Texto: Insustentabilidade dos agrotóxicos
O Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos no cultivo de alimentos. Cerca de 20% dos pesticidas fabricados no mundo são despejados em nosso país. Um bilhão de litros ao ano: 5,2 litros por brasileiro! Ao recorde quantitativo soma-se o drama de autorizarmos o uso das substâncias mais perigosas, já proibidas na maior parte do mundo por causarem danos sociais, econômicos e ambientais.
Pesquisas científicas comprovam os impactos dessas substâncias nas vidas de trabalhadores rurais, consumidores e demais seres vivos, revelando como desencadeiam doenças como câncer, disfunções neurológicas e má-formação fetal, entre outras. [...]
O poder das transnacionais que produzem agrotóxicos (uma dúzia delas controla 90% do que é ofertado no mundo) permite que o setor garanta a autorização desses produtos danosos nos países menos desenvolvidos, mesmo já tendo sido proibidos em seus países de origem.
As pesquisas para a emissão de autorizações analisam somente os efeitos de cada pesticida isoladamente. Não há estudos que verifiquem a combinação desses venenos que se misturam no ambiente e em nossos organismos ao longo dos anos.
É insustentável a afirmação de que a produção de alimentos, baseada no uso de agrotóxicos, é mais barata. Ao contrário, os custos sociais e ambientais são incalculáveis. Somente em tratamentos de saúde há estimativas de que, para cada real gasto com a aquisição de pesticidas, o poder público desembolsa R$1,28 para os cuidados médicos necessários. Essa conta todos
nós pagamos sem perceber.
O modelo monocultor, baseado em grandes propriedades e utilização de agroquímicos, não resolveu nem irá resolver a questão da fome mundial (872 milhões de desnutridos, segundo a FAO).
Esse sistema se perpetua com a expansão das fronteiras de cultivo, já que ignora a importância da biodiversidade para o equilíbrio do solo e do clima, fazendo com que as áreas utilizadas se degradem ao longo do tempo. Ele cresce enquanto há novas áreas a serem incorporadas, aumentando a destruição ambiental e o êxodo rural.
Em um planeta finito, assolado por desequilíbrios crescentes, a terra fértil e saudável é cada vez mais preciosa para garantir a sobrevivência dos bilhões de seres humanos.
Infelizmente não há meio termo nesse setor. É impossível garantir a qualidade, a segurança e o volume da produção de alimentos dentro desse modelo degradante. Não há como incentivar o uso correto de pesticidas. Isso não é viável em um país tropical como o Brasil, em que o calor faz roupas e equipamentos de segurança, necessários para as aplicações, virarem uma tortura para os trabalhadores.
Há que buscar solução na transição agroecológica, ou seja, na gradual e crescente mudança do sistema atual para um novo modelo baseado no cultivo orgânico, mantendo o equilíbrio do solo e a biodiversidade, e redistribuindo a terra em propriedades menores.
Isso facilita a rotatividade e o consórcio de culturas, o combate natural às pragas e o resgate das relações entre os seres humanos e a natureza, valorizando o clima e as espécies locais.
Existem muitas experiências bem-sucedidas em nosso país e em todo o mundo, que comprovam a viabilidade desse novo modelo. Até em assentamentos da reforma agrária há exemplos de como promover a qualidade de vida, a justiça social e o desenvolvimento sustentável. [...]
A outra opção é seguir nos iludindo com os falsos custos dos alimentos, envenenando nossa terra, reduzindo a biodiversidade, promovendo a concentração de renda, a socialização dos prejuízos e a criação de hospitais especializados no tratamento de câncer, como ocorre em Unaí (MG), onde se multiplicam os casos dessa gravíssima doença, devido ao cultivo tóxico de feijão.
Frei Betto. Disponível em: http://www.freibetto.org/index.php/artigos/14-artigos/33-insustentabilidade-dos-agrotoxicos.
Acesso em 8/05/2015.
O hífen é necessário em má-formação – 2º parágrafo e em bem-sucedidas – 12º parágrafo. Assim como nessas palavras, o uso do hífen está correto em:
A Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), prevê expressamente que constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário:
Nas relações internacionais estabelecidas pelo Estado brasileiro, o repúdio ao racismo é considerado, conforme a Constituição Federal de 1988, como:
Nos termos do Decreto nº 3.298/1999, uma diretriz da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência é:
Nos processos de tratamento de saúde, a decisão de comunicar ou não o estado de saúde aos familiares e acompanhantes de um usuário é competência:
No Brasil, a inserção do Serviço Social nos órgãos da assistência médica previdenciária foi regulamentada em 1967. À época, as ações individuais realizadas pelo assistente social nessas instituições tinham o seguinte caráter:
A unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam
intervenções especializadas da proteção social especial denomina-se:
Matos (2013), ao se apropriar das reflexões feitas por Costa (2000), afirma que o modelo médico hegemônico secundariza e desqualifica as ações e atividades profissionais que não se constituem objeto de práticas privilegiadas pelo referido modelo.
Daí decorre a realização, nos serviços de saúde, de atendimentos profissionais que carecem do princípio identificado como:
Com base no artigo de Trindade (2013, In: SANTOS et.al., 2013), responder à questão.
Uma das históricas requisições institucionais ao assistente social, o plantão social, em geral, demanda dos profissionais ações rotineiras e burocratizadas, caracterizadas pela seguinte lógica:
Historicamente colocadas como demandas ao Serviço Social na saúde, as situações de óbito requisitam desses profissionais uma importante articulação com as equipes de saúde. Nesses atendimentos, compete ao assistente social na sua relação com a família:
A dimensão do exercício profissional que permite desvendar a realidade social, elaborar o conhecimento dos modos de vida e da cultura da população usuária e que deve ocupar lugar privilegiado no trabalho profissional é tipificada como:
O advérbio “finalmente" foi utilizado para realçar que:
As aspas foram utilizadas em “em que país fica o Brasil" porque esse trecho:
Qual alternativa apresenta os adjetivos que melhor caracterizam, respectivamente, a Raposa e a Cegonha?
Quanto à gestão de documentos, selecione a alternativa correta para arquivar, por meio do método alfabético de arquivamento, em que se empregam as regras de alfabetação, os cinco documentos identificados abaixo:
1 - Cláudia Santa Cruz
2 - Paulo Vilas Boas
3 - Maria Souza Vasconcelos
4 - Emanuel de Souza Ferreira
5 - Juvenal da Silva Ferreira
Considere que você esteja trabalhando na Universidade Federal de Itajubá e que precisa encaminhar com agilidade um projeto para uma unidade diferente da que você está alocado. Qual forma de comunicação você deve adotar?
Com relação aos conceitos de eficiência e eficácia, identifique a alternativa incorreta.
Os requisitos que configuram um ato administrativo são: competência, finalidade, forma, motivo e objeto. Sobre o requisito ‘finalidade’, é possível afirmar que ele é:
O processador central de um sistema de computação, também conhecido como Unidade Central de Processamento (UCP), é o componente vital do sistema. Dentre seus elementos, o responsável por gerenciar as atividades de todos os componentes da UCP, denomina-se Unidade:
Em uma classe de 100 alunos sabe-se que 63 cursam cálculo, 59 cursam álgebra e 42 cursam as duas disciplinas. Nessas circunstâncias, é correto afirmar que:
Ao fazer um empenho para compra de passagem, o responsável deve acrescentar 20% do valor para despesas operacionais. Em certo dia Júlia fez o pedido de uma passagem. Antes de finalizar a compra ela teve que sair, deixando para seu colega Mário terminar o serviço. Mário não notou que Júlia já havia acrescentado os 20% ao valor e acrescentou 20% ao valor total, finalizando o processo no valor de R$2880,00. Quando Júlia retornou, notou o erro e decidiu fazer um boleto para que a empresa devolvesse o que foi recebido a mais. Qual o valor desse boleto?
De acordo com a especificação dos Portlets 2.0 (JSR 286), a interface PortletSession permite o armazenamento de objetos nos escopos
Considere o seguinte algoritmo, apresentado na forma de uma pseudolinguagem (Português Estruturado), para responder à questão.

De acordo com o algoritmo, assinale a alternativa que apresenta, de forma completa, o conjunto de entradas inválidas para a variável Q, caso sejam fornecidas como entrada para o programa.
Na linguagem de programação Java, os tipos primitivos de dados são:
No Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD), os casos de teste que definem o recurso a ser implementado devem ser elaborados
Considerando as definições apresentadas na literatura a respeito da governança de TI, é correto afirmar que o seu objetivo, ou foco central, consiste em