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Sobre Gestão de Desempenho, assinale a opção que determina a metodologia, ou ferramenta, ideal para gestão e planejamento estratégico de uma organização.

Uma das principais pesquisas sobre o estilo

brasileiro de administrar foi feita por Betânia Barros

e Marcos Aurélio Prates, com dois mil e quinhentos

administradores. De acordo com os autores da

pesquisa, foram identificados nove traços culturais

que contribuem para o entendimento das práticas

administrativas brasileiras. Abaixo, estão elencados

cinco desses traços. Relacione as colunas e

assinale a alternativa que apresenta a correlação

correta entre elas.


As relações humanas no ambiente de trabalho afetam a produtividade de uma organização, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Os trabalhadores são seres sociais complexos, dotados de sentimentos, desejos e temores. Assinale a opção que NÃO caracteriza o conceito de homem social:

A XYZ é uma empresa do ramo de alimentos que atua há 40 anos na região Sul. A empresa conquistou posição sólida e imagem de qualidade e tradição no mercado regional. O presidente da XYZ planeja ampliar a área de atuação da empresa, construindo uma fábrica e distribuindo seus produtos também na região Sudeste. O presidente entende que esse movimento significa entrar em um ambiente mais competitivo e incerto, exigindo não só investimentos em infraestrutura, mas também “uma nova forma de fazer as coisas, uma nova atitude de todos que trabalham na empresa”. Para o presidente, “é preciso construir uma organização que nos permita aprender, para que possamos mudar e nos adaptar continuamente, respondendo aos desafios do ambiente”. Para tal, será necessário moldar uma cultura que se caracterize, entre outros aspectos, por:

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens

seguintes.

Os efeitos negativos da falta de autonomia, da baixa complexidade das tarefas e da pressão por resultados na produtividade dos funcionários podem ser corrigidos com a introdução de ações assistencialistas de qualidade de vida no trabalho, tais como ginásticas laborais, treinamentos psicoeducativos e programas de apoio psicossocial.

Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue

os itens subsequentes.

Como instrumento da gestão do desempenho individual, a elaboração e o monitoramento de planos de trabalho constituem técnicas de administração de conflitos, visto que demandam a proposição de metas compartilhadas pelos membros da equipe de trabalho e encontros regulares entre chefias e subordinados, respectivamente.

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos

de mudança organizacional.

O agente de mudança deve estar atento à cultura organizacional, considerada fator decisivo para o sucesso ou o fracasso de uma mudança na organização.

Ainda sobre o uso das metáforas no campo da Administração, o pensamento que representa as ações vistas como racionais, por um lado, pode comprovar-se explorador por outro lado. Esse pensamento caracteriza as organizações, que são vistas como:

Empresas, como a Nike, a Paco Rabanne, a Victoria's Secret, dentre outras multinacionais, mantêm internamente as suas atividades principais focadas no negócio (core business) e terceirizam outras funções, como vendas, fabricação, distribuição, etc., às quais estão, em geral, interligadas eletronicamente a um Escritório Central. Essa estrutura é denominada de

Em uma organização, existem vários fluxos

comunicativos. A comunicação que se processa entre

departamentos, seções, serviços, unidades de

negócios é denominada:

As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:

Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a

Teoria das Relações Humanas:


I. A experiência de Hawthorne realizada por

George Elton Mayo, na Western Electric

Company em Chicago, no período de 1927 à

1932 teve quatro fases.


II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o

melhor relacionamento entre o homem, o

trabalho e a empresa.


III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se

propagou a ideia de que os seres humanos,

enquanto operários, exerciam influência no

comportamento organizacional.


IV. A Teoria das Relações Humanas procurou

entender o comportamento do ambiente

organizacional. Assim, contribuindo para o

aumento da produtividade.


V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e

as empresas passaram a ser vistas como um

sistema organizacional.

A coesão de um grupo de trabalho depende de:


1) união.

2) sucesso.

3) heterogeneidade.

4) ameaças de agressão.

5) quantitativo grande de componentes.

Estão corretas, apenas:

No que se refere ao comportamento grupal e intergrupal em uma

organização, julgue os próximos itens.

A distribuição justa de recursos, o suporte gerencial e as retribuições organizacionais influenciam na percepção dos funcionários de que existe suporte organizacional, resultando na redução do absenteísmo e da intenção de abandonar a empresa e no aumento do desempenho, da satisfação e do comprometimento dos funcionários

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos

de mudança organizacional.

Ainda que exista o apoio da alta administração para a realização de processos inovadores, esse não é um fator considerado relevante na literatura para que uma mudança organizacional ocorra.

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