Uma entidade comercial descontou R$500.000,00 em duplicatas em uma instituição financeira em 09 de outubro de 2023. No mesmo dia, a instituição financeira depositou na conta corrente da entidade o valor de R$486.670,20.
Considerando que o prazo da operação é de 6 meses e o juro de 5% ao mês, é correto afirmar que a entidade reconheceu em seu sistema contábil, em 09.10.2023, despesa financeira no valor de:
Um perito criminal em um local de crime se depara com manchas no solo e suspeita ser de substância hematoide humana. Para obter uma prova específica de sangue humano, ele deverá solicitar ao laboratório de criminalística:
A figura a seguir ilustra o esquema de um experimento em que um solenoide cilíndrico, de comprimento L, tem enroladas n espiras de um fio condutor, percorridas por uma corrente elétrica de intensidade i, constante, e que, na vista de frente, desce pela frente das espiras. No interior do solenoide há um meio de permeabilidade magnética μ. No seu interior, sobre a reta geratriz xy do cilindro, uma partícula α é abandonada do repouso.
Arquivo pessoal; imagem usada com autorização
Assim, o campo magnético gerado no interior do solenoide será orientado na direção xy, no sentido de _________, tendo intensidade constante e diretamente proporcional às grandezas _________; a partícula α ___________.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
No MS-Word 2016 (em português e em sua configuração padrão), selecionou-se, dentro de um parágrafo, a palavra “banana”, que estava sem formatação (estilo de fonte Normal). Posteriormente, com a palavra “banana” selecionada, clicou-se, na sequência, nos botões Negrito, Itálico e Sublinhado. Após essas três ações, o formato final produzido na palavra “banana” foi:
Considere as informações a seguir para responder às questões de números 44 a 46.
Um motorista descuidado causou um acidente, fazendo com que seu carro despencasse de um penhasco de 20 m de altura e caindo sobre uma superfície plana e horizontal. A figura a seguir ilustra a situação ocorrida.

Arquivo pessoal; imagem usada com autorização
Ao passar pelo ponto A da pista horizontal e retilínea a uma velocidade de 72 km/h, ele acelerou passando pelo ponto B, à beira do penhasco, a 144 km/h, em 5,0 s, caindo livremente e tocando a superfície plana e horizontal no ponto D. A massa total do veículo era de 1000 kg e a aceleração da gravidade considerada com o valor 10 m/s2 .
O ponto C fica na mesma reta vertical de B. Assim, o alcance horizontal CD na superfície plana foi, em metros, de