Determinado engenheiro, encarregado de fazer o projeto do sistema público de abastecimento de água, cuidará de selecionar um manancial cuja água seja potabilizável, depois de submetida à linha convencional de tratamento de água. Com relação às formas clássicas de tratamento de água, analise:
I. Nos filtros rápidos, o processo de tratamento é físico e químico.
II. Os filtros lentos destinam-se a águas de turbidez elevada.
III. A decantação quase sempre precede a filtração rápida, salvo nos casos de águas brutas de baixa turbidez, quando então é possível efetuar a filtração direta.
IV. Na coagulação e floculação, deseja-se tratar quimicamente a água, de modo que as partículas coloidais sejam desestabilizadas e aglutinadas umas às outras.
É correto o que consta APENAS em
A ação que está em DESACORDO com os requisitos a serem considerados na elaboração do projeto de instalação de esgoto predial é:
O interior das tubulações prediais de esgoto sanitário deve ser acessível por intermédio de dispositivos de inspeção. Assim sendo, é correto afirmar que
A condição básica para a formação do Vórtex, em um orifício aberto no fundo de um tanque raso, é que a
Analise as tubulações de um reservatório elevado de água fria esquematizadas na figura : Os números 1 a 5 da figura correspondem, correta e respectivamente, a:
As técnicas de rede são utilizadas para a programação de projetos de construção, possibilitando a representação gráfica de um conjunto de atividades inter-relacionadas que descrevem um plano de execução. Dentre as opções abaixo, aquela que está em DESACORDO com a aplicação dessas técnicas é:
Sobre os conceitos e critérios a serem considerados no dimensionamento de estruturas metálicas, é correto definir:
Considere as seguintes afirmações:
I. A cavitação é a formação de bolhas de vapor causada por uma subpressão em consequência da baixa velocidade do rotor ou do excesso de altura de sucção.
II. O fenômeno conhecido como golpe de aríete ocorre somente em bombas hidráulicas.
III. Dentre os efeitos da cavitação, pode-se citar barulho excessivo, vibração e corrosão dos materiais da bomba hidráulica.
IV. O golpe de aríete resulta de uma súbita interrupção do escoamento de um fluído.
É correto o que consta APENAS em
Considerando-se os dados apresentados na figura abaixo, calcule o valor da pressão exercida sobre o terreno que apóia um bloco de concreto. 
O valor correto da pressão é igual a:
Considerando-se os pavimentos rodoviários e aeroportuários, é INCORRETO afirmar que
O processo de investigação e remediação de áreas contaminadas abrange, basicamente, as seguintes etapas: investigação preliminar, investigação confirmatória, investigação detalhada, análise de risco, concepção e projeto de remediação, remediação e monitoramento. A investigação detalhada tem por objetivo
O processo de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, é regulamentado pela Resolução CONAMA n° 237/97.
Segundo essa Resolução, é correto afirmar:
Instrumentos econômicos estão sendo usados de forma crescente em muitos países como mecanismos para melhorar o desempenho da gestão dos recursos naturais. Um exemplo de instrumento econômico em aplicação para gestão dos recursos naturais no Brasil
A Política Nacional de Meio Ambiente foi estabelecida originalmente pela Lei n° 6.938/1981 e vem sendo modificada por outras leis federais. Dentre os Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente estabelecidos por essa lei, estão incluídos
A parcela correspondente a 20% das emissões do setor é proveniente do modal
Um curso de água de porte médio, enquadrado na Classe 3, conforme os critérios da Resolução CONAMA no 357/2005, receberá os efluentes de uma estação de tratamento de esgotos domésticos (ETE).
Considere os dados:
Corpo dágua: vazão média: 1 m3/s; DBO: 2 mg/L;
Esgoto afluente à ETE: vazão média: 200 L/s; carga de DBO: 10 t/dia
Concentração máxima de DBO em corpos dágua Classe 3: 10 mg/L;
A taxa de remoção mínima da DBO na ETE para atender ao padrão de qualidade de água no corpo receptor na seção de lançamento deve ser
No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise:
I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.
II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal.
IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino.
V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional.
É correto o que consta APENAS em
Espécies como o javali africano (Sus scrofa) e o caramujo- gigante (Achatina fulica), também africano, foram introduzidas no Brasil e acabaram tornando-se invasoras. Essa classificação de espécies invasoras que lhes foi atribuída se deve ao fato de serem
As três florestas caracterizadas a seguir são encontradas no complexo vegetacional da Floresta Atlântica: 
Essas caracterizações melhor identificam, respectivamente, as florestas:
Filogeneticamente, dentre os grupos de aves abaixo, aqueles que estão mais relacionados entre si são:
Considerando-se os impactos decorrentes da implantação de um aeroporto, é correto afirmar:
I. Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído e poluição atmosférica são impactos negativos diretos sobre a biota durante a fase de operação do empreendimento.
II. Colisão de aves com aeronaves, produção de ruído e poluição atmosférica são impactos negativos diretos sobre a biota durante a fase de construção do empreendimento.
III. A criação de empregos é um impacto positivo direto ou indireto nas fases de construção e operação do empreendimento.
É certo o que consta em
Segundo a Resolução CFC nº 1.272/2010, as contas do passivo da gestão operacional previdencial são constituídas por
De acordo com as novas normas contábeis brasileiras de contabilidade aplicáveis às demonstrações financeiras,
Em relação à Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC, é correto afirmar:
Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37,
considere as normas vigentes até 30/12/2010.
Na auditoria de investimentos (participações societárias permanentes), dentre os procedimentos mencionados nas alternativas abaixo, relacionados à aplicação do método da equivalência patrimonial (MEP), aquele que deve ser considerado INCORRETO pelo auditor é:
Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37,
considere as normas vigentes até 30/12/2010.
A circunstância de que os procedimentos executados pelo auditor, a fim de reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo, não acusem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, é denominado risco
Assinale a alternativa que apresenta os dois graus que norteiam o princípio da proveniência, com base em seus aspectos.
Colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar em uma câmara de umidificação é uma operação de conservação chamada de
Julgue os itens seguintes, sobre as competências do Conselho Nacional de Arquivos (CONAQ).
I- Estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos.
II- Promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados, com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas.
III- Estimular programas de gestão e de preservação de documentos públicos de âmbito Federal, Estadual, do Distrito Federal e Municipal, produzidos ou recebidos em decorrência das funções executiva, legislativa e judiciária.
IV- Disseminar as diretrizes e normas estabelecidas pelo Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), zelando pelo seu cumprimento.
A quantidade de itens certos é igual a
Conforme a Resolução nº 7, de 20/5/1997, que dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos, os órgãos ou entidades públicas que ainda não tenham elaborado as suas tabelas de temporalidade, poderão eliminar os seus documentos mediante