Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Como um planejamento histórico e contextualizado de todas as ações da escola, o PP- Projeto Político-Pedagógico - "envolve etapas que se complementam e que são interligadas, realimentando todo o processo." Essas etapas são, respectivamente:

Sabe-se que um ano é bissexto quando for divisível por 4. Deixa de ser quando for divisível por 100, mas volta a ser bissexto quando divisível por 400. Como 100 é múltiplo de 4, e 400 é múltiplo de 100, vale sempre a última regra aplicável. Qual trecho de código, dentre os abaixo apresentados, determina corretamente quando um ano é bissexto, a partir da variável ANO e sabendo que MOD devolve o resto da divisão?

Além de oferecer abstrações como processos, espaços de endereçamento e arquivos, um sistema operacional também controla todos os dispositivos de E-S (Entrada e Saída) do computador. A parte do SO que gerencia a E-S é denominada software de E-S. Com relação a esse tema, considere as funções abaixo.

I - Uniformizar interfaces para os drivers de dispositivos.

II - Alocar e liberar dispositivos dedicados.

III- Providenciar um tamanho de bloco independente de dispositivo.

Quais são funções do software de E-S independente de dispositivo?

Um ponto de acesso sem fio (base wireless), quando interconectado em uma rede de infraestrutura, permite o encaminhamento de quadros entre os equipamentos sem fio, associados a esse ponto de acesso, e equipamentos existentes na rede cabeada, baseado no endereço MAC de destino de cada quadro. Nesse aspecto, o comportamento apresentado pelo ponto de acesso assemelha-se ao de um

Sobre a divisão das redes locais em VLANs, considere os itens abaixo. I - Aumento da segurança promovido pela discriminação do acesso aos servidores presentes na rede. II - Melhor distribuição da carga na rede promovida pelo isolamento da rede em VLANs, de acordo com seu tráfego característico. III- Melhora no desempenho obtida pela restrição do tráfego de broadcast à VLAN, onde esse broadcast for necessário. Quais são vantagens da divisão das redes locais em VLANs?

Observe os saldos das contas a seguir, referentes ao ano de 20X2 da empresa ABERTA.

Com base nos saldos acima, o valor do resultado líquido do período, da empresa ABERTA, foi:

Qual, dentre os itens abaixo listados, NÃO se caracteriza como um ativo qualificável, conforme o Pronunciamento Técnico CPC 20 (R1) – Custos de Empréstimos?

____________ é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três (3) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
____________ é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
____________ é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
____________ é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.

De acordo com as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, qual, dentre as alternativas abaixo, apresenta o item que deve ser classificado como Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais?

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o acento grave indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:

Um bar reajustou o preço de vários produtos. Pode-se ver, nas Figuras a seguir, como variou o preço do cafezinho, nos meses de maio e junho deste ano.

O reajuste no preço do cafezinho, mostrado acima, corresponde a um aumento de:

A Figura a seguir representa o sistema de acionamento da árvore comando de válvulas situada no cabeçote de um motor a combustão interna de quatro tempos. P1 é a polia da árvore comando de válvulas e gira com velocidade N1; P2 é a polia da árvore de manivelas que está situada na porção inferior do bloco e gira com velocidade N2. Uma correia sincronizadora transmite o movimento da polia P2 para a polia P1.

A razão entre as velocidades angulares das polias (N1/N2) é

O sistema de abastecimento usado quando a pressão da água fornecida pela rede pública é suficiente e descontínua, em que há necessidade de prever um reservatório superior, fazendo com que a alimentação de água potável de um prédio de até dois andares seja descendente, é denominado sistema

Para os efeitos da Norma Regulamentadora NR-19, a fabricação de explosivos somente é permitida às empresas portadoras do Título de Registro. Esse documento é emitido pelo(a)

Observe a imagem abaixo.

Foto de uma célula ao microscópio óptico. A célula não apresenta organelas. Aparecem os cromossomos condensados e distribuídos em igual número nos dois polos da célula. O centro (meio) da célula não apresenta cromossomos.

Em qual fase do ciclo celular esta célula se encontra?

Considere um micro-organismo com as seguintes características: a exposição humana a este micro-organismo pode provocar infecção; existem medidas eficazes de tratamento; o risco individual de contrair a infecção é moderado e o risco de contágio para a comunidade é limitado. Dentro deste contexto, qual é a classificação de risco para este micro-organismo?

Um laboratório que faz análise de fármacos deve ter acreditação/credenciamento pelo(a):

Os médicos solicitam exames de sangue para avaliar a saúde geral do paciente. Dependendo do exame, utiliza-se como amostra o sangue total, o plasma ou o soro. Sobre a relação entre tipo de exame e obtenção da amostra, assinale a alternativa correta.

Tomando como princípio a concepção construtivista de aprendizagem e sua relação com os conteúdos, deve-se planejar intervenções educativas que:

De acordo com Medel (2008, p.82), "Além de definir a escola que se quer, é necessária uma apresentação de ações que possibilitem mudar [ ... ] é necessário construir o plano de ação." O plano de ação:

Observe a reflexão de Paulo Freire (1996, p.30-31): "[ ... ] Porque não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida nesse descaso? Porque, dirá um educador reacionariamente pragmático, a escola não tem nada a ver com isso. A escola não é partido." Nesse contexto, para o autor, ensinar exige:

Dentre as etapas para elaborar um plano de formação continuada na escola, o supervisor escolar precisa, em um primeiro momento:

Um determinado elemento X tem a configuração eletrônica [Kr]4d105s1 . As configurações dos elementos à esquerda, acima, à direita e abaixo desse elemento são, respectivamente:

Uma mistura que consiste de 12,0 g de Sb 2S3, K2S e Bi2S3 reage completamente com oxigênio molecular, formando-se óxido de antimônio (III), óxido de potássio e óxido de bismuto (III). Sobre esse processo, assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A massa de óxidos obtida é maior do que 12 g.

( ) Ocorre oxidação dos cátions causada pelo oxigênio molecular.

( ) Ocorre redução do oxigênio molecular.

( ) Formam-se 4 g de cada óxido.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, a fórmula unitária e a classificação para os seguintes óxidos, respectivamente: óxido de cálcio, dióxido de carbono, e óxido de alumínio.

A reação de epoxidação de olefinas é uma reação em que uma ligação dupla é convertida em epóxido. Um exemplo está apresentado na figura abaixo:


Qual das figuras abaixo representa a técnica mais adequada para quantificar esta reação?

Observe a imagem abaixo:

Os insetos são animais que podem apresentar diferentes tipos de desenvolvimento. O desenvolvimento apresentado na figura acima é:

Todos os animais dotados de neurônios possuem neurônios sensoriais. Porém, os tipos de estímulos que esses neurônios detectam variam entre os grupos de animais. De acordo com a classificação dos neurônios sensoriais, os que detectam a mudança na concentração de solutos em um fluido do corpo, como sangue é:

Os seres deuterostomados e protostomados possuem o início do desenvolvimento do zigoto de forma bem semelhante, a partir de um aglomerado de células chamado de mórula. No entanto, os protostomados possuem algumas diferenças quando comparado aos deuterostomados. A alternativa correta que retrata essas diferenças é:

Certo gás contido em um recipiente de 5m3 com êmbolo, exerce uma pressão de 100Pa. Ao ser comprimido isotermicamente a um volume de 0,2m3 a pressão que o gás exercerá será de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282