentenças e
assinale a alternativa correta:
I. O Performance Prism é um sistema de medição de
desempenho baseado em 5 perspectivas (faces do
prisma): Satisfação dos Stakeholders; Estratégias,
Processos, Capacidades e Contribuição dos
Stakeholders.
II. O Performance Prism não resolve todos os problemas
de medição de desempenho, entretanto, fornece uma
estrutura consistente e detalhada dirigida aos problemas
reais e aos desafios práticos de como gerenciar o
desempenho organizacional.
III. A contribuição dos stakeholders é a última etapa do
sistema. O sistema reconhece que a organização deve
gerar retorno para os stakeholders de forma unilateral.
Não há reciprocidade entre estas duas perspectivas.
O desempenho duradouro para a organização, é
suportado pelas estratégias, processos e capacidades.
Em sua Teoria das Necessidades Humanas, Abraham Maslow afirma que
É a técnica de administrar conflitos organizacionais que enfatiza alcançar a harmonia entre os contendores, inclui tratamento superficial do problema, rejeição de sua importância para a organização ou até mesmo de sua existência:
Sob a perspectiva do simbolismo organizacional, as organizações são culturas de constantes trocas de conhecimentos.