Segundo Chiavenato (2010), recursos são os meios ou ativos de que dispõem as empresas para poder produzir. Marque a seguir o único recurso disponível nas organizações com capacidade para se adaptar às condições exigidas pelo mercado:
Acerca dos modos de conversão do conhecimento nas organizações, assinale a opção correta.
A cultura organizacional pode ser tratada como uma variável. De acordo com Edgar Schein, a organização integra elementos formais e informais. Por elemento formal entende-se
Em relação às estruturas organizacionais verticalizadas, é correto afirmar que o
Em busca da melhoria da qualidade, as empresas podem utilizar-se de algumas ferramentas. Uma delas é o histograma, que é uma ferramenta
O Ciclo de vida do produto possui quatro fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio. De acordo com isso, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
A Estrutura Organizacional é a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas, podendo essa estrutura variar em função do tamanho da entidade e objetivos. Essa estruturação pode apresentar uma variedade de tipos:
- Estrutura Funcional.
- Estrutura por Clientes.
- Estrutura por Produtos.
- Estrutura por Território.
- Estrutura por Projetos.
- Estrutura Matricial.
- Estrutura por Processo.
A Estrutura Organizacional que é feita na base das funções que requerem atividades similares, agrupadas em conjunto e identificadas como finanças, recursos humanos, contabilidade, é denominada:
Para Maslow, é possível explicar a motivação, a partir da elaboração da Teoria das Necessidades Humanas. Comer e dormir, segundo Maslow, são exemplos de necessidades:
Toda empresa deve fazer cotação de preços
antes de efetuar suas compras. O controle sobre os
preços de produtos comprados é essencial, já que o
lucro da empresa é altamente influenciado pelos
mesmos. Portanto, é essencial que as compras mais
representativas em termos de volume de dinheiro
sejam adequadamente controladas. (...)
Dentre os vários objetivos de um departamento de
compras de uma empresa, destacamos:
I. Comprar materiais e insumos a menores preços obedecendo aos padrões de qualidade definidos.
II. Procurar, sempre dentro de uma negociação
justa e honesta, as melhores condições para a
empresa, principalmente em condições de pagamento.
III. Facilitar os meros interesses e conveniências
da pessoa ou pessoas que representam a empresa.
Marque o(s) objetivo(s) que melhor expressa(m) os
interesses da empresa.
A Área de Compras deve adquirir o material desejado, no momento oportuno, na quantidade necessária com preço e qualidade adequados. Comprar ao melhor preço não representa de forma alguma comprar materiais ao custo mais baixo, e sim comprar ao preço justo, visto que adquirir materiais de baixa qualidade pode representar desperdícios para a entidade. Por outro lado, comprar produtos mais caros não representa comprar com qualidade elevada. Para o cumprimento de seus objetivos a área de compras deve executar várias atribuições. Uma das atribuições é a verificação efetiva se o fornecedor tem realmente condições para atender às exigências de produção e de qualidade desejadas para as necessidades da entidade compradora. Essa atribuição está representada na alternativa:
A organização do tempo para um Auxiliar Administrativo de Secretaria é primordial para a boa condução do dia. Podemos considerar como atitudes positivas para esse objetivo, exceto: (e) Dominar as principais ferramentas do computador, como internet e processadores de textos, por exemplo.
Pode-se formar uma parceria muito formalizada e que possui diversos estágios, da comercialização dos produtos até a sua produção e comercialização total, desde que seguindo todas as regras. Esse tipo de parceria é uma estratégia adotada por muitas empresas e denomina-se
Sobre administração é INCORRETO afirmar:
De acordo com a abordagem neoclássica da administração, as principais funções do processo administrativo são
Um projeto exige coordenação das atividades, compreendendo momentos de análise crítica e de validação das soluções, sem com isso inviabilizar o trabalho dos especialistas envolvidos. É preciso reconhecer que o projeto é