Identifique a única alternativa em que o emprego do hífen está correto.
A justificativa para o emprego da vírgula na frase “Foi à porta, espiou, correu para dentro assustada” é:
De acordo com o Coletivo de Autores (1993), o conteúdo “ginástica” permite ao aluno:
A concepção crítico-emancipatória é um dos desdobramentos da tendência crítica e valoriza:
Sobre a concepção de aulas abertas é correto afirmar que:
Podem ser considerados fundamentos básicos do basquete, EXCETO:
Sobre as relações existentes entre os corpos, os gêneros e as sexualidades é correto afirmar, EXCETO:
A educação é um processo de transformação do ser humano o qual faz com que o aluno desenvolva suas potencialidades de acordo com o ambiente em que vive. Para que isto ocorra o ser humano precisa considerar como principais, as referências:
Na escola pública é fundamental que o pedagogo e os demais profissionais envolvidos com o processo ensino e aprendizagem, estabeleçam:
Ao discutir sobre a importância dos projetos de trabalho a SE Marilda preocupou-se em atender uma das definições postas no PPP elaborado na perspectiva crítica da educação. Essa modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica em considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos, deve sim exercer a função de:
Os documentos expedidos pelo MEC, nos dias atuais, apresentam uma orientação curricular para o Ensino Fundamental nos anos iniciais que devem possibilitar:
Na perspectiva inclusiva, recomendada pelo MEC, valoriza-se tanto a comunicação oral, quanto a sinalizada e demais formas alternativas de expressão, levando as crianças a:
A questão refere-se a tira seguinte:
O vocábulo “RAIVOSO" (2º quadrinho) classifica-se na morfologia como:
Um fazendeiro possui um pasto de formato quadrado com 24 m de lado, no qual deseja construir um curral conforme mostra a parte destacada da figura.
Se a - b = 12 metros , qual é a área destinada à construção do curral?
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso: