No livro Introdução a uma ciência pós-moderna, Boaventura de Sousa Santos afirma que a ciência “[…] constrói-se, pois, contra o senso comum, e para isso dispõe de três atos epistemológicos fundamentais: a ruptura, a construção e a constatação” (2000, p. 31). Compreende-se por senso comum:
O filosofo Felix Guatarri apresenta três concepções importantes para “cultura”. A mais antiga expressa a ideia de que é possível ter ou não ter determinada cultura, essa concepção permite, ainda, classificar certo indivíduo como pertencente ao meio culto ou inculto. O segundo significado do uso cotidiano da palavra “cultura” é sinônimo de “civilização”. A terceira concepção é o uso do termo “cultura” como “cultura de massa”. Está ligada a bens, equipamentos e conteúdos teóricos e ideológicos de produtos que estão à disposição das pessoas que querem e podem comprá-los. Os três conceitos que expressam essa cultura são:
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.
Para Adorno, a indústria cultural detém todos os elementos característicos do mundo industrial moderno, apresentando-se como disseminadora da ideologia dominante que dá sentido a todo o sistema sociocultural ocidental.
Determinado pensador, considerava que, em primeiro lugar, a ideologia tem a função positiva de atuar como “cimento” da estrutura social. Quando incorporada ao senso comum, ajuda a estabelecer o consenso, conferindo hegemonia à uma determinada classe, que passará a ser dominante. Essa perspectiva de “ideologia” é característica de:
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.
Com o fortalecimento do sistema capitalista no Ocidente, a doutrina iluminista da razão humana deu lugar ao domínio da razão técnica, ou da razão instrumental, de acordo com os teóricos de Frankfurt.
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.
A indústria cultural resulta da razão técnica, do desenvolvimento e da legitimação de uma razão instrumental, desenvolvida e possibilitada a partir da Revolução Científica, sem o concurso da Revolução Industrial.
Leia o texto a seguir:
“Não se nasce mulher, torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico ou econômico define a forma que a mulher ou a fêmea humana assume no seio da sociedade" (BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. v. II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. p. 9. Adaptado).
Com o trecho acima, Beauvoir afirma que ser mulher é uma
Ao se trabalhar a temática “Natureza e cultura”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de:
A obra Os retirantes foi pintada em 1944 pelo renomado artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962). Em seu estilo próprio, misturando componentes surrealistas e figurativos, Portinari retrata a população excluída na busca por melhores condições de vida e trabalho. A obra certamente é impactante, mas será que é bela?
Levando em conta os estudos filosóficos sobre o conceito de belo, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir:
“Aqui está um livro de boa-fé, leitor. Ele te adverte, desde o início, que não me propus outro fim além do doméstico e privado. Nele não tive nenhuma consideração por servir-te nem por minha glória: minhas forças não são capazes de tal desígnio. Dediquei-o ao uso particular de meus parentes e amigos, a fim de que, tendo-me perdido, possam aqui encontrar alguns traços de minhas atitudes e humores, e que por esse meio nutram, mais completo e mais vivo, o conhecimento que têm de mim. Se fosse para buscar os favores do mundo, teria me enfeitado de belezas emprestadas. Quero que me vejam aqui em meu modo simples, natural e corrente, sem pose nem artifício: pois é a mim que retrato" (MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 37. Adaptado).
Montaigne representa o ceticismo humanista do Renascimento. No trecho acima dos Ensaios, isso fica claro porque ele relata
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.
Adorno defende a ideia de que a cultura de massas, ao contrário de uma cultura elitista, emana do povo.
O trecho abaixo aborda os temas da natureza e da cultura:
“Não são, portanto, a razão, a afetividade, nem mesmo a linguagem que distinguem, em última análise, os seres humanos, mesmo que, à primeira vista, esses diversos elementos possam parecer discriminatórios. Quem tem um cão sabe perfeitamente que o cão é mais sociável e até muito mais inteligente do que alguns seres humanos! Nesses dois aspectos só diferimos dos animais pelo grau, do maior ao menor, mas não de modo radical, qualitativo. O critério de diferenciação entre o homem e o animal reside em outro ponto. Rousseau vai situá-lo na liberdade, ou, como exprime por meio de uma palavra que vamos analisar, na “perfectibilidade". No animal, a natureza fala o tempo todo e fortemente, tão fortemente que ele não tem a liberdade de fazer nada além de obedecer lhe. No homem, ao contrário, domina certa indeterminação: a natureza está presente de fato, e muito, como nos ensinam todos os biólogos. Contudo, o homem pode afastar se das regras naturais, e até criar uma cultura que se opõe a elas. Por exemplo, a cultura democrática que vai tentar resistir à lógica da seleção natural para garantir a proteção dos mais fracos" (FERRY, L. Aprender a viver. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 130-133. Adaptado).
Segundo o texto de Luc Ferry, seguindo o pensamento de Rousseau, o que diferencia homem do animal é a
Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática “Antropologia filosófica” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Considere o texto (A), a imagem e a sinopse (B), para responder a essa questão.
A) Etnocentrismo é um termo criado em 1906 pelo sociólogo americano William Graham Summer (1840- 1910). Trata-se da base explicativa sociológica e antropologicamente dos preconceitos, discriminações, racismos, homofobia, sexismo e estereótipos sobre os mais variados grupos, considerados diferentes em comparação a um determinado padrão.
Fonte: OLIVEIRA. Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar da. Sociologia para jovens do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p.94).
B) Sinopse: no Filme Online Ace Ventura: um Detetive Diferente (imagem abaixo), Jim Carrey é um detetive amalucado e que conta com grande empatia de animais de estimação, é especializado em encontrálos. A missão de Ace Ventura no filme é encontrar um golfinho, mascote de um time de futebol americano, que foi sequestrado.
Assinale a alternativa correta considerando os textos e a imagem.