Leia o trecho abaixo, extraído do verbete “Quilombo”, escrito por José Maurício Arruti e publicado no livro "Raça: Perspectivas Antropológicas”:
“O tema dos quilombos coloca em pauta, enfim, o poder de nominação (que cria o nome) e nomeação (que o atribui) de que é instituído o Direito e o seu garantidor, o Estado, detentor da palavra autorizada por excelência. O poder de se atribuir uma identidade garantida aos agentes e grupos, por meio da qual se distribuem direitos, deveres, encargos, sanções e compensações. É a nomeação oficial que põe um termo ou ao menos um limite à luta travada no mundo social em torno das identidades e, por meio delas, das qualidades dos grupos – que está na origem desses próprios grupos.”
Nesse trecho, o autor discute o seguinte aspecto do debate sobre quilombos no Brasil:
O antropólogo franco-holandês Arnold van Gennep (1873-1957) éconhecido autor da antropologia das análises rituais. Em um deseus textos, ele diz: “Frequentemente ̶ e isso é um fato sobre o qual chamo a atenção ̶ os vínculos do moço ou da moça com os ambientesanteriores (de idade, sexo, parentesco, tribo) são consideradostão poderosos que é preciso agir com cautela para rompê-los. Daías fugas e perseguições múltiplas, na floresta ou na montanha, ospagamentos de dotes ou compras por frações, as repetições dosritos.”
Essa análise trata dos ritos:
Com o lançamento de 100 moedas não viciadas, e possíveis resultados equiprováveis de cara ou coroa, é correto afirmar que:
Em seu livro “A interpretação da cultura”, o antropólogo Clifford
Geertz diz:
“Os textos antropológicos são eles mesmos interpretações e, na verdade, de segunda e terceira mão. Trata-se, portanto, de
ficções; ficções no sentido de que são ‘algo construído’, ‘algo modelado’, não que sejam falsas, não fatuais, ou apenas experimentos do pensamento.”
O autor se refere ao estilo narrativo antropológico denominado:
A Convenção sobre os Povos Indígenas e Tribais, publicada em 1989 pela Organização Internacional do Trabalho, é amplamente conhecida por fundamentar o debate que envolve o trabalho dos antropológos em instâncias do judiciário.
Nos dois parágrafos do Art. 10 dessa convenção, afirma-se o seguinte:
1. Quando sanções sejam impostas pela legislação geral amembros dos povos mencionados, deverão ser levadas em conta as suas características econômicas, sociais e culturais.
2. Dever-se-á dar preferência a tipos de punição outros que o encarceramento.
O procedimento que poderá ser solicitado ao antropólogo em situações envolvendo acusações criminais e minorias étnicas é o(a):
O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) recebeu novos integrantes da área de infraestrutura de TI via concurso público. Esses novos servidores terão a responsabilidade de conectar um novo prédio cedido ao TJMS ao prédio principal. A nova instalação deve possuir um nó central que conecte nós secundários. Esses nós têm uma relação pai-filho com os dispositivos. A topologia é extremamente flexível e escalável, oferecendo facilidade na identificação de erros. Porém, a estrutura pode ser difícil de gerenciar e possuir ponto único de falha.
Essa nova equipe implementará a topologia em:
A Estratégia Nacional de Segurança da Informação e Cibernética do Poder Judiciário (ENSEC-PJ) tem o objetivo de aprimorar o nível de maturidade em segurança cibernética nos órgãos do Poder Judiciário.
Conforme estabelecido na ENSEC-PJ, é um objetivo da Rede de Cooperação do Judiciário na área de segurança cibernética:
Considere os seguintes processos:
I. Mário, com transtorno bipolar e curatelado, ajuizou uma demanda indenizatória em face de uma instituição financeira;
II. o Condomínio Lagoa Blue aciona Sérgio, temporariamente incapaz de andar por força de recente cirurgia nos membros
inferiores, para ver declarada a ausência de direito a vaga especial;
III. Robervelino, com cegueira apenas no olho esquerdo, demanda indenização por danos materiais em face de Getulina.
Terão prioridade, por envolverem direitos de pessoas com deficiência, à luz da Lei 13.146/2015, também conhecida como
Estatuto da Inclusão:
O analista João está em processo de análise de alternativas para integrar a rede de algumas localidades remotas do Tribunal de Justiça.
Durante sua análise da tecnologia e arquitetura de SD-WAN, João descobriu que ela:
Analise as afirmativas a seguir.
I. No contexto dos princípios do trabalho terminológico, as relações ontológicas são relações diretas entre conceitos
PORQUE
II. as relações ontológicas caracterizam-se pela contiguidade no tempo e no espaço ou pela conexão de causa e efeito.
A respeito do enunciado acima, é correto afirmar que:
A linguagem empregada para descrever os assuntos dos documentos é referida na literatura sob as seguintes designações, EXCETO:
O estimador de máxima verossimilhança não viesado, por correção de Bessel, da variância de uma amostra de tamanho n=4 é igual a 3 unidades.
O valor do estimador de máxima verossimilhança da variância dessa população (na mesma unidade de medida) é:
Em um modelo de regressão linear múltipla, onde há uma variável dependente Y e k variáveis independentes X, o estimador não viesado para a variância do modelo com n observações é dado por:
Obs. O chapéu em
O modelo de processo de referência, difundido por Grogan, tem duas fases: aquela que engloba a sequência de etapas em que o bibliotecário localiza as respostas às questões que lhe foram apresentadas; e a anterior, fundamental e bastante negligenciada, em que o bibliotecário:
Os princípios fundamentais da governança corporativa estão intimamente ligados à identidade da empresa, orientando as deliberações éticas, influenciando diretamente a conduta dos agentes de governança e regulando o funcionamento do sistemade compliance. Esse sistema é constituído por uma série de elementos que visam a atender a três objetivos primordiais: prevenir, detectar e responder.
Uma atividade da primeira linha de defesa é (são) o(a) (as)