No contexto do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, o planejamento é elemento estratégico para superar a prática assistencialista e clientelista e evitar a improvisação. São elementos estruturantes do plano de assistência social:
1) o conhecimento da realidade como processo cumulativo, dinâmico baseado em levantamento de dados quantitativos resultante de análise documental de domínio exclusivo dos técnicos envolvidos.
2) elaboração de diagnóstico social e fixação de objetivos e conteúdos das ações a serem comunicados posteriormente à população envolvida.
3) avaliação do cenário socioeconômico, político e cultural com a participação dos grupos representativos da área em estudo visando à construção coletiva por aproximações sucessivas.
4) mapeamento e cobertura da rede prestadora de serviços, bem como caracterização das situações de vulnerabilidade e risco de acordo com o percentual da linha de pobreza no município a ser atendido.
5) implantação de um processo decisório participativo e transparente para avaliação de prioridades e estratégias e mobilização da população para participar das decisões.
Estão corretas, apenas:
Diante dos desafios atuais que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta, e levando em consideração o que o projeto ético-político do Serviço Social defende:
De acordo com a legislação vigente Lei 10.216/2001, são direitos do portador de transtorno mental:
O estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte da metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do assistente social, que poderá utilizar para sua preparação, se necessário, instrumentos como:
Assinale as razões que justificam a escolha da pesquisa-ação como estratégia de pesquisa no lugar da pesquisa convencional.
1) O objetivo de descrição e de intervenção sem exigência de explicitação do quadro teórico e de controle das variáveis.
2) A intervenção gerada a partir da pesquisa-ação possibilita descobrir o que os participantes dizem e fazem em situações controladas e que não são de seu interesse.
3) O rigor metodológico, validade e confiabilidade das teorias construídas e consolidadas, no processo de pesquisa.
4) Os objetivos de mudança e busca do comprometimento e envolvimento direto de todos os agentes envolvidos.
5) A promoção do crescimento do senso crítico dos participantes e de sua capacidade de solucionar problemas.
Estão corretas, apenas:
De acordo com a Lei 8.742/93:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA assinale o órgão que deve ser acionado em casos de suspeita ou configuração de maus-tratos contra a criança ou adolescente.
O Art. 25 da Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991 determina que ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor.... Assinale a alternativa que completa de forma correta a frase.
O valor do documento é determinado em função de todas as suas possíveis finalidades e também do tempo de vigência dessas finalidades. Em relação ao seu valor, os documentos podem ser:
A Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, considera gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referente à:
Ao se elaborar um plano de arquivo, um aspecto importante a ser definido diz respeito à centralização ou à descentralização dos serviços de arquivo na fase?
Trata-se de unidade de arquivamento, formada por documentos diversos, pertinentes a um determinado assunto ou pessoa. Essa é a definição de:
Para assegurar a preservação dos documentos, devem ser observados na estrutura seis princípios.
Assinale a sequência correta.
A norma internacional de descrição arquivística considera o fundo como o nível mais geral de descrição; as partes constituem níveis subsequentes, cuja descrição, com frequência, só é plenamente significativa quando vista no contexto da totalidade do fundo. A sequência correta que corresponde ao modelo de arranjo de um fundo documental é:
Assinale a ordem correta com que o processo administrativo disciplinar ocorre: