Na ação civil pública, a sentença fará coisa julgada erga omnes
São considerados legitimados para propor Emenda à Lei Orgânica do Município de Sumaré:
No texto, muitos advérbios contribuem para a argumentação expressando a noção semântica de intensidade: uma qualidade, uma avaliação pessoal ou uma noção de tempo são realçadas por uma gradação.
Essa afirmativa está adequada para a identificação e o funcionamento dos elementos sublinhados nas alternativas, EXCETO em
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa sobre a expressão A LENTA E AS LENTES, em destaque no texto.
( ) O emprego de A e AS auxilia a coesão textual, pois, com o uso do artigo definido, é feita a retomada de referentes apresentados anteriormente, na imagem fotográfica.
( ) O segmento A LENTA contribui para a coesão textual, pois o réptil fotografado é referido verbalmente pela característica que, culturalmente, é associada a ele, a lentidão.
( ) O segmento AS LENTES estabelece coesão textual com o segmento , pois Balneário Camboriú remete, figuradamente, à ideia de orla marítima.
A sequência correta é
Conforme está previsto no Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria, à Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA) compete instruir os Processos Administrativos Disciplinares na Instituição e as Sindicâncias em órgãos vinculados à Administração Central.
Analise as afirmativas a seguir.
I → A COPSIA será constituída de seis membros efetivos nela lotados, os quais poderão integrar, no máximo, três comissões de trabalho.
II → A COPSIA terá em sua composição um coordenador, um vice-coordenador e três conselheiros, os quais serão definidos no seu regimento interno próprio.
III → A COPSIA será constituída de sete membros efetivos nela lotados, os quais poderão integrar tantas comissões quantas forem necessárias ao bom andamento dos trabalhos.
Está(ão) correta(s)
A Lei nº 12.527/2011 dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios , com o fim de garantir o acesso a informações.
Considerando o que prevê a referida Lei, analise as afirmativas a seguir.
I → Considera-se disponibilidade a qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados.
II → Integridade da informação é a qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, ao trânsito e ao destino.
III → Primariedade é a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.
IV → Informação pessoal é aquela relacionada à pessoa natural ou jurídica identificada ou identificável.
Está(ão) correta(s)
Um dos ramos da linguística é a fonologia, que estuda as diferenças percebidas e produzidas relacionadas com a diferença de significado. A fonologia determina as unidades mínimas que formam os sinais e estabelece padrões, combinações e variações que são possíveis e permitidas para um sinal.
Associe os conjuntos de sinais aos tipos de oposições que apresentam.

A sequência correta é
O sistema de representação da escrita da língua de sinais que é bastante difundido no Brasil e foi criado por Valerie Sutton na Dinamarca, em 1974, é o
Quanto aos parâmetros locação, configuração de mão e movimento, assinale V ou F em cada afirmativa a seguir.
( ) Os sinais de Desculpa e Evitar são realizados com a mesma configuração de mão.
( ) Os sinais de Triste, Telefone e Água não apresentam movimento.
( ) Os sinais de Amanhã e Fácil diferem quanto ao ponto de articulação - locação.
( ) Os sinais de Amarelo e Perigoso diferem quanto ao movimento.
A sequência correta é
A comparação entre duas ou mais línguas quanto à Fonologia, Semântica, Pragmática, Morfologia e Sintaxe se denomina Linguística Contrastiva. A Linguística Contrastiva visa apontar diferenças e similaridades entre a língua materna e a língua estrangeira.
Sobre os contrastes entre a língua de sinais e a língua portuguesa, considere as afirmativas a seguir.
I → A língua de sinais é de modalidade visual-espacial e a língua portuguesa é de modalidade oral-auditiva.
II → A língua portuguesa apresenta sintaxe espacial baseada em classificadores, ao passo que a língua de sinais apresenta sintaxe linear, incluindo os classificadores descritivos.
III → As construções gramaticais na língua de sinais são diferentes da língua portuguesa, razão pela qual é possível que longas frases em uma língua possam ser ditas em poucas palavras na outra.
IV → A língua de sinais apresenta estrutura de foco utilizando repetições sistemáticas, o que não ocorre na língua portuguesa.
Está(ão) correta(s)
De acordo com o Decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005, o tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais ‒ Língua Portuguesa viabilizará o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos nas instituições de educação básica e ensino superior.
Esse profissional atuará em qual dos seguimentos a seguir?
I → Nas salas de aula, para viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares em todas as atividades didático-pedagógicas.
II → Nas salas de aula, para tutorar os alunos durante as atividades.
III → No apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades fim da instituição de ensino.
Está(ão) correta(s)
Considere as seguintes afirmações.
I → VLAN (Virtual LAN) é um método para a criação de redes lógicas diferentes e independentes em uma mesma rede física.
II → O broadcast originado em uma VLAN não é recebido pelos computadores em outra VLAN.
III → VLANs são sub-redes distintas; a VLAN_A e a VLAN_B são consideradas sub-redes completamente distintas, mesmo que estejam configuradas no mesmo switch.
Está(ão) correta(s)
Considere o código em Java descrito a seguir.

Assinale a alternativa que representa a ordem de execução desse trecho de código no prompt de comando do sistema operacional, caso o código possa ser executado.
Em relação às técnicas de criptografia utilizadas na internet para garantia da confidencialidade, assinale a alternativa correta.
Associe os escopos para objetos existentes na programação Web com Java/Servlets, na coluna à esquerda, às afirmativas na coluna à direita.

A sequência correta é
O Programa de melhoramento genético do milho no Brasil visa à obtenção de cultivares adaptados às condições ecológicas e de cultivo em cada região. Na região Nordeste o melhoramento genético busca plantas que tenham:
I- Tolerância à seca.
II- Arquitetura.
III- Absorção de fósforo.
IV- Resistência às pragas regionais.
Está(ão) CORRETA(S)
O calcário moído é o corretivo mais utilizado para corrigir a acidez do solo. O calcário moído também contribui para:
I- Baixar o pH.
II- Eliminar elementos tóxicos como o sódio.
III- Fornecer elementos nutritivos como nitrogênio, fósforo, potássio e alumínio.
IV- Eliminar elementos tóxicos como o alumínio.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas :
The phrasal verb SEARCHING FOR in "But these are not police officers searching for teenagers ... " (first paragraph) could be replaced in this context by:
Who gets the higher salaries according to the text, schoolteachers o r private tutors?
According to the last paragraph, some students are reluctant to start studying. This means that the students:
Leia e analise as proposições sobre as ideias do texto.
( ) O tema do editorial é a discussão sobre os debates controversos nas redes sociais e a relação entre jornalismo amador e profissional.
( ) O subtítulo antecipa a visão do editorial sobre o assunto discutido no texto porque destaca o caráter profissional e comunicativo das redes sociais e, ao mesmo tempo, questiona o caráter isento das discussões que lá circulam.
( ) O editorial pretende convencer os leitores de que as informações veiculadas pelo jornalismo amador são questionáveis e que o verdadeiro jornalismo é o profissional.
( ) O editorial afirma que apenas o jornalismo amador comete falhas.
A sequência CORRETA é
Analise as sentenças abaixo, atentando para a concordância verbal e suas respectivas explicações ao lado.
I- “...falta-lhes organicidade e duração." (linha 7) – Com sujeito composto proposto ao verbo, este pode ficar no singular.
II- “As redes são antes..." (linha 12) – O verbo ser concorda com o predicativo.
III- “Como ocorreu duas vezes, somente na semana passada..." (linhas 16) – Está em desacordo com a norma, pois o sujeito plural deve levar o verbo também para o plural “ocorreram".
Está ão CORRETA s, apenas:
Um Ministro de Estado que deseja convidar outro Ministro para uma mesa de abertura de um seminário se utiliza do seguinte documento:
O texto oficial de boa qualidade depende, entre outro critérios, da correção ortográfica. Marque a alternativa a seguir que apresenta problema de ordem ortográfica.
Na polêmica que enseja contra Bruno Bauer no célebre artigo denominado A Questão Judaica, Marx (s.d: 31) caracteriza a bipartição do Homem entre crente e cidadão como efeito constitutivo da "contradição secular geral entre o(a):
Segundo Marx & Engels, a revolução é um aspecto constitutivo da burguesia como classe. Ela não pode existir "sem revolucionar as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais" (2005; 43). Nesse sentido, o aspecto efetivamente fático, material, por onde tal revolução começa tem sua caracterização mais consistente no conceito de:
Em GAARDER, Jostein: 1999; 99, Platão em sua reflexão sobre a mudança, o movimento, a permanência, e a eternidade, alcança o entendimento segundo o qual "Eternos e imutáveis são os modelos:
A respeito das disposições constitucionais sobre a administração pública, assinale a alternativa correta.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, ao tratar dos princípios constitucionais do Estado Brasileiro, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
1.solução pacífica dos conflitos.
2.não-intervenção.
3.não concessão de asilo político.
4.autodeterminação dos povos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.