Considere a situação descrita a seguir para responder às questões de números 48 e 49.
No interior de um calorímetro, de capacidade térmica 100 cal/ºC, há um litro de certo líquido de densidade 103 kg/m3 e calor específico 1,0 cal/(g.ºC), à temperatura ambiente. Mantendo o sistema isolado do meio ambiente, insere-se no líquido um aquecedor de especificações nominais (1100 W;220 V) o qual permanece conectado à rede elétrica compatível durante 40 s. Ao fim desse tempo, observa-se uma dilatação real no líquido de 1% de seu volume inicial.
O aquecedor, mencionado anteriormente, de especificações nominais (1100 W; 220 V), ao ser ligado corretamente à fonte de tensão, deve ser percorrido por uma corrente elétrica de intensidade _______. A sua resistência elétrica, ôhmica, deve ser de _______ Ω.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.

Notas: Os valores de massas atômicas estão apresentados com três algarismos significativos. Não foram atribuídos valores às massas atômicas de elementos artificiais ou que tenham abundância pouco significativa na natureza. Informações adaptadas da tabela IUPAC 2016.
Uma reação química nas condições padrão é representada pela equação termoquímica genérica:
Essa reação
Pedro é escrivão da Polícia Civil de Goiás e recebeu, na delegacia, uma ocorrência na qual o declarante alega que um jovem de quinze anos está trabalhando em uma empresa, indicando ofensa à Constituição Federal por trabalho infantil. Considerando essa situação hipotética e o que dispõe a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
Débora é escrivã de polícia civil na Delegacia de Hidrolândia-GO e precisa colher depoimento de uma vítima que contraiu sífilis após praticar relações sexuais com outra pessoa positivada. O inquérito se funda na hipótese de crime por periclitação da vida e da saúde.
Sobre esse tema, é correto afirmar que
Uma placa de automóvel, destas do tipo que possuem três letras, um número, uma letra e dois números (placa do MERCOSUL), foi parcialmente identificada como sendo a placa do automóvel utilizado pelos ladrões de um banco.

Não foi identificada a quarta letra nem os dois últimos algarismos. A testemunha afirmava que a quarta letra era E, ou F ou H, e que os dois últimos algarismos eram 4 ou 5 ou 6, em qualquer ordem, mas não repetidos. Supondo que a testemunha está correta, a probabilidade de a placa ser uma dessas duas placas a seguir é igual a:
