A letra e música do Hino do Município de Saudades é de autoria de:
A bandeira do município de Saudades é composta por algumas cores e ao centro da mesma está o brasão do município. Sobre as cores da bandeira, é correto afirmar que as cores predominantes na bandeira do município são:
Entre as diversas políticas nacionais em saúde, tem-se a “Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas”. Dentre as responsabilidades institucionais, essa política apresenta as que estão para o âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, que deverão atuar de forma complementar na execução das ações de saúde indígena, em articulação com o Ministério da Saúde/FUNASA. Assim, essa política remete a integração das ações nos programas especiais, na qual a Secretaria Municipal de Saúde deverá dar atenção as seguintes doenças e serviços: I. Imunizações. II. Saúde da Mulher. III. Saúde da Criança. IV. Vigilância Nutricional. V. Controle da Tuberculose, Malária, Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. VI. Vigilância Epidemiológica. VII. Vigilância Sanitária. VIII. Doenças Crônico-Degenerativas. Das atenções e serviços acima relacionados, exclui-se a(s) seguinte(s), devido a(s) seguinte(s) justificativa:
Têm-se as seguintes manifestações clínicas: Doença viral febril, branda. Exantema delgado, rosado e plano começa 1 a 2 dias após o início dos sintomas; começa na face e no pescoço e se espalha para o tronco, braços e pernas. Durante o primeiro trimestre da gravidez, pode causar, no feto, uma síndrome congênita; pode acarretar morte intra-uterina, aborto espontâneo ou malformações congênitas de sistemas orgânicos importantes. A presente afirmação diz respeito a(o):
A Portaria n° 204 de 17 de fevereiro de 2016 define a “Lista Nacional de Notificação Compulsória” de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o Brasil. O artigo 3° define que a notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Dentre as doenças de notificação compulsória, pode-se ter: I. Botulismo. II. Cólera. III. Febre Amarela. IV. Pneumonia Estafilocócica. V. Hantavirose. VI. Rubéola São expressamente verdadeiras para notificação compulsória:
A respeito dos conceitos de microeconomia, julgue o item subsequente.
Efeito substituição é o conceito econômico que mostra que um aumento no preço dos bens faz que os indivíduos fiquem mais pobres e, por isso, a cesta de consumo será substituída por produtos com preços menores e de qualidade inferior.
Com relação à teoria do consumidor, julgue o item que se segue.
A curva de Engel é uma representação gráfica que relaciona o montante arrecadado pelo governo por intermédio de impostos com as diferentes alíquotas que podem ser aplicadas.
Julgue o item subsequente, a respeito de estruturas de mercado.
A concorrência monopolista é caracterizada por produtos iguais, muitos compradores e muitos vendedores, mas, nesse modelo de concorrência, a entrada e a saída de novas empresas são dificultadas, diferentemente do que ocorre na competição perfeita.
Julgue o item subsequente, a respeito de estruturas de mercado.
A análise da competitividade permite interpretar alguns resultados observados pelas empresas, como, por exemplo, situações da ausência de equilíbrio estável em oligopólios porque as empresas ameaçam uma guerra de preços.
Julgue o item subsequente, acerca de conceitos de macroeconomia. Nesse sentido, considere que a sigla PNB, sempre que empregada, se refere a produto nacional bruto.
No curto prazo, a expulsão do investimento pelo déficit público depende, entre outros fatores, do mercado financeiro e da forma de financiamento desses déficits.
Acerca dos conceitos de teoria econômica, julgue o item subsequente.
Um sistema de câmbio flexível de flutuação controlada é indicativo de que o governo pratica algum tipo de intervenção nos mercados cambiais.
O Sistema Único de Saúde (SUS) está assentado em três pilares que sustentam a atenção à saúde no Brasil. Esses pilares estão de acordo com o artigo 198 da Constituição Federal, que firma o SUS como um sistema integrado, organizado em rede regionalizada e hierarquizada. Esses três pilares são: I. Rede: integração dos serviços interfederativos. II. Regionalização: região de saúde. III. Hierarquização: níveis de complexidade dos serviços. IV. Pactuação: assumir publicamente responsabilidades focadas na comunidade. V. Centralização: tomadas de decisões apenas pelo Ministério da Saúde. Os três pilares corretamente expressos para sustentar a atenção à saúde são:
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca das funções do Estado na economia.
O Estado, ao contribuir para a disponibilização de informações acerca do histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas, atua no âmbito de sua função alocativa, uma vez que as informações constantes do Cadastro Positivo podem ser consideradas bens públicos.
Acerca dos instrumentos de política econômica, julgue o item a seguir.
A redução da alíquota de recolhimento compulsório sobre os depósitos bancários à vista qualifica-se como uma política monetária expansionista, pois amplia os meios de pagamento da economia.
Acerca do financiamento do déficit público brasileiro a partir da última década de 80 e da sua relação com a inflação e o crescimento econômico, julgue o item subsequente.
A redução da necessidade de financiamento do setor público em seu conceito operacional, de 1990 a 1994, decorreu das altas taxas de inflação do período, que comprometiam mais fortemente o valor real das despesas que o das receitas públicas.