Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • Certo
    • Errado
  • 28
    • Certo
    • Errado
  • 29
    • Certo
    • Errado
  • 30
    • Certo
    • Errado

Parte significativa da cultura de juventude expressou-se nos movimentos estudantis que marcaram época nos anos 60. É correto afirmar que esses movimentos estudantis:

O termo meio ambiente compreende não só a natureza, como também as relações de interdependência entre esta e as sociedades. Nesse sentido, o meio ambiente faz parte do elenco de problemas estudados pela Sociologia. Sobre isso é correto afirmar que:

Lee el texto que sigue y contesta a la cuestione.

La palabra LENGUAJE (§ 1) es un heterogenérico. También lo son las palabras:

Lee el texto que sigue. Con base en su tema y contenido, contesta a la s cuestione.

Salvador Gutiérrez Ordoñez ha sentenciado que “la mayor parte de las palabras hoy condenadas acabarán triunfando, porque la lengua es de los hablantes”. De ahí se puede concluir que:

Lee el texto que sigue. Con base en su tema y contenido, contesta a la s cuestione.

La reforma ortográfica suprimió la tilde diacrítica de la palabra SOLO (§ 1): el significado de la palabra puede resolverse fácilmente por el contexto. Sin embargo, hay una situación en que el término puede crear ambigüedad y es el caso de la frase:

Lee el texto que sigue. Con base en su tema y contenido, contesta a la s cuestione.

“Internet, EN CAMBIO, ha sido aupado con una potente arma comunicativa.” (§ 4). La expresión destacada:

Tras leer el texto que sigue, contesta a la cuestione.

La frase del texto que presenta forma(s) verbal(es) en presente de subjuntivo es:

Tras leer el texto, haz la cuestione.

La forma MUY en “Muy enojado el chofer […]” completa, por la misma regla, la siguiente frase:

La única opción donde todos los vocablos son falsos cognatos es:

De las frases que siguen, la que presenta un tratamiento formal es:

Os conceitos são instrumentos do pensar e do agir que justificam e ganham sentido próprio no complexo sistema que compõe com os conceitos correlatos e no qual interagem em campo teórico mais vasto. Um dos conceitos estruturantes para o ensino de geografia é o território, que possui como melhor articulação a seguinte concepção:

O Mar de Aral localiza-se no interior das repúblicas do Cazaquistão e do Uzbequistão e é sinônimo de catástrofe ecológica. O Aral, com uma área de mais ou menos 66.000 km², era o quarto maior mar fechado do planeta, todavia, houve uma grande alteração nesse habitat, que implicou a redução da biodiversidade dessa área.

Entre os fatores a seguir, o principal causador do desastre ecológico no Mar deAral foi:

O relevo que melhor se encaixa na descrição é:

O fragmento apresenta o seguinte conceito urbano.

A história do Brasil, desde a sua origem, é marcada pela violência contra os povos indígenas e a principal causa é a questão da terra, essencial para a sobrevivência física e cultural desses povos, mas objeto de cobiça do poder econômico. Grande parte da violência ocorre, pois o colonizador possui uma relação com a terra diferente dos povos indígenas. A principal relação dos colonizadores com a terra é:

Formado por partículas minerais e orgânicas, encobre grande parte das rochas da superfície e apresenta espessura variável, podendo ter centímetros ou metros de profundidade. Suporta a cobertura vegetal e possui destaque no ciclo hidrológico. Sobre os solos pode-se afirmar que o(s):

Na segunda metade do século XX, a China atraiu grande quantidade de empresas estrangeiras que foram atraídas por um conjunto de fatores favoráveis a uma produção destinada ao mercado externo. Entre os fatores a seguir o que NÃO beneficiou a instalação de fábricas com o objetivo de exportação em território chinês é:

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elabora e divulga um ranking entre as unidades da federação brasileira com base no IDHM. Um dos indicadores é a renda que, em 2010, teve a seguinte unidade da federação com a pior posição:

As estratégias de ensino de leitura em geografia, por meio da cartografia, devem focar o seguinte objetivo, nos Ensinos Fundamental e Médio:

O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou, em 1913, o modelo atômico de Rutherford, utilizando a teoria atômica de Max Planck. Esse modelo ficou conhecido como modelo atômico de Rutherford-bohr. Com relação a esse modelo assinale a alternativa correta.

As substâncias orgânicas estão presentes em nosso dia a dia em materiais diversos com aplicações diversas. Um grande exemplo de substância orgânica de importante aplicação é o ácido p-aminobenzoico (PABA), utilizado para proteger a pele das radiações nocivas do Sol e ainda produzir bronzeamento na pele. Qual a formula molecular dessa substância?

Conhecido pelo menos desde a idade média (com o nome de “óleo de vitríolo") inicialmente era obtido apenas da pirita. Atualmente pode ser fabricado também a partir do enxofre. Apresenta densidade igual a 1,84 g/cm³ e ponto de ebulição 338 °C e é muito corrosivo. Que substância é essa?

Um filme fotográfico consiste em uma fina película transparente revestida com uma gelatina incolor contendo inúmeros cristaizinhos de um haleto de prata. São os íons Ag presentes nesses sais que desempenham papel fundamental no processo. Como o brometo de prata é muito utilizado, vai-se representar o processo fotográfico, considerando que o haleto presente no filme seja o AgBr. No momento em que o objeto é fotografado, a luz atinge o filme e provoca a reação abaixo:

2Ag+ + 2Br- 2Ag0 + Br2 0

Essa equação pode ser classificada como:

O processo não espontâneo, em que a passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido, no qual existam íons, produz reações químicas é conhecido como eletrólise.

A eletrólise de uma solução aquosa de NaCl, produz soda cáustica e dois gases que são:

Sabendo que o carbono grafite sofre combustão segundo a equação abaixo e que a velocidade de formação do dióxido de carbono é 4 mol/minuto.

C(grafite) + O2(g) CO2(g)

Assinale a alternativa que apresenta a velocidade de consumo do gás oxigênio.

Acerca de licenciamento ambiental e avaliação de impacto ambiental, julgue o item que se segue.

Alguns empreendimentos, como aqueles relacionados à indústria de papel e celulose, são dispensados de licenciamento ambiental pelo CONAMA.

Com base na legislação referente ao Código Florestal Brasileiro, à Política Nacional de Recursos Hídricos e à utilização e proteção do bioma Mata Atlântica, julgue o item a seguir.

Mesmo nos casos de reconhecimento de excepcional valor paisagístico da vegetação primária do bioma Mata Atlântica por órgão ambiental executivo competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), o pedido de autorização de corte ou de supressão dessa vegetação, no contexto de hipótese de interesse social, deverá ser negado.

Acerca dos procedimentos de licenciamento ambiental e das normas que regem o estudo de impacto ambiental e o respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA), julgue o item seguinte.

Considere que o órgão ambiental licenciador, pautado no interesse público e por decisão motivada, decida promover a alteração de condicionante de licença ambiental, expedida a fim de ampliar medidas mitigadoras de impactos negativos omitidos pela equipe multidisciplinar que elaborou o EIA/RIMA. Nesse caso, o empreendedor titular da licença ambiental deve sujeitar-se ao novo regime imposto.

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3.378, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu pela inconstitucionalidade parcial do §1.º, do art. 36, da Lei n.º 9.985/2000 — Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) —, na expressão “não pode ser inferior a 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento”, por entender que o valor da compensação-compartilhamento deve ser fixado proporcionalmente ao impacto ambiental. A respeito do instituto da compensação ambiental tratado nessa previsão legal e sua contribuição para a implementação do SNUC, julgue os itens subsequentes.
 
Em relação ao cálculo da compensação ambiental (CA), definida pela fórmula CA = VR × GI, em que VR = valor de referência e GI = grau de impacto, em VR deverão estar incluídos os investimentos referentes a projetos e programas exigidos no licenciamento ambiental para mitigação de impactos negativos.

   Quais são os problemas urbanos? (...) Dois grandes conjuntos de problemas, ou duas grandes problemáticas, associam-se às grandes cidades: a pobreza e a segregação residencial. A pobreza, obviamente, nada parece ter de típica ou especificamente urbana, à primeira vista. Sabe-se, inclusive, que a pobreza, nos países do Terceiro Mundo, é quase sempre maior no campo que na cidade, pois é nas áreas rurais que os percentuais de pobreza absoluta costumam ser maiores.

Marcelo Lopes de Souza. ABC do desenvolvimento urbano. Rio
de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010, p. 82-3 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima, os múltiplos aspectos que ele engloba e os processos recentes de transformação nas cidades e no campo, julgue o item a seguir.
 
A pobreza urbana, no Brasil, reveste-se de peculiaridades que dizem respeito a expressões espaciais e ambientais, bem como a mudanças demográficas oriundas do desenvolvimento da indústria, que induziram a transferência de populações do campo para as cidades.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282