Durante um mês, uma pessoa observou que todas as vezes que o vento soprava num determinado sentido, ocorria chuva no fim do dia. Com base nessa observação, ele conclui que, sempre que venta naquela direção, chove.
O caso acima é um exemplo de:
Atualmente é difícil imaginar a vida sem o uso de smartphones. Estes pequenos dispositivos têm desempenhado cada vez mais funções, que vão muito além de fazer e receber chamadas.
No entanto, apesar de pequenos, estes aparelhos demandam uma grande quantidade de elementos químicos na sua confecção. Observe o quadro a seguir, que apresenta alguns dos elementos que compõem as diferentes partes do aparelho.
A partir da composição química apresentada no quadro, avalie as seguintes afirmativas:
I. A parte eletrônica é constituída somente por metais.
II. Na tela estão presentes seis elementos de transição interna.
III. Os elementos presentes na bateria pertencem ao segundo período da classificação periódica.
IV. A capa é constituída por elementos representativos.
Está correto apenas o que se afirma em:
Uma infestação do escorpião-amarelo, o Tityus serrulatus, considerado o mais perigoso do Brasil, está sendo monitorada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
O Instituto Vital Brazil informou que só no começo de fevereiro houve a captura de 200 escorpiões da espécie na cidade.
(G1, Região dos Lagos, 20/02/2024)
Com relação aos escorpiões, analise os itens a seguir:
I. Eles são aracnídeos com quatro patas e peçonhentos.
II. São predadores e seus pedipalpos e antenas auxiliam na identificação e captura de suas presas.
III. Evitar o acúmulo de entulho, de material de construção e de folhas e troncos secos reduz a chance de acidentes com escorpiões.
Está correto o que se afirma em:
Na figura a seguir, que representa a gestão logística da cadeia produtiva de roupa de tecido do tipo jeans, as caixas e as setas numeradas indicam, respectivamente, os atores e os fluxos dos subsistemas logísticos.

.
A partir das informações precedentes, e considerando aspectos de gestão logística e patrimonial a elas relacionados, julgue os itens que se seguem.
Os atores relacionados com as setas 1.2 e 1.3 correspondem aos bens que foram comercializados, armazenados e postos nos canais de distribuição reversos, por algum motivo como término de validade, problemas de qualidade, avarias no transporte, erros de pedido do produto, entre outros, antes que eles fossem consumidos.
Na figura a seguir, que representa a gestão logística da cadeia produtiva de roupa de tecido do tipo jeans, as caixas e as setas numeradas indicam, respectivamente, os atores e os fluxos dos subsistemas logísticos.

A partir das informações precedentes, e considerando aspectos de gestão logística e patrimonial a elas relacionados, julgue os itens que se seguem.
Na representação da indústria, dos fornecedores e do atacarejo, o ERP (enterprise resource planning) é voltado especificamente a garantir um sistema integrado de gestão documental que seja seguro para as organizações, com o objetivo de controlar o inventário físico e a acurácia em seus estoques.
Ocasionalmente pode ocorrer que alguma entidade promova uma atividade de financiamento em moeda estrangeira. Essa atividade vai gerar fluxos de caixa futuros.
Esses fluxos de caixa decorrentes de transações em moeda estrangeira devem ser registrados:
O ativo intangível gerado internamente é de difícil avaliação pois encontramos dificuldades para identificar benefícios econômicos futuros e para determinar os custos com confiabilidade.
Os gastos com ativo intangível resultante de pesquisa devem ser reconhecidos:
De acordo com o Decreto nº 9.373/2018, para que um bem seja considerado inservível, deverá será classificado por uma comissão especial, instituída pela autoridade competente e composta por número mínimo de três servidores do órgão ou da entidade.
Assinale a opção que aponta as classificações dos bens móveis inservíveis que poderão ser reaproveitados, mediante transferência interna ou externa:
Segundo a Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, o órgão responsável pela consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas públicas é:
Quão próximos estamos do cenário ideal em educação?
Gargalos começam a ficar mais evidentes no ensino fundamental
1 A trajetória educacional que um aluno irá vivenciar é muito determinada pelas condições socioeconômicas e culturais do seu contexto familiar e local. Para quem nasce em uma família que não teve oportunidades de ter estudo formal, estudar e concluir a educação básica são processos difíceis.
2 Para outras famílias, há menos empecilhos para que os filhos passem por todo o ensino básico e, naturalmente, transitem para uma carreira, via ensino superior.
3 São muitas as possíveis barreiras que atrapalham a entrada e a permanência na escola, mas alguns momentos específicos representam gargalos relevantes. No cenário ideal, estabelecido pela Constituição, todas as crianças de 4 anos já deveriam ter acesso à pré-escola garantido e deveriam seguir na escola até a conclusão do ensino médio, aos 17 anos.
4 Os dados do Censo Escolar 2023, divulgados no último dia 22 pelo Ministério da Educação e Inep, órgão responsável pela pesquisa, desenham o cenário atual da trajetória educacional dos estudantes no Brasil. Quão próximos estamos do cenário ideal?
5 Nos primeiros anos da idade escolar obrigatória, os dados de 2023 revelam que o país está próximo da universalização do atendimento de crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, apesar da redução nos primeiros anos da pandemia de covid-19. O número de crianças até 3 anos de idade matriculadas em creches também cresceu, chegando a cerca de 40% das crianças nessa faixa etária.
6 É no ensino fundamental que os gargalos na trajetória começam a ficar mais evidentes. Essa etapa é a mais longa da educação básica, concentrando mais de 26 milhões de estudantes, sendo mais de 80% na rede pública. O número de matrículas em tempo integral vem crescendo, tendo alcançado 16,5% no último ano. Esse crescimento é positivo para viabilizar uma educação mais completa, mas ainda está aquém do esperado e é extremamente desigual entre
os estados.
7 Nessa etapa, muitos estudantes começam a ficar para trás. Devido a reprovações, já no 6°ano 16% dos estudantes não estão na idade certa para sua série. O atraso escolar traz diversos prejuízos para os estudantes, diminuindo o interesse pela escola e aumentando o abandono. Além disso, as desigualdades são alarmantes: a distorção idade-série é duas vezes maior entre estudantes pretos e pardos em relação a estudantes brancos.
8 Assim, muitos dos que chegam ao ensino médio estão atrasados. O Censo mostrou importantes avanços nas matrículas no ensino profissionalizante e integral, mas as taxas de reprovação e abandono seguem altas e desiguais. Os avanços precisam ser celebrados, mas um foco para combater desigualdades será imprescindível para que todos os estudantes possam vivenciar uma trajetória educacional regular
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza, a objetividade, a concisão e a impessoalidade são alguns atributos dos textos oficiais.
A frase que atende plenamente a esses atributos é:
Quão próximos estamos do cenário ideal em educação?
Gargalos começam a ficar mais evidentes no ensino fundamental
1 A trajetória educacional que um aluno irá vivenciar é muito determinada pelas condições socioeconômicas e culturais do seu contexto familiar e local. Para quem nasce em uma família que não teve oportunidades de ter estudo formal, estudar e concluir a educação básica são processos difíceis.
2 Para outras famílias, há menos empecilhos para que os filhos passem por todo o ensino básico e, naturalmente, transitem para uma carreira, via ensino superior.
3 São muitas as possíveis barreiras que atrapalham a entrada e a permanência na escola, mas alguns momentos específicos representam gargalos relevantes. No cenário ideal, estabelecido pela Constituição, todas as crianças de 4 anos já deveriam ter acesso à pré-escola garantido e deveriam seguir na escola até a conclusão do ensino médio, aos 17 anos.
4 Os dados do Censo Escolar 2023, divulgados no último dia 22 pelo Ministério da Educação e Inep, órgão responsável pela pesquisa, desenham o cenário atual da trajetória educacional dos estudantes no Brasil. Quão próximos estamos do cenário ideal?
5 Nos primeiros anos da idade escolar obrigatória, os dados de 2023 revelam que o país está próximo da universalização do atendimento de crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, apesar da redução nos primeiros anos da pandemia de covid-19. O número de crianças até 3 anos de idade matriculadas em creches também cresceu, chegando a cerca de 40% das crianças nessa faixa etária.
6 É no ensino fundamental que os gargalos na trajetória começam a ficar mais evidentes. Essa etapa é a mais longa da educação básica, concentrando mais de 26 milhões de estudantes, sendo mais de 80% na rede pública. O número de matrículas em tempo integral vem crescendo, tendo alcançado 16,5% no último ano. Esse crescimento é positivo para viabilizar uma educação mais completa, mas ainda está aquém do esperado e é extremamente desigual entre
os estados.
7 Nessa etapa, muitos estudantes começam a ficar para trás. Devido a reprovações, já no 6°ano 16% dos estudantes não estão na idade certa para sua série. O atraso escolar traz diversos prejuízos para os estudantes, diminuindo o interesse pela escola e aumentando o abandono. Além disso, as desigualdades são alarmantes: a distorção idade-série é duas vezes maior entre estudantes pretos e pardos em relação a estudantes brancos.
8 Assim, muitos dos que chegam ao ensino médio estão atrasados. O Censo mostrou importantes avanços nas matrículas no ensino profissionalizante e integral, mas as taxas de reprovação e abandono seguem altas e desiguais. Os avanços precisam ser celebrados, mas um foco para combater desigualdades será imprescindível para que todos os estudantes possam vivenciar uma trajetória educacional regular
Um recurso argumentativo usado pela autora para convencer o leitor sobre a validade da ideia que defende é a(o)
Entre as frases abaixo, aquela que poderia ser publicada em um jornal, por não apresentar problemas formais, é:
Num texto argumentativo, é frequente a presença de argumentadores lógicos.
A opção em que o exemplo dado tem o valor de seu conector lógico corretamente indicado é:
A frase machadiana abaixo em que NÃO estão presentes traços de metalinguagem é:
Deflagrada ação penal de iniciativa privada, João, querelante, deixou de promover o andamento do processo durante trinta e cinco dias seguidos. O juízo determinou a sua intimação, sendo certo que João permaneceu inerte. Com efeito, o juízo, em observância às formalidades legais, extinguiu a punibilidade do querelado.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, operou-se a extinção de punibilidade em razão do (da):
Pedro, recém-empossado Oficial de Justiça no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, foi lotado na comarca Alfa, na qual existiam três órgãos jurisdicionais.
Ao analisar o âmbito territorial de sua atuação, Pedro concluiu corretamente, à luz do Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, que:
Ao estudar o tópico atinente aos bens públicos, previsto no conteúdo programático do concurso público para o qual estava se preparando, Marilene observou que, de acordo com o respectivo regime jurídico, tais bens são:
Diante do arcabouço constitucional delimitado para os agentes públicos, notadamente com relação aos servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo, para o qual está prevista a garantia da estabilidade, é correto afirmar que:
O Condomínio do Edifício Viver Feliz constituiu servidão de passagem em favor do Condomínio Mundo Animal pelo prazo de vinte anos mediante o pagamento de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Ocorre que os condôminos do prédio dominante utilizam a servidão para passear com seus cachorrinhos, o que, além de trazer mau cheiro ao local, propiciou alguns acidentes, inclusive um ataque de um cão.
Por isso, o Edifício Viver Feliz deseja extinguir a servidão, o que é impugnado pelo Condomínio Mundo Animal.Nesse caso, à luz da disciplina legal das servidões:
Após grande mobilização popular, foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no âmbito da Câmara dos Deputados, com o objetivo de apurar desvio de recursos públicos alegadamente praticados pelos dirigentes de uma empresa pública federal. No próprio ato de constituição, foi informado que a CPI teria poderes de investigação “próprios das autoridades judiciais”. Na primeira reunião da CPI, o deputado federal João propôs que fosse determinada a interceptação das comunicações telefônicas dos dirigentes da empresa pública federal; a deputada federal Maria defendeu que, como medida inicial, deveria ser decretada a quebra do sigilo telefônico desses agentes; e, por fim, a deputada federal Joana sustentou que o Procurador-Geral da República deveria ser convocado com o objetivo de explicar as medidas adotadas para coibir os desvios que a CPI estava apurando.
Ao fim dos debates, concluiu-se corretamente, em relação à conformidade constitucional das medidas propostas por João, Maria e Joana, que:
Maria ocupava o cargo de provimento efetivo de simbologia X, no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina. Após regular aprovação em concurso público, tomou posse no cargo de provimento efetivo de simbologia Y, que se encontrava vago em razão da demissão de Pedro. Como a demissão de Pedro veio a ser anulada pelo Poder Judiciário, fazendo com que ele retornasse ao exercício regular de suas funções, Maria será:
Foi apresentada uma notícia, à Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina, apontando a possível prática de ilícito funcional por Pedro, servidor ocupante de cargo de provimento efetivo no âmbito do Poder Judiciário.
Nesse caso, para que a Corregedoria-Geral proceda à investigação da autoria e da materialidade da suposta prática do ilícito, é correto afirmar que deve ser:
Alguns adimensionais são muito importantes para a compreensão das forças dominantes no escoamento de um curso d’água, bem como para a definição, a partir dessa compreensão, dos regimes de escoamento. Considerando essa análise em um curso de água, um técnico determinou que o número de Reynolds (Re) vigente é igual a 14.900 e o número de Froude (F) vigente é igual a 1,22.
Para essas condições em relação aos adimensionais, o regime de escoamento no curso d’água é:
O método Racional é uma maneira simples de determinar indiretamente a vazão de projeto em uma bacia hidrográfica a partir da precipitação de projeto ocorrida nessa bacia. A precipitação de projeto que ocorreu uniformemente em uma bacia hidrográfica foi de 30 mm/h. A tabela apresenta os diferentes usos do solo que ocorrem na bacia, com suas respectivas áreas e coeficientes de escoamento (runoff):

A vazão de projeto pelo método Racional é de:
Rodolfo participava da comissão de licitação de determinado órgão. Visando a lucros ilícitos, inicialmente, orçou uma obra em duas vezes o valor real. Em um segundo momento, após a adjudicação do objeto e início dos trabalhos, procedeu, em conluio com o empreiteiro, a medições de serviços superiores aos efetivamente prestados.
Nesse caso, pode-se afirmar que houve
O fornecedor de agregado miúdo de uma obra entregou no canteiro um volume de 6 m³ de areia úmida proveniente de uma jazida cujo material foi ensaiado oportunamente, apresentando massa unitária do material seco de 1.350 kg/m³ e inchamento médio de 35% sob a umidade crítica de 4%. Considerando que a areia foi entregue na obra com umidade crítica e que no canteiro há a disponibilidade de 40 sacos de 50 kg de cimento e 5.400 kg de agregado graúdo seco, o volume máximo de concreto com dosagem de traço 1:2:3 (em massa seca de cimento, areia e brita)e consumo de cimento de 450 kg/m³ que poderá ser executado é aproximadamente de:
Uma cantoneira de abas iguais de aço ASTM A-36 (MR-250), com dimensões de 2”x 1/4”, foi ligada a uma chapa de nó de 1/4" de espessura e mesmo tipo de aço através de solda de filete. Sobre essa ligação, é correto afirmar que:
Se um ponto de uma estrutura está submetido ao estado plano de tensões σx = 110 MPa, σy = -50 MPa e τxy = 60 MPa, então as tensões principais σI e σII são, respectivamente:
O microrrevestimento asfáltico é um serviço de pavimentação previsto pelo DNIT em sua norma 035/2018-ES. De acordo com esse documento, o ligante asfáltico a ser utilizado deve ser:
Com base no Sistema Unificado de Classificação de Solos (SUCS), um silte de baixa compressibilidade é classificado como: