Vários fatores dificultam a doação de órgãos, a começar pelo fato de o potencial doador não ter manifestado o desejo de doar, que se soma ao medo e desconhecimento da família sobre o procedimento e faz com que a negativa do familiar seja o principal fator de insucesso das captações. Nesse sentido, campanhas de comunicação de marketing no setor público são desenvolvidas. Na mensagem apresentada acima, o objetivo do Ministério da Saúde é o de:
Todas as formas de comunicação estão sujeitas a
dificuldades que comprometem a transmissão, a
recepção e a interpretação da informação e dos seus
significados. São falhas do processo de comunicação:
1) falta de um sistema comum de códigos.
2) complexidade da mensagem.
3) incorreção da linguagem.
4) codificação incorreta.
5) falta de feedback.
Estão corretas, apenas:
Os esforços de marketing de uma organização consistem no conjunto de ações com o objetivo de criar valor para seus consumidores. A criação e captura desse valor é objeto do mix de marketing. Sobre os quatro Ps, assinale a alternativa correta.
O processo que, planeja e executa concepções, preços, promoções e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações de eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais é conhecido por:
“Uma comunicação eficaz entre uma organização pública e a população é vital para qualquer sociedade moderna. Andando de mãos dadas com o serviço de atendimento ao cidadão, uma ferramenta do marketing de relacionamento tem se tornado cada vez mais poderosa em suas aplicações.” Que ferramenta é essa?
Algumas das marcas mais valiosas do mundo pertencem a empresas que vendem para o mercado corporativo:
Caterpillar, DuPont, FeDex, GE, Hewlett-Packard, IBM, Intel, Siemens, entre outras. Muito do marketing B2C também se
aplica à relação B2B. No que concerne aos estágios do processo de compras organizacionais, analise as proposições
abaixo.
1) Na etapa de revisão do desempenho, o comprador revê principalmente o desempenho do(s) fornecedor(es)
selecionado(s), levando o comprador a continuar, modificar ou encerrar o relacionamento com o fornecedor.
2) Na etapa de especificação do pedido de rotina, o comprador negocia principalmente a forma final do pedido,
relacionando as especificações técnicas, as quantidades requeridas, o prazo de entrega desejado, os critérios de
devolução e os termos de garantia.
3) Na etapa de reconhecimento do problema, o comprador tenta identificar principalmente os fornecedores mais
apropriados, examina listas e catálogos comerciais, telefona para outras empresas em busca de recomendações,
assiste a comerciais e frequenta feiras setoriais.
4) Na etapa de solicitação de propostas, o comprador pede principalmente aos fornecedores que apresentem suas
propostas. Quando o item é complexo ou caro, exige-se uma proposta escrita detalhada e, depois de avaliá-la, o
comprador solicita a alguns fornecedores uma apresentação formal.
Estão corretas:
Um determinado banco apresenta um pacote de serviços
bem avaliado tanto por seus clientes quanto pela opinião
pública em geral e cobra taxas mais baixas que seus concorrentes.
Essas vantagens são apresentadas em suas
propagandas, que são veiculadas em meios de comunicação
de massa e obtêm elevadas taxas de copy e recall.
Contudo, esse banco conta apenas com dez agências
localizadas em cinco capitais do Brasil, e não consegue
atender às demandas de todos os potenciais clientes de
seus serviços.
O ponto fraco da estratégia de marketing desse banco
está localizado no componente do composto de marketing
denominado
Na estrutura organizacional de um banco, marketing não
é uma função exclusiva de um departamento. É uma área
em que todos devem atuar, principalmente os funcionários que trabalham diretamente na função de vendas e
atendimento, pois são responsáveis por
Uma empresa do setor moveleiro iniciou a elaboração de
seu orçamento para o próximo ano. Essa empresa tem
várias representações espalhadas por todo o território
nacional, onde cada representação tem metas regionais
adequadas à sua realidade e são subordinadas a uma
única diretoria. Assim, embora a operação seja descentralizada,
há uma unidade de comando, no que se refere
às diretrizes organizacionais.
Na elaboração do orçamento da empresa, um dos elementos
mais importantes a ser considerado, visando ao
atendimento à demanda do mercado, é a( o)
A vantagem competitiva faz uma empresa ter a
preferência dos clientes. Existem algumas vantagens
competitivas importantes dentro de uma organização.
Leia algumas delas descritas abaixo, e assinale a
alternativa incorreta:
Atualmente, os consumidores têm muitas opções no mercado, em relação aos produtos e serviços que desejam ou de que precisam.
Para escolherem aqueles que mais se aproximam do que querem, baseiam suas escolhas em critérios que atendam, além das suas expectativas objetivas, a outras expectativas mais subjetivas.
De maneira geral, a avaliação do consumidor recai sobre as características dos serviços.
Uma característica dos serviços é a seguinte:
Uma empresa de alimentos iniciou suas atividades há dois anos e encontra-se em fase de expansão, conquistando espaço no mercado. A empresa vem desenvolvendo e aperfeiçoando produtos, ampliando a capacidade produtiva, investindo em infraestrutura e desenvolvendo relacionamento com clientes. O presidente da empresa quer adotar o balanced scorecard e está especialmente atento à perspectiva financeira. Tendo em vista a fase em que a empresa se encontra e a estratégia que vem adotando, seriam indicadores adequados para a perspectiva financeira do balanced scorecard:
Um importante aspecto do planejamento tático no segmento
bancário é o mix de marketing, composto por:
Uma empresa, com o objetivo de atrair mais clientes, está-se organizando para melhorar a qualidade de seus serviços.
Constitui condição necessária para que o cliente possa perceber a qualidade na prestação de um serviço a
Atualmente, a maior parte dos empregos concentra-se no setor de serviços. Torna-se fundamental que a prestação de serviços receba atenção das empresas, já que, se bem executada, pode significar um diferencial competitivo.
No atendimento ao público é fundamental que o atendente