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Uma equipe é um conjunto de participantes que deve ser

capaz de contribuir com capacidades e competências

diferentes, e que levem ao alcance dos objetivos. Sobre

o tema, analise as sentenças abaixo, atribua valores

verdadeiro (V ) ou falso (F ), e assinale a alternativa que

representa a seqüência correta:

( ) Equipes bem sucedidas devem, entre outros pontos,

apresentar algumas características, como: compromisso

com os objetivos, consenso na tomada de decisões,

comunicação eficaz.

( ) Equipes eficazes requerem uma definição clara da

filosofia e da missão da empresa, uma estrutura

organizacional flexível e participativa, sistemas

organizacionais adequados e políticas organizacionais

que permitam o comprometimento das pessoas, e o

treinamento das habilidades técnicas e interpessoais.

( )Cada membro da equipe é responsável somente pelo

seu trabalho. A responsabilidade do bom trabalho

da equipe, nunca inclui a co-responsabilidade sobre

o trabalho do colega, mesmo que isso interfira nos

resultados como um todo.

Nas últimas décadas, muitas instituições vêm dando importância

à pesquisa de clima organizacional, que dentre

os seus principais objetivos NÃO se enquadra:

*De acordo com os fundamentos da organização segundo Chiavenato, responda à questão.

É correto afirmar que

Considere os aspectos abordados na citação abaixo acerca da visão do indivíduo nas organizações.

Pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contexto e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.

(DAVEL e VERGARA, 2009, p.31).

Essa visão está associada ao conceito de gestão

A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. É resultante de um aprendizado por condicionamento social. Ela é construída ao longo do tempo. Em termos empresariais, a cultura também é expressa na maneira como as coisas são feitas, como a empresa está estruturada, etc. Dessa forma, a cultura organizacional cria o(a)

A cultura de uma organização está representada pelos padrões de comportamento, hábitos, tradições e relacionamentos compartilhados entre seus membros. Existem vários elementos que compõem a cultura organizacional, condicionando e, de certa forma, direcionando o desempenho das pessoas. Um desses elementos e sua respectiva descrição estão apresentados em:

Vários teóricos dedicaram-se ao estudo das organizações com ênfase no ambiente. Alguns estudaram as condições

sociais que afetam as taxas de surgimento, manutenção e desaparecimento de populações organizacionais. Marque a

alternativa que aponta um teórico expoente da ecologia das organizações.

Uma empresa do setor elétrico foi constituída por seu sócio-fundador em 1954 que, no ano passado, se retirou da empresa e deixou como seu substituto o neto, que é formado em Administração de Empresas. Porém, antes de se retirar da organização, solicitou a um consultor que fizesse um levantamento das características de sua empresa. Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:

Na qualidade de sistemas abertos, as organizações possuem

algumas características, como, por exemplo, a homeostasia.

Assinale a opção que apresenta a definição correta dessa

característica.

O conceito de competência emerge na literatura francesa na década de 1990, tendo como um dos principais autores Philippe Zarifian, que contribui para o enriquecimento da discussão conceitual e empírica sobre o tema, por meio de novos enfoques e perspectivas. Zarifian (1999) apud Fleury (2002) considera que uma organização possui competências que a diferenciam.

Considerando isso, relacione a primeira coluna, composta pelos tipos de competência organizacional, com a segunda, em que se apresentam as características de cada tipo de competência.

 

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos.


Os quatro pilares fundamentais da gestão de processo de negócio (business process management) são: valores, crenças, liderança e cultura.

As ações desempenhadas pelas organizações causam impactos não apenas aos acionistas e clientes, mas também aos consumidores, funcionários, fornecedores, reguladores, legisladores, ativistas, comunidades. O Performance Prism foi desenvolvido dando-se ênfase na importância dos stakeholders no ambiente organizacional. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. O Performance Prism é um sistema de medição de desempenho baseado em 5 perspectivas (faces do prisma): Satisfação dos Stakeholders; Estratégias, Processos, Capacidades e Contribuição dos Stakeholders.
II. O Performance Prism não resolve todos os problemas de medição de desempenho, entretanto, fornece uma estrutura consistente e detalhada dirigida aos problemas reais e aos desafios práticos de como gerenciar o desempenho organizacional.
III. A contribuição dos stakeholders é a última etapa do sistema. O sistema reconhece que a organização deve gerar retorno para os stakeholders de forma unilateral. Não há reciprocidade entre estas duas perspectivas.
O desempenho duradouro para a organização, é suportado pelas estratégias, processos e capacidades.

Em sua Teoria das Necessidades Humanas, Abraham Maslow afirma que

É a técnica de administrar conflitos organizacionais que enfatiza alcançar a harmonia entre os contendores, inclui tratamento superficial do problema, rejeição de sua importância para a organização ou até mesmo de sua existência:

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