Acerca de gestão de projetos e solução de problemas, julgue o item a seguir
As atividades referentes ao encerramento de um projeto devem ser identificadas e realizadas apenas após a conclusão do projeto, com a finalidade de permitir reflexões pós-projeto.
O sistema Just-in-Time trouxe uma nova visão para o processo produtivo. Foi introduzido na empresa japonesa Toyota nos anos 1950 e se tornou uma revolução na maneira de gerenciar estoques. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA em relação a esse sistema.
Uma faculdade formou, em 2017, 150 alunos, com um custo total de 1.500.000 reais. Em 2018, a faculdade formou 200 alunos, com um custo total de 2.100.000 reais. Considerando-se apenas as informações apresentadas, é correto afimar que, de 2017 para 2018, a faculdade foi:
Uma organização pública realizou uma pesquisa de satisfação junto aos funcionários. Os resultados indicaram que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o porquê dessa situação, pois os funcionários têm estabilidade no emprego e boas condições de trabalho (ambiente seguro e confortável, e carga de trabalho adequada, sem excessos).
Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:
Em uma entrevista de processo seletivo, o responsável pela seleção perguntou ao candidato o que o motiva a trabalhar na organização. O candidato respondeu: “Busco reconhecimento e status, e sei que o cargo me dará prestígio e oportunidades de promoção”.
Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, a motivação do candidato é satisfazer necessidades do tipo:
Um importante marco na evolução do pensamento administrativo deu-se com o enfoque contingencial, cuja perspectiva pode ser resumida na frase “não existe uma única maneira indicada de administrar e organizar” (Sobral e Peci, 2013, p. 81). Fortemente baseados em pesquisas empíricas, autores desse enfoque - como Woodward, Lawrence e Lorsch, Burns e Stalker e outros - identificaram fatores de contingência que influenciam a estrutura organizacional e que devem ser considerados pelos administradores, na busca por eficácia organizacional.
São fatores de contingência que influenciam a estrutura:
O setor público atua em diversas esferas de serviços, tais como saúde, educação, segurança, transporte, dentre outros, sendo que há alta demanda e complexidade para a prestação desses serviços com eficiência. Nesse sentido, é correto afirmar que o aprimoramento de estratégias e técnicas administrativas, aliados ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, podem ser considerados como
Uma das etapas envolvidas no desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico das organizações é a identificação da sua razão de ser, expressando com clareza porque ela existe e o que faz, o que corresponde
O fenômeno da cultura organizacional comporta aspectos
Considere que duas áreas da Agência de Fomento do Amapá (AFAP) estejam disputando uma fatia maior do orçamento da entidade, cada qual sustentando que os projetos por elas desenvolvidos seriam mais relevantes. O gestor responsável pelo gerenciamento do conflito que se instalou nesse cenário adotou uma negociação distributiva, o que nos permite concluir que
O denominado Diagrama de Pareto constitui uma ferramenta que
A existência dos elementos “Gerenciamento do escopo, dos riscos, do tempo, da qualidade, da integração", permite afirmar corretamente que se está frente à gestão
Gerenciamento e priorização de tarefas, feed de notícias em tempo real, cronograma interativo e gerenciamento de carga de trabalho são alguns dos recursos úteis oferecidos por uma ferramenta de gestão de projetos que possibilita aos membros de uma equipe utilizar aplicativos móveis nativos para trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora, de modo que a equipe possa agendar, discutir e priorizar suas tarefas e acompanhar o progresso do projeto em tempo real. Essa ferramenta é denominada
Nos processos de seleção de pessoas, o modelo de decisão considerado a melhor forma de aumentar o capital humano da organização é denominado modelo de
A Missão da organização raramente é elaborada de maneira clara e direta pelos seus principais tomadores de decisão. Em linhas gerais, a Missão representa