Em 2008, a Lei Federal nº 11.645 fez modificações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinando uma alteração curricular que garantisse o estudo da história e das culturas afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros no âmbito de todo o currículo escolar, com ênfase nas áreas de:
Texto para a questão
Joseph, um quarentão que trabalha num banco de investimentos, começou a frequentar o consultório após um ataque de ansiedade. (linhas 34 e 35)
No trecho acima, há
A respeito dos objetivos e da estrutura dos Institutos Federais (Lei 11.892/2008), assinale a alternativa correta.
O mundo está em movimento. A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho. Com base nesse cenário, analise as afirmativas a seguir:
I. As propostas de reforma curricular para o Ensino Médio se pautam nas constatações sobre as mudanças no conhecimento e seus desdobramentos, no que se refere apenas à escola.
II. A formação do aluno deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas à formação geral.
III. Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.
IV. Nas sociedades tradicionais, a estabilidade da organização política, produtiva e social garantia um ambiente educacional relativamente estável. Agora, a velocidade do progresso científico e tecnológico e da transformação dos processos de produção torna o conhecimento rapidamente superado, exigindo-se uma atualização contínua e colocando novas exigências para a formação do cidadão.
V. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
Assinale
Em uma aula prática sobre o Reino Plantae, foram coletados pelo professor exemplares de cada um dos grandes grupos de plantas a serem estudados. O objetivo da aula consistia na identificação e reconhecimento de cada um dos 4 grupos, com base nos materiais práticos presentes na aula. A seguir estão os materiais empregados:
I. estróbilos femininos e masculinos;
II. filídios;
III. folhas com a presença de soros;
IV. flores hermafroditas.
Nesse contexto, assinale a alternativa em que se apresente correta e respectivamente, em relação aos materiais deixados pelo professor, os 4 grupos de plantas.
A chia é um alimento de destaque, quando o assunto é a alimentação saudável. Peça-chave na dieta de vegetarianos e veganos, seu destaque também aparece quando o assunto é a prevenção de importantes doenças como câncer, diabetes e Alzheimer. A seguir estão as informações nutricionais dessa semente:
Com base na classificação dos grupos da pirâmide alimentar e de acordo com a função que exercem, assinale a alternativa que apresente, correta e respectivamente, a classificação de carboidratos, proteínas e vitaminas presentes na semente de chia.
Chegam duas crianças a um Pronto Atendimento. A primeira estava com a mãe, e o objetivo era seguir as recomendações do pediatra, realizando a profilaxia da doença conhecida como tétano. A segunda estava acompanhada da tia, e o problema nesse caso, era prestar socorro diante de um acidente ocorrido. A preocupação era combater qualquer possibilidade de contaminação pelo Clostridium tetani, uma vez que a criança não estava com as vacinas em dia. Diante das duas situações, o procedimento correto a ser adotado, respectivamente, é prescrição de
O DNA, como Crick e eu estávamos cientes, contém a chave da natureza das coisas vivas, armazenando as informações hereditárias, que são passadas de uma geração a outra e orquestrando o mundo inacreditavelmente complexo da célula. (Trecho adaptado – retirado de Veja, 6 mai 2016)
A frase é de James Watson, biólogo que auxiliou a desvendar a estrutura do DNA, ganhador do prêmio Nobel de 1962. A respeito do DNA, assinale a afirmativa correta.
A penicilina, uma das mais poderosas armas da Medicina contra infecções, foi descoberta por acaso: no mofo de uma cultura de bactérias que estragou um estudo do pesquisador Alexander Fleming. (Super Interessante, 31 out 2016, adaptado.)
O fungo Penicillium notatum, ao inibir o desenvolvimento de determinadas bactérias, atua realizando a seguinte relação ecológica:
“Maior vírus conhecido é revelado por microscópio eletrônico na França."
(Fonte: http://g1.globo.com - 11/10/2011)
A notócia acima traz um exemplo da importância que a microscopia eletrônica representa para os estudos e os avanços da ciência. Nesse contexto, uma bactéria ao ser visualizada por microscopia eletrônica, apresentaria uma das organelas abaixo. Assinale a alternativa correta.
Um cariótipo humano está representando na imagem abaixo. Ele traz o padrão de bandas dos cromossomos humanos na forma de ideogramas (símbolos gráficos). Na imagem é possível observar os cromossomos autossomos e os sexuais da espécie humana. Tendo em vista tais informações, assinale a alternativa correta que apresenta a configuração que teria a célula somática de uma criança do sexo feminino.

Com problemas recorrentes para a manutenção da beleza do seu jardim, Leonel realizou uma compra considerável de plantas indicadas por um especialista, para tentar minimizar os gastos e manter por um tempo maior a beleza pretendida em sua chácara. As mudas compradas por ele quando analisadas, apresentavam raízes fasciculadas, folhas com nervuras paralelas e flores trímeras. Assinale a alternativa correta que apresenta a planta que possui essas características.
No Reino Animalia as classes que incluem os sapos e os lagartos se caracterizam por apresentar características adaptativas importantes e específicas. A partir dessas informações, relacione essas características com as respectivas classes dos sapos e dos lagartos.

A sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo, é:
Relacionado ao contexto histórico da Educação Física (EF), que desde seu início visava à eugenia, educadores e médicos viam os exercícios físicos e o esporte como forma de promoção da higienização pessoal. É incorreto afirmar que
Em relação à avaliação, na maioria das vezes a resposta que ouvimos é: “Este tema é muito complexo". Também observa-se que, na Educação Física, a avaliação por muitas vezes tem sido utilizada para avaliar a frequência, o uso do uniforme adequado ou a veia de campeão a fim de que os alunos selecionados possam participar de jogos e competições, utilizando um só padrão de avaliação para todos, sem ter a preocupação de acompanhar o desenvolvimento coletivo e a finalidade educativa. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que
A abordagem crítico-superadora foi elaborada na Universidade Federal do Recife e na Universidade Federal de Santa Maria por um grupo de autores intitulado de Coletivo de Autores. Sobre a referida abordagem é incorreto afirmar que
Sobre o método analítico-sintético, que por muitos anos foi baseado exclusivamente no método analítico-sintético, é incorreto afirmar que
O profissional deve considerar a questão da Educação Física (EF) e sua abrangência cultural, no tangente à natureza prática e aos conceitos que nos deram suporte para que seja considerada área de conhecimento e atividade da cultura. Sobre ambas, é incorreto afirmar:
Diversos profissionais da Educação Física e da saúde estão reconhecendo a importância de avaliação mais específica para a criança e o adolescente que praticam, ou desejam praticar, esportes e que esse atendimento é distinto daquele do adulto. Crianças não são adultos em miniatura; elas apresentam diferentes respostas fisiológicas ao exercício e estruturas músculo-esqueléticas mais suscetíveis a fraturas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Com relação à administração dos serviços de enfermagem, atente-se ao conceito a seguir: “Conjunto de tecnologias destinado a prover uma atenção à saúde de qualidade: centrada nas pessoas; efetiva, estruturada com base em evidências científicas; segura, que não cause danos às pessoas e aos profissionais de saúde; eficiente, provida com os custos ótimos; oportuna, prestada no tempo certo; equitativa, de forma a reduzir as desigualdades injustas; e ofertada de forma humanizada.” Esse conceito refere-se à Gestão
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2019, a estratégia de diagnóstico precoce do câncer de mama contribui para a redução do estágio de apresentação deste, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde. Sobre os fatores de risco elevados para o câncer de mama, estão corretos os itens a seguir, exceto:
“Decúbito dorsal, em que a parte superior do dorso é baixada e os pés são elevados, oferecendo melhor visualização dos órgãos pélvicos durante a abertura ou em cirurgia laparoscópicas de abdome inferior ou de pelve, ou cirurgia vascular”, esta definição se refere ao seguinte posicionamento cirúrgico:
É fundamental na Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) o diagnóstico precoce, acompanhamento efetivo pelas equipes da Atenção Básica, pois o controle da pressão arterial (PA) reduz complicações cardiovasculares e desfechos como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas renais, entre outros. Sobre o rastreamento, diagnóstico e acompanhamento da HAS, assinale a alternativa correta.
As recomendações das diretrizes para prevenção de infecção em sítio cirúrgico são elencadas de acordo com o período no qual a assistência é prestada. Sobre as práticas recomendadas para o preparo transoperatório, assinale a opção incorreta.
A partir do Teeteto de Platão, estabeleceu-se a tradição de definir o conhecimento como crença verdadeira justificada. No século XX, foi apresentado um conjunto de contraexemplos a esta fórmula. Nos casos apresentados, temos uma crença que é verdadeira, cujo agente está justificado em tê-la. Mas a verdade da crença não tem a relação apropriada com essa justificação, de maneira que é de certo modo acidental, ou uma questão de sorte, que a crença seja verdadeira. Esses contraexemplos ficaram conhecidos como
Assinale corretamente a alternativa que apresenta a passagem que está de acordo com o livro X da Ética à Nicômaco, de Aristóteles, sobre a felicidade:
Em História da mentira: prolegômenos, Derrida diz: "Mentir não é enganar-se nem cometer erro; não se mente dizendo apenas o falso, pelo menos se é de boa-fé que se crê na verdade daquilo que se pensa ou daquilo acerca do que se opina no momento. É o que lembra Santo Agostinho na abertura de seu De mendacio ( 1 ) no qual, aliás, propõe uma distinção entre crença e opinião que poderia ser para nós, ainda hoje, hoje de forma nova, de grande alcance. Mentir é querer enganar o outro, às vezes até dizendo a verdade. Pode-se dizer o falso sem mentir, mas pode-se dizer o verdadeiro no intuito de enganar, ou seja, mentindo. Mas não mente quem acredita naquilo que diz, mesmo que isto seja falso. Ao declarar: ‘Quem enuncia um fato que lhe parece digno de crença ou acerca do qual formava opinião de que é verdadeiro, não mente, mesmo que o fato seja falso’, Santo Agostinho parece excluir a mentira a si mesmo, e aqui está uma pergunta que não nos deixará jamais: será que é possível mentir a si mesmo, será que qualquer forma de enganar a si mesmo, de usar de subterfúgio para consigo merece o nome de mentira?". De acordo com o texto, podemos inferir que a mentira não é o mesmo que o falso, pois
No livro Introdução a uma ciência pós-moderna, Boaventura de Sousa Santos afirma que a ciência “[…] constrói-se, pois, contra o senso comum, e para isso dispõe de três atos epistemológicos fundamentais: a ruptura, a construção e a constatação” (2000, p. 31). Compreende-se por senso comum:
Uma nova razão crítica precisa fazer a crítica dos limites internos e externos da razão, consciente de sua vulnerabilidade irracional. Nesse sentido que o solo social aparece no processo comunicativo, dentro do qual os sujeitos propõem e criticam argumentos, criticam as motivações subjacentes e desenvolvem as capacidades humanas de saber, de busca da verdade, da justiça e da autonomia. Esse pensamento é atribuído a