Com relação à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), julgue os itens a seguir.
Pesquisa básica e pesquisa aplicada correspondem aos estágios iniciais do processo conhecido como Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Uma organização que procura satisfazer as necessidades específicas de países individuais, adaptando seus serviços aos gostos e necessidades locais, adota estratégia do tipo
Com relação à qualidade em serviços, é correto afirmar que significa entregar
Para que se possa realizar inferências sobre a população, é necessário que se trabalhe com amostragem probabilística, são exemplos de amostragem probabilística, EXCETO:
Quanto ao processo de comunicação no âmbito da administração pública, marque a alternativa correta.
Quanto à gestão estratégica, assinale a alternativa que indica as consideradas três estratégias competitivas básicas.
Uma empresa do setor alimentício, com fábricas no Brasil,
pretende adquirir outra empresa, uma concorrente brasileira. Caso
a organização opte por esse investimento, espera-se, com a
substituição das máquinas por outras de tecnologia mais eficiente,
aumentar a produção das duas empresas combinadas. As
características e qualidades dos insumos, exceto máquinas, e dos
produtos são as mesmas para as duas empresas. O fluxo de caixa
anual esperado para esse investimento, durante os cinco anos
seguintes à aquisição, dependerá de fatores de risco, como a
quantidade de produtos demandada por hipermercados e o preço
cobrado por fornecedores.
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem
A expansão da fronteira das possibilidades de produção total da referida empresa requer, necessariamente, a demissão de empregados.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de inventários.
Por meio da curva ABC, evidencia-se a relação entre
volume
de faturamento e quantidade de produtos rentáveis, o que
permite explicar a contribuição de um conjunto de produtos
para o lucro da empresa, como, por exemplo, a razão de 80%
do lucro de uma companhia serem gerados por somente 20%
de seus produtos comercializados.
Uma empresa aérea está enfrentando alguns problemas de competitividade em relação ao setor em que atua. Como está na época de realizar o planejamento estratégico da empresa, foi contratado um consultor que fez uma análise da situação e apresentou um relatório final com as suas forças e fraquezas.
O diretor executivo da empresa, ao olhar o relatório do consultor, ficou preocupado, já que as informações que ali constavam não eram suficientes para realizar o planejamento estratégico.
As informações para a elaboração do planejamento estratégico não eram suficientes porque
House organ é um veículo impresso ou eletrônico dirigido ao público interno ou a segmentos do público externo. Esse tipo de publicação tem como uma de suas características
A respeito da comunicação pública, julgue os seguintes itens.
Por integrar a categoria de instrumentos de comunicação dirigida de uma instituição, a realização de um evento, ou a participação em evento organizado por outra instituição, permite a promoção direta de determinado produto ou serviço para o público específico a que ele se destina.
São elementos essenciais do plano de marketing, dentre outros, segundo Marconi:
I. Análise da situação
II. Objetivos
III. Estratégia
IV. Táticas
V. Cronograma
VI. Orçamento
Estão corretas as afirmativas:
Julgue os seguintes itens, a respeito de empreendedorismo governamental, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, excelência nos serviços públicos e paradigma do cliente na gestão pública.
A organização pública geralmente encontra dificuldade para avaliar as necessidades dos seus clientes, que são os cidadãos, pois não consegue captar sinais claros do mercado.
Conforme Kotler e Keller (2006), as afirmativas sobre o perfil dos principais tipos de mídia estão corretas, EXCETO:
Julgue os itens que se seguem, relativos a processo e tipo de planejamento, estrutura organizacional e tipos d departamentalização.
A matriz de portfólio de produtos, também chamada de matriz de crescimento e participação, é uma técnica de seleção de estratégias que se baseia no estudo da participação dos produtos da empresa no mercado e que retrata as seguintes fontes de lucros e resultados: estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas.