Na seção transversal retangular de uma viga sob flexão, atuam um momento fletor M e uma força cisalhante V, conforme mostrado na Figura abaixo.
Em decorrência desses esforços internos, a tensão normal máxima de tração e a tensão cisalhante máxima atuam, respectivamente, nos pontos da seção sobre a
No espaço vetorial
2, B1 = n{(1,1),(2,1)} e B2 = {u,v} são bases tais que a matriz é a matriz de mudança da base B1 para B2.
O produto interno é igual a
Um motor, quando não está devidamente lubrificado, possui um rendimento η =1/3, liberando uma certa quantidade de calor Q0 quando em funcionamento. Quando corretamente lubrificado, seu rendimento aumenta em 30%.
Nessas condições, a nova quantidade de calor liberada pelo motor será
Volte ao texto, observe a segunda estrofe, assinale a figura de linguagem utilizada nesse trecho grifado.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a formação das seguintes palavras no contexto do poema da Cecília Meireles: esconde, inimigo.