Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado
  • 16
    • Certo
    • Errado
  • 17
    • Certo
    • Errado
  • 18
    • Certo
    • Errado
  • 19
    • Certo
    • Errado
  • 20
    • Certo
    • Errado
  • 21
    • Certo
    • Errado
  • 22
    • Certo
    • Errado
  • 23
    • Certo
    • Errado
  • 24
    • Certo
    • Errado
  • 25
    • Certo
    • Errado
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia as afirmativas a seguir:

I. Por padrão, a barra de ferramentas do Microsoft Word está localizada na margem inferior da tela.

II. O Microsoft Excel facilita o cálculo de números. No Excel, o usuário pode simplificar a entrada de dados com o AUTOPREENCHIMENTO. Em seguida, pode obter recomendações de gráficos com base em dados e criá-los. Além disso, pode identificar padrões e tendências facilmente com barras de dados, codificação por cores e ícones.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O usuário que desejar criar um gráfico no Microsoft Excel poderá usar a ferramenta ANÁLISE RÁPIDA, disponível nesse software. Para isso, é necessário selecionar o intervalo de células que contém o dado que se deseja mostrar no gráfico. Em seguida, o usuário deve escolher o botão ANÁLISE RÁPIDA, no canto inferior direito da seleção, e escolher algum dos gráficos recomendados, como o gráfico de Barras Empilhadas, por exemplo.

II. A partir da Área de Trabalho do Microsoft Windows é possível acessar pastas e arquivos do usuário.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Rosa comprou um produto que custou R$ 2.300. Sabendo que ela obteve um desconto de 28%, é correto afirmar que Rosa pagou R$ 1.656 pelo produto.

II. Taxa de juro é a remuneração do fator capital utilizado durante certo período de tempo.

III. Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro (ou outro item). É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. Em juros compostos, a taxa de 1,27% ao trimestre equivale à taxa de juros compostos de 3% ao mês.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Conjugar um verbo é dizê-lo, de acordo com um sistema determinado, um paradigma, em todas as suas formas nas diversas pessoas, números, tempos, modos e vozes.

II. A defectividade verbal é devida a várias razões, entre as quais a eufonia e a significação.

III. Verbos são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo, entre eles, uma relação de dependência. Assim, verbo é uma classe de palavras variável com que se designam ou se nomeiam os seres em geral ou são as palavras variáveis com que se designam os seres.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O adjetivo pertence a um inventário restrito, limitando as suas possibilidades de ser aumentado. Ou seja, essa classe gramatical indica as circunstâncias em que um processo se desenvolve.

II. Voz passiva é a forma em que o verbo se apresenta para normalmente indicar que a pessoa a que se refere é o agente da ação. A pessoa diz-se, neste caso, agente da ação verbal.

III. Chama-se artigo definido ou simplesmente artigo (o, a, os, as) o termo que se antepõe a um substantivo, com reduzido valor semântico demonstrativo e com função precípua de adjunto desse substantivo.

Marque a alternativa CORRETA:

Acerca do planejamento de projetos e obras nos empreendimentos portuários, julgue o item subsecutivo.

O setor de planejamento deve repassar ao setor de obras as informações mensais de entrada de materiais, assim como os gastos com estes, os locais de utilização e a quantidade deles em estoque; com tais informações, são montados os sistemas de controle de materiais e a apropriação de serviços.

Julgue o próximo item, a respeito dos tipos de mercadorias, carga geral, granéis e contêineres movimentados ou armazenados nos portos.

A unitização de carga é um tipo de embalagem usada para facilitar o manuseio, a movimentação, a armazenagem e o transporte da mercadoria.

O termo avaliação, que é usado em planejamento e engenharia para referir-se aos méritos e propósitos das alternativas, tem a função de fazer um comparativo das vantagens e desvantagens dos planos e projetos. A respeito da análise e avaliação de projetos portuários, julgue o item que se segue.

A decisão de um problema multiobjetivo envolve mais de um objetivo, não podendo esses objetivos ser combinados sem a ocorrência de perdas ou ganhos.

Julgue o próximo item, a respeito de noções de engenharia portuária.

O fenômeno das marés é causado pelos efeitos gravitacionais da Lua e do Sol, portanto sem a influência de características locais.

Considerando os princípios e conceitos da mecânica dos sólidos, julgue o item seguinte.

Situação hipotética: Um projétil com massa de 100 g, que foi disparado horizontalmente contra um bloco de madeira de 3 kg em repouso sobre uma superfície, atingiu o bloco a uma velocidade constante, na direção horizontal, de 320 m/s e ficou nele encravado. Assertiva: Desconsiderando os efeitos do atrito, é correto afirmar que o bloco com o projétil, após a colisão, foi deslocado, imediatamente após o impacto, com velocidade maior que 10 m/s.

A principal característica de movimento de um pantógrafo, esquematizado na figura a seguir, é que a trajetória traçada pelo ponto T será igual à do ponto S, porém ampliada por um fator igual a .

Com base nos conceitos da mecânica dos materiais, julgue o item a seguir.

A ruptura de um material submetido a um estado multiaxial de tensões pode ser prevista por teorias ou critérios de falha. Para uma peça de ferro fundido cinzento submetida a uma torção e a uma carga axial, o dimensionamento deve ser feito com base nas teorias de máxima tensão cisalhante — critério de Tresca — e teoria da máxima energia de distorção — critério de von Mises/Hencky.

A propósito das máquinas de fluxo, julgue o item a seguir.

Em uma instalação de bombeamento, se, em vez de uma única bomba centrífuga, forem usadas duas bombas menores em paralelo, o risco de cavitação se reduzirá.

Considerando o circuito hidráulico esquematizado na figura precedente, julgue o item seguinte.

O elemento identificado na figura pelo número 6 é uma válvula direcional, a qual causa o movimento do cilindro e tem quatro vias e duas posições, sendo acionada por solenoide e com retorno por mola. Para isso, o carretel dirige o fluxo da bomba para uma passagem do atuador, elemento número 7, quando este está em uma posição extrema ao mesmo tempo em que a outra passagem do atuador é descarregada para o tanque.

A respeito dos processos de fabricação de materiais metálicos, julgue o item que se segue.

O tixoforjamento, ou forjamento semissólido, é um processo que permite fabricar peças com dimensões próximas à do produto final com um só golpe e que, por proporcionar ao material redução das tensões residuais e diminuição de trincas, é mais vantajoso que o processo de forjamento tradicional.

A figura precedente representa o diagrama pressão ( P) versus volume (V) de um compressor alternativo, como os usados em sistemas de refrigeração e ar-condicionado. Considerando essa figura, julgue o item a seguir.

O processo 3-4 representa a expansão do volume residual de gás que permanece no interior do cilindro do compressor, ao término da compressão. A fração de espaço nocivo variável associada a esse compressor é obtida por

A figura apresentada ilustra um sistema de ar-condicionado convencional do tipo split, com as seguintes características:

Tendo como referência a figura e as informações precedentes, julgue o próximo item.

Os componentes indicados por I e II na figura são comumente denominados unidade condensadora e unidade evaporadora, respectivamente. Esses componentes são interligados pela linha frigorígena, indicada por III, através da qual circula o fluido refrigerante.

Acerca dos processos de soldagem, julgue o item subsequente.

Na soldagem por arco submerso, o calor necessário ao processo é gerado a partir do aquecimento da escória líquida, por meio de resistência elétrica imersa na poça de fusão.

Em relação às normas regulamentadoras de importância na área de engenharia mecânica, julgue o próximo item.

As normas regulamentadoras são de observância obrigatória pelas empresas privadas, pelas empresas públicas e por todos os órgãos públicos que possuam empregados contratados e regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.

A respeito das estruturas organizacionais, julgue o item subsequente.

Nas organizações, a estrutura informal deve ser extinta porque constitui empecilho que interfere e oferece resistência a ordens formais.

Acerca da cultura organizacional, julgue o item seguinte.

Em uma instituição, a arquitetura, os móveis, o espaço físico e até mesmo a decoração compõem a cultura organizacional.

Com relação à gestão da qualidade no contexto organizacional, julgue o item a seguir.

As normas ISO série 9000 são um conjunto de manuais que sintetizam normas nacionais para avaliação de sistemas de qualidade.

No que se refere à administração de recursos materiais, julgue o item seguinte.

Não há parâmetros definidos para o ressuprimento automático de materiais de demanda imprevisível, por isso esses materiais devem ser estocados.

No que se refere à administração de recursos materiais, julgue o item seguinte.

Faturas e duplicatas são exemplos de títulos para cobrança no processo de pagamento de fornecedores.

Acerca dos princípios e conceitos da arquivologia e da legislação arquivística, julgue o item que se segue.

Define-se arquivo como o conjunto de material impresso disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.

A respeito de gestão de documentos, julgue o item a seguir.

A classificação dos documentos de arquivo é feita por meio do plano denominado plano de destinação.

Leia o texto, para responder à questão.

Considerando-se as características do texto, é correto afirmar que se trata do tipo

Leia o texto, para responder à questão.

Assinale a alternativa que expressa adequadamente o sentido contextual das palavras “impassível” e “altivo”, em destaque no início do segundo parágrafo.

A forma trigonométrica do número complexo z = -√3 + 3i é representada por:

Para responder à questão considere a passagem final do texto: "E disse que dali para a frente era conosco, porque a sorte não ajuda quem não a ajuda a ajudar."

É correto concluir, a partir da recomendação da feiticeira, que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282