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A Teoria das Organizações muitas vezes se utiliza de metáforas para auxiliar a compreensão das organizações. Uma dessas metáforas explora a ideia de que “as organizações são culturas”. Essa metáfora deve ser interpretada como:
1) a organização busca melhorar sua capacidade de inteligência, desenvolvendo habilidades para realizar o processo de organização de maneira que promova a ação flexível e criativa.
2) a organização e o planejamento de organizações são realizados através de valores, crenças e outros padrões de significados compartilhados que orientam a vida organizacional.
3) a organização é vista como sistema de governo baseado em vários princípios políticos que legitimam diferentes tipos de regras.
4) a organização é compreendida a partir de suas necessidades organizacionais e das relações com o ambiente.
5) a organização é vista como lugar onde residem ideias, valores, normas, rituais e crenças.
Estão corretas, apenas:

A abordagem comportamental da administração representou uma corrente de pensamento fortemente influenciada pela psicologia (especialmente a corrente behaviorista), focada no desenvolvimento de teorias de motivação e de liderança e na proposição de práticas organizacionais voltadas para o alinhamento dos objetivos de realização e autodesenvolvimento humano aos objetivos organizacionais. Essa abordagem apoiavase em um conceito do ser humano como portador de autonomia de pensamento, de necessidades de desenvolvimento pessoal e de realização, para quem o trabalho é fornecedor de sentido para suas ações e medida de valor social. Esse conceito de ser humano é conhecido como homem:

A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização. A estrutura espelha, portanto, a distribuição de um conjunto de fatores necessários ao adequado funcionamento da organização, EXCETO a distribuição de:

“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.”
Na Departamentalização por produtos ou serviços, o agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Assinale a alternativa que não apresenta uma das vantagens desse tipo de departamentalização.

A cultura organizacional não é algo palpável que se possa tocar. Ela é percebida ou observada em si mesma, mas por meios de seus efeitos e consequências. Nesse sentido, lembra um iceberg. Na parte superior que está acima do nível da água estão aspectos visíveis e superficiais que se observam nas organizações e que são decorrentes de sua cultura. Na parte submersa estão os aspectos invisíveis e profundos, cuja observação ou percepção é mais difícil. Nessa parte estão as decorrências e aspectos psicológicos e sociológicos da cultura (CHIANENATO, 2005). Quando o autor menciona parte superior do iceberg, ele se refere a: I. estrutura organizacional; II. políticas e diretrizes de pessoal; III. padrões e influência do poder; IV. métodos e procedimentos do trabalho; V. percepções e atitudes das pessoas. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas

Em um departamento, os membros trabalham juntos, são

flexíveis, adaptam-se bem e fazem autocríticas e correções

necessárias. Essa descrição refere-se ao estágio

de desenvolvimento do grupo denominado:

Um jovem acaba de ser contratado para o cargo de analista de

marketing em um banco. Para facilitar sua integração e

aprendizado, o jovem gostaria de conhecer melhor a cultura do

banco. Para isso, ele poderia observar:


A prática de nepotismo, além de ser uma atitude antiética,

fere qual dos princípios explícitos da Administração Pública?

E qual é a restrição imposta por esse princípio?

Em relação a organizações e seus conceitos, julgue os itens subsequentes.

Por serem criadas e estruturadas mediante leis e decretos, estruturas organizacionais públicas são imunes à formação de organizações informais

Os autores que trabalham com inovação, desde Peter Drucker, descrevem–na como uma postura/filosofia que as empresas devem incorporar. NÃO pode ser considerada como uma postura para o verdadeiro sentido da inovação nos dias de hoje:

Comunicar é gerar uma ação em comum. Sobre algumas

ações e definições envolvidas em um processo

comunicativo eficiente e eficaz, analise as sentenças

abaixo, atribua valores verdadeiro (V ) ou falso (F ),

e assinale a alternativa que representa a seqüência

correta de cima para baixo:

( ) Fazer comunicação é comungar, partilhar, tornar comum

a outros: ideias, sentimentos, ações.

( ) Ofertar é outro ato básico da comunicação. Significa

partilhar com o outro algo que é seu, ou que está sobre

seus cuidados.

( ) Ofertar algo que não se tem é inconsequência, e pode

gerar muitos desencontros ao longo de um processo

comunicativo. Nunca devemos ofertar ou prometer

aquilo que não poderemos cumprir.

No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional,

apontam-se variáveis dependentes e independentes.

As variáveis dependentes são os fatores-chave

que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por

outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente,

enfatizam como variáveis dependentes

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