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Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:

Os níveis hierárquicos dentro de uma organização são divididos em:
1) intermediário.
2) institucional.
3) operacional.
4) secundário.
5) primário.
Estão corretos, apenas:

Na estruturação de um grupo, estabelecem-se: 1) normas de grupo.
2) sistema de recompensa e punições.
3) padrões de reprovação de condutas.
4) relações entre os membros e destes com os líderes.
5) estabelecimento de regras de punições e premiações.
Estão corretas, apenas:

Em uma organização, existem vários fluxos

comunicativos. A comunicação que se processa entre

departamentos, seções, serviços, unidades de

negócios é denominada:

Um dos conceitos essenciais e básicos desenvolvidos pelas Teorias da Administração foi o estudo sobre “tempos e movimentos”. Sobre isso é INCORRETO afi rmar.

Abraham Maslow, a partir de sua Teoria das Necessidades, foi um dos principais estudiosos da motivação humana. Conforme sua teoria, as necessidades humanas são organizadas hierarquicamente e a busca pela sua satisfação motiva o ser humano em sua tomada de decisões.
Acerca desse tema, faça a associação entre a necessidade humana e seu respectivo conceito, e indique a sequência CORRETA: (1) Segurança
(2) Fisiológicas
(3) Sociais
(4) Estima
(5) Autorrealização
( ) Nível mais baixo de necessidade.
( ) Busca de proteção contra ameaças.
( ) Sentimento de valor, força e poder.
( ) É o nível mais alto da pirâmide de Maslow.
( ) Aceitação e convívio em relação a outras pessoas.

Rebouças (2014) apresenta o conceito de estruturas organizacionais. A respeito disso, a rede de relações sociais e pessoais, que surge da interação das pessoas, caracteriza:

As atividades em um sistema de informação geram conclusões valiosas que auxiliarão os gestores na tomada de decisões. A esse respeito, julgue os itens a seguir: I - As atividades de entrada envolvem a captura ou a coleta de dados brutos dentro da organização ou de seu ambiente externo. II - As atividades de processamento compreendem a conversão dos dados brutos em uma forma mais signifi cativa. III - As atividades de saída transferem as informações processadas às pessoas que as utilizarão ou às atividades nas quais elas são empregadas. IV - Os sistemas de informação não requerem um feedback, ou retroalimentação, uma vez que não há necessidade de avaliar ou corrigir o estágio de entrada de dados.

Cultura e clima organizacional são conceitos fortemente imbricados entre si, o que não impede, contudo, a identificação de elementos e aspectos próprios de cada um deles. Nesse sentido, a literatura enfatiza que

O atual cenário econômico vem impondo às empresas, públicas e privadas, grandes desafios para manter sua sustentabilidade. Ocorre que, quando se trata de uma sociedade de economia mista, existem algumas limitações de ordem institucional para o enfrentamento de tais desafios, dentre elas,

Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:

A função controle e avaliação para os sistemas de informações gerenciais, a estrutura organizacional, bem como os métodos, as normas e os procedimentos da instituição têm, entre outras, a finalidade de identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com o intuito de corrigi-los e de evitar suas reincidências. Existem três conceitos inerentes à ideia de controle e avaliação: eficiência, efetividade e eficácia. Alguns aspectos podem prejudicar tais conceitos, como os listados a seguir, exceto:

As organizações buscam o aumento da produtividade, análise de custos e fundamentam-se na estrutura de informações, entre outros fatores, para buscar o retorno do capital investido. Leia as alternativas a seguir e assinale a correta.

As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:

Leia as afirmações abaixo que tratam sobre a

Teoria das Relações Humanas:


I. A experiência de Hawthorne realizada por

George Elton Mayo, na Western Electric

Company em Chicago, no período de 1927 à

1932 teve quatro fases.


II. A experiência de Hawthorne contribuiu para o

melhor relacionamento entre o homem, o

trabalho e a empresa.


III. Foi na Teoria das Relações Humanas que se

propagou a ideia de que os seres humanos,

enquanto operários, exerciam influência no

comportamento organizacional.


IV. A Teoria das Relações Humanas procurou

entender o comportamento do ambiente

organizacional. Assim, contribuindo para o

aumento da produtividade.


V. Na Teoria das Relações Humanas, as pessoas e

as empresas passaram a ser vistas como um

sistema organizacional.

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