Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em relação às classes de resíduos sólidos, para que um determinado material seja considerado Classe II-A, ele deve ser:

Analise a correlação entre o tipo de atividade e um possível impacto ambiental e assinale a alternativa correta.

I. Indústria cerâmica – desmatamento para consumo de lenha.
II. Irrigação – saturação e salinização dos solos.
III. Aquicultura – introdução de espécies exóticas.

Em relação ao regramento dos limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos por fontes fixas de empreendimentos instalados antes de 02 de janeiro de 2007, nos termos da Resolução Conama nº 436/2011, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Em relação à Lei Federal nº 6.938/1981, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O proprietário de imóvel pode, por instrumento público ou particular, limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes, instituindo servidão ambiental.
( ) O cadastro Técnico Federal de Atividades é instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente.
( ) Compete ao Ibama estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O currículo é um dos fatores que estruturam o processo educativo, pois não pode ser visto como um conceito abstrato. Dessa forma, para entender como a construção curricular deve ocorrer na escola, é necessário ressaltar que:

O aluno do século XXI vivencia um novo panorama em termos de escola e de sala de aula com a tecnologia da informação e da comunicação cada vez mais invadindo o trabalho escolar. Novos caminhos surgem para a construção da aprendizagem, como a implantação das metodologias ativas, que sugerem uma abordagem pedagógica em que:

I. O aluno assume uma postura mais participativa, na qual ele resolve problemas, desenvolve projetos e, com isso, cria oportunidades para a construção de conhecimento.
II. Na proposta da sala de aula invertida, o conteúdo e as instruções recebidas são estudados online, antes de o aluno frequentar a aula e, assim, a própria sala de aula se transforma no local para trabalhar o conteúdo que já foi estudado anteriormente.
III. A utilização do ensino híbrido mescla momentos em que o aluno estuda os conteúdos usando recursos on-line e outros em que o ensino ocorre em sala de aula, podendo ocorrer a interação com outros alunos e com os professores.

Quais estão corretas?

Pesquisando sobre a supervisão escolar, percebe-se que a sua origem foi fora da escola, pois ela surgiu com a industrialização e, posteriormente, foi inserida no contexto escolar. Em
relação ao papel e às atribuições da supervisão escolar, que já sofreu muitas mudanças com o passar do tempo, é correto afirmar que:

Cada vez com mais intensidade, a educação virtual influencia a educação presencial. Para Fava (2014), isso significa que:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Neste sentido, analise as seguintes assertivas:

I. Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais.
II. O foco da BNCC está direcionado para o desenvolvimento de competências.
III. O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.

Quais estão corretas?

O ser humano sempre organiza as suas ações e, assim, realiza o seu planejamento. Nem sempre percebe que está planejando diariamente. Quando Vasconcellos (2012) reflete sobre o planejamento, ele afirma que:

I. O objetivo de todo processo de planejamento é chegar à ação, mas esta deve estar atravessada por uma intencionalidade.
II. O ensino desprovido de sentido e reprodutivo existe somente com um planejamento.
III. A tarefa de educar é por demais importante e, também, complexa, o que não impede que seja realizada e que as decisões sejam tomadas isoladamente e no improviso.

Quais estão corretas?

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

“Metalinguagem” pode ser definida como linguagem sobre linguagem, discurso sobre um sistema de signos por meio desse próprio sistema. Por exemplo: a língua falando sobre si mesma (a gramática, a linguística), um poema falando sobre si mesmo, uma narrativa falando sobre si mesma, um filme falando sobre si mesmo etc.
                                                                                                                                                                                                                             (Adaptado de: LUFT, Celso Pedro. ABC da língua culta. São Paulo: Globo, 2010)

Considerando-se a definição acima, ocorre metalinguagem no seguinte trecho:

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O termo que qualifica o substantivo na expressão “sorte geral” (4o parágrafo) tem sentido oposto ao termo que qualifica o substantivo em:

Atenção: Para responder às questões de números 11 e 12, examine a tirinha do cartunista André Dahmer.

Na tirinha, está empregado em sentido figurado o seguinte termo:

O Novo Ensino Médio Capixaba é norteado por oito princípios fundamentais e essenciais, que visam garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando os desafios do novo século. Dentre eles, encontra-se o princípio do “desenvolvimento de competências”, que

Em uma situação hipotética, a professora Luciana entrou, nervosa, na sala dos professores. Havia discutido com a coordenadora pedagógica, que pediu seus diários de classe para verificar a frequência de um estudante e lhe chamou a atenção, pois não havia nenhuma anotação das últimas três semanas, nem da frequência e nem dos conteúdos, atividades e avaliações realizadas. Após conversar com alguns colegas, Luciana refletiu e foi falar com a coordenadora, reconhecendo que havia cometido um erro e, então, tomando por base, exclusivamente, o Estatuto do Magistério do Espírito Santo, dentre os deveres do docente, para reparar essas falhas, Luciana deverá

Em alguns organismos de água doce, como algas, por exemplo, podem ser encontrados, dentro das células, diversos íons em concentrações maiores do que no meio aquático. Essas concentrações são mantidas

O daltonismo caracteriza-se pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, sendo causado por um alelo recessivo situado no cromossomo X. Casais em que o homem é daltônico e a mulher é normal e sem histórico de daltonismo na família poderão ter, entre seus descendentes,

Considere as seguintes estruturas responsáveis pelas trocas gasosas em diferentes animais:

I. associada ao sistema circulatório e também a mecanismos que promovem a circulação de água em sua superfície para otimizar a difusão dos gases.
II. associada ao sistema circulatório e a mecanismos de ventilação que promovem a movimentação do ar para otimizar a difusão dos gases.
III. composta por invaginações muito ramificadas da parede externa do corpo e que terminam próximas às células onde ocorrem diretamente as trocas gasosas.

As estruturas descritas em I, II e III estão presentes, correta e respectivamente, em

No tipo mais tradicional de vacinação, são introduzidos em nosso corpo formas atenuadas das toxinas ou dos próprios microrganismos causadores da doença para que possa ser gerada a memória imunológica, que pode ser explicada como a capacidade do sistema imunológico de

Diz-se que um número natural é um palíndromo quando seus algarismos lidos da esquerda para a direita são os mesmos quando lidos da direita para a esquerda. Por exemplo, 5, 33, 131 são palíndromos. A quantidade de palíndromos que estão entre 100 e 10.000 é:

Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Assinale a alternativa cujos vocábulos completam, correta e adequadamente, as lacunas tracejadas das linhas 02, 14 e 22.

Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Em relação ao fato de 73% das promessas net zero existentes serem fracas e inadequadas, o autor acrescenta o comentário: são ‘gasto de saliva ao invés de ação climática’. Através desse comentário, pode-se dizer que:

I. É uma crítica à ineficácia da maioria das promessas net zero.
II. O uso da linguagem coloquial atribui ao fragmento condição de verdade cotidiana.
III. É tão-somente uma explicação do que foi dito anteriormente.

Quais estão corretas?

Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Sobre o uso de sinais de pontuação no texto, avalie as afirmações que seguem:

I. Os dois-pontos utilizados na linha 19 tem a função de anunciar um esclarecimento, um resultado do que foi dito.
II. Os pontos de interrogação das linhas 20 e 21 foram usados no fim de orações enunciadas com entonação retórica.
III. As duas vírgulas da linha 35 separam um adjunto adverbial deslocado.

Quais estão corretas?

Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

O título do texto prepara o leitor para:

I. Uma leitura reflexiva acerca das reais dificuldades que o planeta enfrenta no que tange às reais condições climáticas.
II. A discussão acerca do posicionamento de empresas que não enxergam as mudanças climáticas como um problema iminente.
III. Se municiar de ideias, que serão apresentadas no texto, para discutir cotidianamente o assunto.

Quais estão corretas?

Sobre o modo de navegação anônima do Google Chrome, é correto afirmar que:

Com base na Lei nº 9.455/1997, que define os crimes de tortura, assinale a alternativa INCORRETA.

Relativamente à Lei nº 8.072/1990, que dispõe sobre os crimes hediondos, e a Lei nº 7.210/1984, que institui a Lei de Execução Penal, assinale a alternativa INCORRETA.

Octávio, policial penal, com o objetivo de castigar o preso Daniel, que estava sob a sua custódia, aplicou diversos golpes, com uma tonfa, no corpo do detento, causando-lhe intenso sofrimento físico. O fato foi descoberto e confirmado em juízo, resultando na condenação de Octávio, com trânsito em julgado, pela prática do crime de tortura, no exercício de suas funções. Com base na Lei nº 9.455/1997, assinale a alternativa correta.

São indicados à categoria de “Melhor Filme” no Oscar 2022, EXCETO:

Em relação ao ano de 2021, foram acontecimentos marcantes no mundo:

I. A retomada do poder pelo talibã no Afeganistão.
II. Os Jogos Olímpicos que ocorreram em Tóquio, sem público, devido à pandemia de Covid-19.
III. O Vulcão Cumbre que entrou em erupção em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol das
Ilhas Canárias.

Quais estão corretos?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282