No que diz respeito a conceitos e tipos de estrutura organizacional, a relações humanas, a desempenho profissional e a desenvolvimento das equipes de trabalho, julgue o item subsecutivo.
As organizações funcionais têm como desvantagem a possibilidade de tornar o chefe um generalista que não pode se especializar em nada.
O planejamento estratégico é um processo gerencial responsável pela formulação de metas e objetivos de uma organização e as ações necessárias para alcançá-los, considerando um panorama de longo prazo.
Assinale a opção que indica a ação que está relacionada ao processo de planejamento estratégico.
Quatro fatores fazem com que dada atividade seja exercida por alguém, são elas:
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
Utilizada atualmente como solução de aprimoramento contínuo em qualquer área, o ciclo PDCA (plan, do, check, act) é uma ferramenta versátil, oriunda da escola da qualidade total.
No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.
A cultura organizacional engloba o sistema de normas e valores que origina as políticas organizacionais que moldam o clima organizacional, o qual, por sua vez, revela como o contexto de trabalho afeta os comportamentos dos trabalhadores, sua qualidade de vida e o desempenho das organizações.
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
O gestor que pretenda usar a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow para diagnosticar o nível atual de necessidades dos seus empregados a fim de determinar iniciativas com vistas a satisfazê-las deve ter cautela, pois não há respaldo científico para as cinco categorias da teoria, tampouco para a ideia de preponderância.
Com foco no tema administração por objetivos, leia as sentenças a seguir e assinale a correta.
O Presidente de uma organização cobrou, na entrevista de seleção dos candidatos que pleiteavam uma colocação no mercado de trabalho, como conhecimento a matéria processo administrativo bem como suas funções administrativas.
Assinale a alternativa correta que os candidatos aprovados acertaram:
No que se refere à supervisão, à comunicação, à negociação, aos níveis e às habilidades das equipes, à autoridade, à delegação e à descentralização, julgue o item subsequente.
Recomenda-se, depois de fazer uma proposta de valor, elaborar uma sequência de argumentos que visem sensibilizar o fornecedor quanto à necessidade de preços mais em conta que os oferecidos.
Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas, abrangem as condições em que desempenham seu trabalho e apenas evitam a insatisfação do empregado.
A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.
Um dos benefícios do BPM (Business Process Management) para a gerência é facilitar o benchmarking interno e externo das operações da organização.
A estrutura matricial é um tipo de estrutura organizacional que busca combinar as vantagens da estrutura funcional e da estrutura divisional.
Mas, em relação à estrutura funcional e à estrutura divisional, a estrutura matricial apresenta, respectivamente, as seguintes desvantagens:
Detrminado órgão público realizou uma pesquisa de satisfação dos funcionários. Os resultados indicam que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o motivo dessa situação – afinal, os salários estão de acordo com os praticados no mercado, os funcionários têm estabilidade no emprego e o relacionamento com as chefias é bom.
Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:
Quanto aos tipos de organização, julgue o próximo item.
As organizações em rede possuem como desvantagem a falta de flexibilidade.
No que se refere à gestão de equipes, julgue o item a seguir.
A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização e direcionam suas ações para o alcance de seus objetivos.